O italiano Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira. O italiano chega para comandar a equipe nacional na reta final das eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. O veterano treinador campeão da Champions League com Real Madrid e Milan poderá ser o primeiro estrangeiro a comandar o Brasil em um Mundial na história.
Ancelotti estreia pelo Brasil na rodada dupla das eliminatórias em junho, contra Equador e Paraguai. Atualmente a Seleção ocupa a quarta colocação no torneio qualificatório da América do Sul para a Copa de 2026, com 21 pontos, atrás de Argentina, Equador e Uruguai. Restam quatro partidas a disputar, e seis seleções se classificam diretamente ao Mundial, enquanto que o 7º será encaminhado a uma repescagem.
Odds da Copa do Mundo de 2026: o Brasil aparece em 2º lugar entre os favoritos, com 7.50 para vencer o Mundial do próximo ano. A Espanha aparece como favorita, com cotação de 6.00.
Os times dirigidos por Carlo Ancelotti costumam ser extremamente competitivos. O italiano é considerado um dos maiores treinadores da história, vencendo títulos em praticamente todos os lugares onde passou. Além disso, o veterano também foi um excelente jogador.
Para se ter uma ideia de sua importância dentro dos campos, quando jogava pelo Milan, Ancelotti conquistou duas Ligas dos Campeões (1988-89 e 1989-90), dois Campeonatos Italianos, um Mundial, uma Supercopa da Itália e uma Supercopa da UEFA.
Porém, depois de sua aposentadoria dos campos, aos 33 anos, Ancelotti se tornou parte importante do futebol europeu. Dessa vez, porém, como treinador.
Quais os times dirigidos por Carlo Ancelotti?
Começando sua carreira como treinador em 1995, Ancelotti liderou o Reggiana por um ano, até ser contratado pelo Parma na temporada seguinte, onde ficou por dois anos. Em 1998, o italiano foi para o Juventus, onde permaneceu por outros dois anos. A partir daí, sua carreira decolou.
Milan
No final de 2001 Ancelotti chegou ao Milan, ficando até o final da temporada 2008-2009. Nesse período, ele acabou conquistando muitos títulos importantes. Foram eles: duas Liga dos Campeões (2002/2003 e 2006/2007), um Mundial de Clubes (2007), um Campeonato Italiano (2003/04), uma Copa da Itália (2002/03), uma Supercopa da Itália (2004) e duas Supercopas da UEFA (2003 e 2007).
Chelsea
Em 2009, Carlo Ancelotti migrou para o futebol inglês, se posicionando à frente do Chelsea. Entre suas conquistas estão a Premier League e a Copa da Inglaterra. O italiano conquistou a copa nacional em 2009-10, assim como a liga. também foi campeão da Community Shield em 2009.
Paris Saint-Germain
Carlo Ancelotti adicionou o Paris Saint-Germain a lista de times dirigidos por ele em 2011. No clube francês, ficou apenas duas temporadas. Na época, a equipe ainda não tinha a magnitude global que tem nos dias de hoje em dia. Sendo assim, sob seu comando, o PSG só venceu um Campeonato Francês.
Real Madrid
Com um contrato de três anos, Ancelotti trouxe aos espanhóis a Copa do Rei da Espanha de 2013/2014 e a Liga dos Campeões da UEFA na mesma temporada. No entanto, ao final da La Liga 2014/2015, tendo como resultado o vice-campeonato, Carlo Ancelotti acabou sendo dispensado.
Bayern de Munique
Ancelotti teve a dura tarefa de substituir Pep Guardiola no gigante alemão. Carlo ficou por duas temporadas na equipe, conquistando uma Bundesliga e duas Supercopas da Alemanha. No entanto, em 2017, após uma derrota na Liga dos Campeões para o Paris Saint-Germain, o italiano foi demitido.
Napoli
Retornando aos campos italianos, em 2018 Ancelotti assinou por três temporadas com o Napoli, o que não garantiu sua permanência por todo esse tempo. Surpreendendo a todos, o treinador foi demitido após uma goleada sofrida por 4 a 0 contra o Genk, na Liga dos Campeões da UEFA.
Everton
Com uma atuação de 18 meses no time inglês, Ancelotti disputou 67 jogos oficiais, venceu 31, empatou em 14 e perdeu em 22 jogos. O clube não viveu grande momento sob seu comando e sua passagem acabou sendo curtíssima.
Retorno ao Real Madrid
Com a saída de Zinedine Zidane em 2021, Ancelotti retornou a liderança do clube espanhol após oito anos. Entre suas conquistas com o time nessa passagem estão: Supercopa da Espanha de 2021/2022, La Liga de 2021/2022, Liga dos Campeões UEFA 2021-22 – sendo o primeiro treinador a conquistar o título quatro vezes – e Mundial de Clubes da FIFA.
Carlo Ancelotti também se tornou o primeiro técnico a vencer as cinco principais ligas da Europa (Premier League, Bundesliga, LaLiga, Ligue 1 e Serie A).
Sob seu comando, o futebol do brasileiro Vinicius Júnior floresceu. Ancelotti ajudou o ex-jogador do Flamengo a melhorar sua performance geral, e o camisa 7 do Real Madrid acabou sendo eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2024.