Início » Futebol » Copa Sul-Americana » Quem é o atual técnico do Boca Juniors?

Quem é o atual técnico do Boca Juniors?

Publicado em:

Última atualização:

Após a saída de Jorge Almirón do clube argentino, muitas pessoas se perguntaram quem seria o novo técnico do Boca Juniors. Chegando à final da Libertadores 2023 após mais de cinco anos, mas com um final de temporada decepcionante, a trajetória da equipe para 2024 é diferente do habitual. Fora do principal campeonato continental, o plantel atualmente está nas oitavas de final da Copa Sul-americana.

O Azul y Oro tem como seu comandante para a temporada Diego Martínez, que já trabalhou nas quatro divisões argentinas e também na base dos xeneize. Além disso, o treinador já teve a oportunidade de desenvolver os atletas Valentín Barco, Luca Langoni, Cristian Medina e Ezequiel Fernández.

Quer saber mais sobre o novo técnico do Boca Juniors, seu estilo de jogo e desenvolvimento de trabalho até aqui? Então acompanhe a leitura do artigo!

Conheça Diego Martínez, novo técnico do Boca Juniors

Após perder para o Fluminense na final das Libertadores 2023 e não conseguir se classificar para o principal torneio sul-americano em 2024, a equipe argentina precisou fazer reformulações na parte estratégica do plantel. Portanto, o técnico do Boca Juniors Jorge Almirón foi demitido e Juan Román Riquelme foi atrás de Diego Martínez.

Por ter uma relação antiga com jogadores de destaque do elenco e buscando recuperar a moral dos Xeneize, o ex-volante tem a difícil missão de voltar a competir em larga escala por premiações continentais. 

Em sua carreira até aqui, o treinador de 45 anos já passou por equipes das quatro principais divisões locais. Na elite do futebol argentino, comandou equipes como Godoy Cruz, Tigre e Huracán, que levou às quartas de final da Copa da Liga este ano. 

Vale destacar que sua carreira fora das quadras começou justamente no Boca Juniors. Em 2012, após anunciar sua aposentadoria, o ex-volante chegou para assumir as categorias de base dos Azul y Oro. 

Assim, teve bastante tempo para desenvolver suas habilidades como comandante e também aprimorar sua relação com atletas que estão jogando no profissional da equipe argentina.

Em estatísticas gerais, o novo técnico do Boca Juniors tem 359 jogos gerenciados, com 150 vitórias, 105 empates e 104 derrotas. Em percentagem, seu desempenho na carreira é de 41.78%.

Desempenho no Xeneizes

Assumindo em 2024 após sair do Huracán, o técnico do Boca Juniors tem tido um desempenho regular até aqui. Na temporada atual, ele comandou 29 partidas, com 15 vitórias, sete empates e sete derrotas. O treinador levou os Xeneizes para a fase mata-mata da Copa Sul-Americana e ficou na quarta posição do grupo B na primeira fase do Campeonato Argentino, atrás de Defensa y Justicia, Estudiantes e Godoy Cruz.

Já na segunda fase do torneio, o Azul y Oro está na 11ª posição do ranking geral, com sete pontos em cinco jogos disputados. No momento, são duas vitórias, um empate e duas derrotas. 

Tendo como formação principal o 4-1-3-2, o comandante também é responsável por retornar o bom futebol de Cavani. No momento, são 14 partidas do uruguaio e oito gols. Atletas como o volante Ezequiel Fernández, o meia-central Cristian Medina e o centroavante Merentiel também vêm apresentando alto nível em quadra e são os destaques do Boca Juniors até aqui.