A temporada de 2024 tem sido bem proveitosa para o Cerro Porteño, um dos principais times do Paraguai. Isso porque o time comandado pelo técnico Manolo Jiménez vem fazendo uma campanha bastante interessante no campeonato paraguaio. Além disso, o clube está na Sul-Americana — e podemos até dizer que ele foi bem em sua passagem pela Libertadores da América. Mas esse desempenho se deve, claro, aos jogadores do Cerro Porteño, que vêm se dedicando a levar a equipe cada vez mais longe.
Assim, conheça a seguir o plantel do clube do Paraguai, bem como alguns dados de desempenho do time este ano.
Lista de jogadores do Cerro Porteño
Conhecido pela torcida como Ciclón del Barrio Obrero — ou Ciclone do Bairro Operário, em bom português —, o Cerro Porteño abriu a temporada 2024 de competições com o seguinte elenco:
- Goleiros: Alexis Martin Arias, Miguel Martínez, Jean P. Fernández e José Mieres.
- Defensores: Pedro Álvarez, Santiago Arzamendia, Javier Báez, Alan Benítez, Víctor Cabañas, Ronaldo De Jesús, Rodrigo Delvalle, Rodrigo Melgarejo, Jorge Morel, Alan Núñez, Lucas Quintana, Eduardo Brock e Luis Vargas.
- Meio-campistas: Gabriel Aguayo, Miguel Benítez, Enzo Cabrera, Rafael Carrascal, Federico Carrizo, Dramané Diarra, Alexis Fariña, Enzo Giménez, Fabrizio Jara, Luis Olmedo, Fabrizio Peralta, Robert Peris Da Motta, Luis Riveros e Wilder Viera Caballero.
- Atacantes: Diego Churín, Edu, Cecilio Domínguez, Fernando Fernández, Juan Iturbe, Alfio Oviedo e Tobías Portillo.
No último jogo do Cerro, pela rodada 22 da Liga Paraguaia Apertura 2024, o time que entrou em campo foi o seguinte:
- 13 Jean
- 2 Alan Benítez
- 4 Eduardo Brock
- 24 Cristian Báez
- 34 Miguel Benítez
- 5 Jorge Morel
- 20 Wilder Viera
- 26 Piris da Motta
- 11 Juan Iturbe
- 19 Diego Churín
- 10 Cecilio Domínguez
Aos 61 minutos de partida, Juan Iturbe e Diego Charín deixaram em campo para serem substituídos por Gabriel Aguayo e Fernando Fernández, camisas 17 e 40, respectivamente. Em seguida, aos 68 minutos, Miguel Benítez e Wilder Vieira foram substituídos pelo camisa 21, Santi Arzamendia, e 33, Fabrizio Peralta. Por fim, aos 78 minutos de jogo, o técnico Manolo Jiménez fez sua última substituição. Na ocasião, ele tirou Cecilio Dominguez e colocou o camisa 8, Federico Carrizo, em seu lugar.
Resumo da temporada
O Cerro Porteño terminou a Liga Paraguaia Apertura, primeira fase do campeonato do país, em segundo lugar. O clube perdeu por cinco pontos de diferença para o Libertad, vencedor da etapa e classificado para a Libertadores. Então, agora o time se prepara para a fase seguinte: a Liga Paraguaia Clausura. O torneio começa no dia 19 de julho.
Enquanto isso, o Cerro Porteño disputou a Libertadores da América, mas não avançou da Fase de Grupos. Ainda assim, ao ficar em terceiro lugar no grupo A, ele garantiu a vaga nos playoffs da Sul-Americana. No próximo dia 18 de julho, o clube paraguaio recebe em casa o Athletico Paranaense. Em seguida, no dia 25, é a vez de entrar em campo como convidado na partida de volta. Os dois jogos valem uma vaga na próxima etapa da Sula.
A última vez que o Ciclone do Bairro operário entrou em campo foi em 5 de junho, pela última rodada do Apertura 2024. Na ocasião, os jogadores do Cerro Porteño venceram o Nacional por 2 a 0, garantindo o segundo lugar na classificação.