Início » Futebol » Copa do Mundo » Copa do Mundo: como é o histórico do Brasil em estreias

Copa do Mundo: como é o histórico do Brasil em estreias

Publicado em:

Última atualização:

O cenário da edição passada da Copa do Mundo foi um ponto fora da curva, com a Argentina perdendo para a Arábia Saudita e se recuperando após aquela zebra para conquistar o título. Normalmente, uma campanha de título começa com o pé direito.

Apesar de não conquistar uma Copa do Mundo desde 2002, o Brasil ainda se encontra isolado como o país com mais títulos na história deste torneio, buscando o tão sonhado hexa em 2026.

Já sabendo qual será a sua adversária na estreia da próxima Copa, enfrentando a Seleção Marroquina no MetLife Stadium, em Nova Jersey, o Brasil defende um excelente retrospecto nos seus jogos iniciais em uma Copa do Mundo.

Invicto desde a implementação de uma fase de grupos

A partir de 1950, a Copa do Mundo passou a ter uma fase de grupos, com variações de formatos ao longo dos anos, mas uma constante durante todo esse tempo foi o Brasil evitando derrotas. O único país que pode afirmar ter participado de todas as edições do Mundial, o Brasil tem 16 vitórias e 3 empates nas últimas 19 estreias.

Considerando esse retrospecto, não é nada surpreendente que o Brasil tenha estreado com um triunfo em todas as edições da Copa do Mundo nas quais foi vitorioso, a mais recente delas em 2002, quando bateu a Turquia por 2-1.

Realizando um confronto que se repetiria na semifinal do torneio sediado em solo asiático, Brasil e Turquia protagonizaram alguns dos jogos mais apertados para a Amarelinha. O Brasil saiu atrás na estreia e precisou dos gols de Ronaldo Fenômeno e Rivaldo para conseguir a virada na etapa complementar — a semifinal também foi apertada, vencida por 1-0 pelo Brasil.

Histórico de vitórias apertadas no Século XXI

O favoritismo do Brasil em uma estreia de Copa do Mundo é algo basicamente incontestável antes mesmo do sorteio por conta de uma série de fatores. Embora o Brasil tenha conseguido fazer valer esse favoritismo em edições recentes, mantendo uma tradição importante, os jogos costumam ser apertados, potencialmente afetados pela tensão e pelo peso da expectativa por um resultado positivo.

A Copa de 2010 é um bom exemplo disso, curiosamente, a última edição na qual o Brasil não estreou diante de uma seleção europeia. Enfrentando a Seleção da Coreia do Norte em Joanesburgo, naquele que possivelmente era o jogo de maior disparidade técnica da Copa, o Brasil venceu por 2-1 com direito a um golaço do lateral Maicon.

Quatro anos depois, o Brasil estreou em casa diante da Croácia e saiu atrás da seleção liderada por Luka Modric, eventualmente alcançando a virada por 3-1 com dois gols de Neymar Jr. A Croácia é a única seleção que o Brasil enfrentou mais de uma vez em estreias durante o século XXI (2006 e 2014).

Pelé e o seu histórico impecável em estreias

Introduzido ao futebol mundial aos 17 anos, quando guiou o Brasil ao título em 1958, Pelé nem era titular daquela seleção no início do torneio e, por isso, não participou da vitória por 3-0 contra a Áustria no primeiro jogo.

A partir de 1962, o Rei do Futebol fez questão de deixar o seu na estreia de três Copas do Mundo consecutivas, duas delas terminando com o título brasileiro, em 1962 e em 1970.

Alguns jogadores, como Leônidas, Baltazar e Sócrates, conseguiram marcar em duas estreias de Copa seguidas pelo Brasil, mas até hoje ninguém igualou a marca lendária de Pelé.

Homem de confiança de Carlo Ancelotti brilhou na última estreia

Talvez o desempenho mais contundente do Brasil no primeiro jogo de uma Copa no século XXI tenha vindo justamente na edição mais recente do torneio, superando a Sérvia por 2-0, com dois gols de Richarlison.

Claramente um nome bem visto por Carlo Ancelotti, até pelo tempo que trabalharam juntos no futebol inglês, convocado mesmo quando não estava em sua melhor forma nos últimos meses, Richarlison foi nomeado ao Prêmio Puskas por um de seus gols naquela partida contra a Sérvia.

O Brasil demorou um pouco para furar o bloqueio sérvio, marcando os dois gols na etapa complementar, mas raramente sofreu em uma partida na qual foi amplamente superior.

Em 2026, o sorteio determinou que o Brasil estreia diante da seleção de Marrocos, 4ª colocada do último Mundial. O jogo está marcado para 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Estados Unidos, na abertura das disputas do Grupo C.


As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.