Início » Futebol » Copa Libertadores da América » O histórico do Grêmio na Libertadores da América

O histórico do Grêmio na Libertadores da América

Publicado em:

Última atualização:

A Liberta para os brasileiros é a grande competição internacional do ano. O evento conta com os principais times sul-americanos do momento e, não à toa, torna-se uma tarefa bem árdua levantar um troféu sequer. No entanto, existem algumas equipes com enorme tradição, incluindo no próprio Brasil, que já se acostumaram a ir longe e a levantar várias vezes a taça da Libertadores, e o Grêmio é um desses casos. O Tricolor Gaúcho é um dos maiores campeões e tem uma bela história nos gramados da América do Sul.

Leia o texto a seguir para descobrir mais sobre esse assunto, conferindo os números que o Imortal possui durante sua trajetória no campeonato ao longo dos anos.

O retrospecto geral do Grêmio na Libertadores

Em primeiro lugar, vamos analisar as estatísticas dos gremistas nos jogos de Liberta.

Ao todo, o time do Rio Grande do Sul realizou 215 duelos válidos pelo torneio internacional em 22 edições disputadas. Neles, teve 112 vitórias, 44 empates e 59 derrotas até então. O último oponente que enfrentou foi o Fluminense deste ano, em duelo válido pelas oitavas de final, do qual saiu derrotado.

Esses números colocam o clube como o segundo melhor brasileiro na perspectiva geral, atrás apenas do Palmeiras. Na história, o Verdão conquistou 457 pontos em 242 jogos, enquanto o Grêmio, nos 215 citados, marcou 380.

Além disso, nos desempenhos como mandante, em 108 jogos, o Rei de Copas ganhou 74, empatou 20 e perdeu 14, o que gera um aproveitamento impressionante de 69%. Este, aliás, compensa os 36% que a equipe possui como visitante, já que venceu apenas 38 partidas de 106 disputadas, além de empatar 24 e perder 44.

Número de títulos e finais

O Tricolor Gaúcho é um dos maiores vencedores de toda a história da Libertadores. Ao todo, os porto-alegrenses possuem 3 troféus em sua galeria, que foram conquistados em 1983, 1995 e 2017.

Sendo assim, o time está igualado com o maior vencedor brasileiro de toda a competição. Os outros que também têm 3 são o Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Santos.

Somando a esse ponto, são cinco finais disputadas pelos gremistas e outras cinco semifinais. Novamente, apenas os palmeirenses possuem dados melhores, com seis decisões e cinco semis até esse momento.

Jogadores do Grêmio em Libertadores com mais gols

Tratando-se de atletas, estes são os maiores artilheiros do clube neste evento:

  • Jardel: 16 gols;
  • Luan: 12 gols;
  • Rodrigo Mendes: 10 gols;
  • Everton: 8 gols;
  • Paulo Nunes: 8 gols;
  • Osvaldo: 8 gols.

Rivalidade contra o Internacional

Por fim, hora de analisar a maior rivalidade do Sul do país na Liberta e os números por trás.

Segundo o site OGOL, houve apenas dois confrontos entre o Colorado e o Tricolor na história. Os dois jogos foram bem quentes e ambos foram realizados em 2020, na fase de grupos do torneio. Na ocasião, o Grêmio saiu com retrospecto positivo, com uma vitória e um empate no total.

Lembrando que, no primeiro confronto, um 0x0 em março daquele ano, oito atletas foram expulsos.