Início » Futebol » Copa do Brasil » Retrospectiva do Corinthians na Copa do Brasil 2024

Retrospectiva do Corinthians na Copa do Brasil 2024

Publicado em:

Última atualização:

O Corinthians foi eliminado pelo Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. Após perder por 1 a 0 para o rubro-negro no jogo de ida, o alvinegro empatou em 0 a 0 diante de sua torcida na Neo Química Arena, findando sua participação na competição.

Muito embora o Timão esteja apresentando uma péssima campanha na Série A do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil a situação foi bem diferente até às quartas de final. Para dar uma ideia, enquanto na Copa do Brasil a torcida sonhava com o título, no Brasileirão, ela reza para espantar o fantasma do rebaixamento.

Por isso, relembre a seguir a campanha do Timão no torneio.

Jogos do Corinthians na Copa do Brasil 2024

Partidas da primeira fase

Cianorte 0 x 3 Corinthians

A primeira disputa do Corinthians na Copa do Brasil foi decidida por sorteio e aconteceu em fevereiro, em turno único. Apesar de estar jogando na casa do adversário, no Paraná, o Timão dominou a partida, vencendo pelo placar de 3 a 0. Os dois primeiros gols foram de Romero, enquanto Wesley anotou o terceiro da vitória alvinegra.

São Bernardo 0 x 2 Corinthians

Na segunda rodada da primeira fase da Copa do Brasil, o Timão enfrentou o São Bernardo, um velho conhecido paulista. Novamente, o Corinthians não contou com o apoio da torcida, uma vez que o jogo foi na casa do adversário, no Estádio Primeiro de Maio. 

A partida foi decidida logo no primeiro tempo, com Yuri Alberto abrindo o placar para o alvinegro em um gol de pênalti, para, em seguida, Pedro Raul ampliar o placar.

Fase de turno e returno

América-RN 1 x 2 Corinthians

No primeiro jogo da fase de turno e returno da Copa do Brasil, o Corinthians enfrentou o América de Natal. O primeiro jogo foi na casa do adversário, com o América abrindo o placar. No entanto, o clube paulista acabou virando o jogo e venceu por 2 a 1 na Arena das Dunas. 

Com a vitória, o Timão quebrou a sequência de invencibilidade do América e ficou com a vantagem do empate para o confronto de volta. 

Corinthians 2 x  1 América-RN

O apoio da torcida foi importante para que o Timão não tropeçasse feio na partida de volta contra o América de Natal. O alvinegro até abriu o placar na Neo Química Arena, mas o adversário se aproveitou de uma brecha na defesa para forçar o empate. 

No entanto, o zagueiro Cacá vestiu a roupa de salvador da pátria ao marcar o gol da vitória nos acréscimos, garantindo a passagem do Corinthians para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Corinthians 0 x 0 Grêmio

O primeiro confronto entre paulistas e gaúchos não foi fácil, mas também não foi emocionante. A torcida dos dois clubes deixou a Neo Química Arena sem soltar o grito de “gol” após um insosso empate em zero a zero.

Grêmio 1 x 3 Corinthians (pênaltis)

O jogo de volta não foi menos apático que o de ida, apesar do Grêmio ter demonstrado um desempenho levemente superior em campo. Ainda assim, os clubes não passaram do zero a zero, levando a partida para a disputa de pênaltis. Nessa parte, o Timão levou a melhor e converteu três cobranças contra apenas uma do rival, garantindo o acesso do Corinthians às quartas de final da Copa do Brasil.

Quartas de final

Juventude 2 x 1 Corinthians

A equipe começou mal na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Isso porque o Juventude tomou conta de grande parte do jogo, com 17 chutes contra 11 do Timão, além de uma posse de bola de 54% contra 46% do alvinegro.

Além disso, o atacante Carrillo, da Juve, marcou o primeiro gol da partida aos 23 minutos do segundo tempo. O zagueiro Danilo Boza, em cruzamento na área, aumentou a vantagem do time gaúcho, quase tirando a esperança da Fiel Torcida.

No entanto, o nome “Fiel” não é em vão: os torcedores acreditaram até o fim, assim como os jogadores, e o zagueiro Gustavo Henrique diminuiu para o Timão nos acréscimos, terminando a partida em 2 a 1, e dando ainda mais esperanças ao Fiel Torcedor.

Corinthians 3 x 1 Juventude

O Juventude chegou para o jogo a fim de segurar o placar. No entanto, o resultado não interessava ao Corinthians, que foi agressivo durante toda a partida. Aos 29 minutos, o atacante paraguaio Ángel Romero botou a bola no canto esquerdo do goleiro após belo passe de Talles Magno entre os zagueiros.

A equipe gaúcha empatou, mas o gol foi anulado. Isso porque o atacante Lucas Barbosa fez uma falta no goleiro Hugo. Esse fato deu ainda mais gás para o Ju, que diminuiu o placar com gol contra de Hugo Souza após cobrança de escanteio.

O Timão continuou correndo atrás do resultado. A eliminação não era uma opção para o alvinegro de Itaquera. Em chute de fora da área do argentino Rodrigo Garro, o zagueiro Zé Marcos fez o segundo gol contra da partida após tentar tirar a bola da direção do gol.

E nos acréscimos, em cobrança de escanteio, o Corinthians conseguiu igualar o placar no agregado com cabeceio do zagueiro André Ramalho, levando o jogo para decisão nos pênaltis.

Nas penalidades, o Timão levou a melhor, com 4 a 3, e passou para a semifinal.

Semifinal: Corinthians e Flamengo na Copa do Brasil

O jogo de ida, no Maracanã, foi um desastre por parte do alvinegro. O Flamengo, em estreia do técnico Filipe Luís, comandou boa parte do jogo. E não poderia ser diferente: o rubro-negro marcou um gol com o lateral-direito Alex Sandro.

Mesmo com um placar apertado, o carioca foi muito superior aos paulistas, e o placar ficou barato para o Corinthians

Já na volta, na Neo Química Arena, o confronto foi bem diferente. Isso porque o Timão atacou o Flamengo em busca da classificação. Apesar de o rubro-negro estar com um jogador a menos desde os 28 minutos do primeiro tempo, após Bruno Henrique cravar a chuteira na cabeça do lateral Matheuzinho e receber cartão vermelho direto, o Corinthians não conseguiu abrir o placar.

Em poucos lances de perigo, o alvinegro foi eliminado mais uma vez pelo Flamengo, e se despediu da Copa do Brasil de 2024.