O Fortaleza Esporte Clube está em sua terceira edição da Copa Sul-Americana. O time, fundado em 1918, estreou na competição em 2020 e busca sua primeira taça no segundo campeonato mais importante da América do Sul.
Confira o histórico do Fortaleza na Copa Sul-Americana e quais as expectativas para o jogo de volta contra o Rosario Central nas oitavas de final da competição.
Como funciona a classificação para a Sul-Americana?
A Copa Sul-Americana começou em 2002 com o intuito de substituir e unificar duas competições distintas: a Copa Merconorte e a Copa Mercosur. As classificações no campeonato dependem de alguns fatores. Cada liga nacional tem uma regra para a classificação.
No geral, os times ficam em determinadas posições na tabela e conseguem se classificar para a fase de grupos. No caso do Campeonato Brasileiro, são os times da sétima até a 12ª colocação. Além disso, os times classificados para a Libertadores não jogam a Copa Sul-Americana, exceto em caso de eliminação na frase preliminar da competição.
O número de vagas é distribuído entre as equipes do continente. Devido às classificações dos times mais fortes de cada liga para a Libertadores, geralmente a Copa Sul-Americana tem times mais fracos — pelo menos no momento da classificação.
Histórico
Como visto, o Fortaleza participa de sua terceira edição na Copa Sul-Americana, sendo a primeira recentemente: em 2020. Na ocasião, o Leão participou de apenas dois jogos contra o Independiente da Argentina.
No jogo de ida, os argentinos ganharam de 1 a 0 em casa; na volta, o Fortaleza ganhava de 2 a 0. Porém, o zagueiro Bruno fez um gol contra nos acréscimos do segundo tempo, que findou na desclassificação da equipe.
Já em 2023, o time do técnico Juan Pablo Vojvoda fez uma campanha completamente diferente da primeira, indo até a final. O Leão passou por seis times antes de chegarem à decisão, goleando o Palestino (Chile) por 4 a 0 já no primeiro jogo.
Mas a maior goleada do time na edição foi com sua torcida em casa, contra o Estudiantes de Mérida (Venezuela): 6 a 1. Os autores dos gols foram Yago Pikachu (pênalti), Zé Welison, Thiago Galhardo (pênalti), Calebe, Moisés e Silvio Romero.
Ficou no quase
No entanto, mesmo com uma excelente campanha na Sul-Americana, o Leão não conquistou o título contra a LDU Quito, do Equador, ficando com a segunda colocação. O jogo único da final terminou em 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Lucero, aos três minutos do segundo tempo, e Alzugaray, do time equatoriano, aos 16 minutos da segunda etapa.
A partida foi para os pênaltis, e o centroavante Paolo Guerrero, da LDU, perdeu a primeira cobrança, dando esperanças ao Leão. No entanto, quem brilhou foi o goleiro do time equatoriano, Alexander Domínguez. Isso porque ele defendeu três cobranças, inclusive a última, e garantiu o título para a LDU.
Em 2024, o Fortaleza goleou, mas também foi goleado na Sul-Americana. A primeira goleada do Fortaleza foi contra o Nacional Potosí. Na ocasião, o Leão ganhou por 5 a 0, com gols de Hércules, Yago Pikachu, Imanol Machuca e Lucero (2). Todavia, o time paraguaio revidou em casa, vencendo por 4 a 1.
Próximas partidas do Fortaleza na Sul-Americana
Após passar para as oitavas de final, o Fortaleza tem um importante confronto pela frente contra o Rosario Central. No jogo de ida, na Argentina, os times ficaram no 1 a 1. Porém, o Leão contará com sua torcida a favor na partida de volta, e tem tudo para ir às quartas de final.
Caso passe, há chances de um provável confronto: contra o Corinthians, que foi eliminado na semifinal pelo próprio Fortaleza. Isso porque o alvinegro tem vantagem sobre o Bragantino, uma vez que venceu a partida por 2 a 1 fora de casa.
O próximo jogo do Fortaleza contra o Rosario Central será no dia 21 de agosto, às 19h, no Castelão.
A partida terá transmissão da ESPN.