A edição de 2030 da Copa do Mundo já tem sede definida. Em videoconferência realizada no dia 11 de dezembro, o Congresso da FIFA definiu que os primeiros jogos serão realizados na América do Sul (Uruguai, Paraguai e Argentina), e as demais partidas, em sede tripla: Portugal, Espanha e Marrocos.
A Copa do Mundo de 2023 será um evento especial comemorativo, de formato inédito, aos cem anos da competição.
Continue a leitura e veja mais informações sobre o país sede da Copa do Mundo de 2030!
Qual país vai sediar a Copa de 2030?
Inicialmente, o país sede da Copa do Mundo de 2030 será o Uruguai, que contará com um jogo inaugural no estádio Centenário, em Montevidéu. Além disso, neste mesmo estádio, será realizada a festa de abertura da competição, em torno de uma semana antes da abertura oficial, que poderá ser realizada na Europa ou na África.
Ao todo, serão três jogos na América do Sul, estreando no Centenário. A segunda partida acontecerá no Monumental de Nuñez, na Argentina, e a terceira, no Estádio Defensores del Chaco ou em outro local a ser construído na capital paraguaia.
Os demais jogos seguirão em Portugal, Espanha e Marrocos, em mais de 18 cidades espalhadas nesses países, onde irá ocorrer a maior parte das partidas da Copa de 2030. Vinte estádios estarão prontos para receber mais de cem partidas.
A final está programada para o dia 21 de julho, podendo acontecer em um dos seguintes estádios:
- Santiago Bernabéu, em Madri – Espanha
- Camp Nou, em Barcelona – Espanha
- Grande Estádio Hassan II, em Casablanca – Marrocos
A decisão de onde será a final da Copa do Mundo de 2030 ainda não foi tomada, embora o Marrocos esteja apostando na construção do Grande Estádio Hassan II para sediar o último jogo da competição.
Grande Estádio Hassan II
O Grande Estádio Hassan II tem um grande potencial para ser o local a sediar a final da Copa do Mundo de 2023. O novo estádio marroquino, com capacidade planejada para 115 mil pessoas, está em construção e promete ser um dos maiores estádios de futebol do mundo.
Projetado pelas empresas de arquitetura Oualolou + Choi e Populous, a construção do Grand Stade Hassan II na cidade de El Mansouria, em Casablanca, busca atender às normas da FIFA, além de se consolidar como um dos principais centros do futebol mundial.
Embora a divisão da Copa do Mundo de 2030 entre três continentes seja uma forma de promover a competição em regiões diversas, a coordenação e logística entre países com culturas, idiomas e regras diferentes será um desafio para o torneio.
A expectativa agora é para a definição dos estádios, em especial da final, e o início da contagem regressiva para essa Copa do Mundo que irá entrar para a história do futebol!