Dentre os times com mais tradição na Libertadores no país, o Cruzeiro certamente está entre eles. O clube mineiro tem um histórico bem interessante na competição e, mesmo que não dispute o torneio desde 2019, ainda assim são poucos times na América do Sul que conseguem ter mais feitos do que a Raposa.
Além disso, nomes como Dida, Ricardinho, Alex e Aristizábal foram alguns dos que representaram o manto cruzeirense na competição. Quer jogadores melhores do que esse para entrar em campo pela sua equipe?
Caso você tenha interesse em conhecer os números do Cruzeiro na Libertadores e queira saber quantos títulos da competição eles possuem, veja o texto a seguir.
Dados do Cruzeiro na Libertadores
Antes de falar sobre as conquistas em si, é importante entender melhor o retrospecto do clube ao todo no torneio. São exatos 166 jogos disputados ao todo, com 95 vitórias, 32 empates e 39 derrotas. O que gera um aproveitamento de quase 60%, excelente em todos os parâmetros.
Em partidas realizadas em casa, entretanto, esses números ficam ainda mais assustadores. No total são 82 partidas realizadas, com 60 vitórias, 13 empates e apenas nove derrotas, gerando um aproveitamento de 73%, um dos melhores da história do campeonato. Para se ter uma noção, comparativamente, esse desempenho é melhor do que o do Boca Juniors jogando na Bombonera (67%).
Por fim, vale destacar que contra times brasileiros em específico, o Cruzeiro na Libertadores disputou 28 jogos com 13, vitórias e sete empates. Em mata-mata, a equipe avançou em cinco de oito oportunidades.
Títulos do Cruzeiro na Libertadores
Agora falando do assunto principal: quantas vezes o Cruzeiro foi campeão da Libertadores? O Cabuloso já levantou dois troféus do torneio: em 1976 e a mais recente em 1997. As finais foram contra o River Plate e contra o peruano Sporting Cristal, respectivamente. Fora isso, a equipe mineira já disputou outras duas finais em 1977, perdendo para o Boca, e 2009, sendo derrotado pelo Estudiantes.
Dentre todas as campanhas, o título de 97 talvez seja a mais lembrada pelos torcedores do clube. Na época, apenas o Cruzeiro, que era campeão brasileiro, e o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, se classificaram para o torneio.
Alguns dos destaques do time que ganhou o campeonato foram o artilheiro da equipe Marcelo Ramos, o meia Palinha, o atacante Alex Mineiro e o goleiro Dida.
Atualidade
Infelizmente para o torcedor do Cruzeiro, a fase atual parece ser de instabilidade, por mais que o clube brigue temporariamente na parte de cima do Brasileirão. E o clube, já há cinco anos sem participar do torneio, não é um dos melhores elencos para brigar por vaga na Libertadores de 2025.
No entanto, como citado antes, a equipe é uma das mais tradicionais na competição e nada apagará seus feitos. Quando joga em casa, é um pesadelo para seus adversários e, na próxima vez que o clube voltar a jogar a competição continental, é possível que a torcida esteja mais presente do que nunca para apoiar o time do coração.