As maiores seleções das Américas se enfrentam na 48ª edição da CONMEBOL Copa América 2024. A lista dos convocados pelo técnico Dorival Júnior já foi divulgada e os atletas, inclusive, já estão treinando nos Estados Unidos. No entanto, para isso, vários times do Brasil e da Europa ficarão temporariamente “desfalcados” por dispensarem seus jogadores para disputar o torneio. Mas quem mais vai sentir falta dos nossos atletas é a Inglaterra. Isso porque a maior parte dos times em que os jogadores da seleção brasileira atuam é no futebol britânico.
Contudo, além dos ingleses, clubes como o Real Madrid e Paris Saint-Germain também terão sua dose de desfalque verde e amarelo. Além disso, três times brasileiros também terão que seguir sem alguns de seus principais nomes. Confira a seguir quais equipes ficarão sem os convocados para a Copa América:
Times desfalcados pelos jogadores da Seleção Brasileira:
Goleiros:
O camisa 1 Alisson Becker desfalcará o Liverpool. Já Bento e sua camisa 12 deixarão o Athletico Paranaense temporariamente, enquanto o Grêmio estará sem Rafael, camisa 13 da seleção na Copa América.
Laterais:
O Juventus, da Itália, ficará com Danilo como desfalque. Já o Atlético Mineiro perderá temporariamente Guilherme Arana. Wendell assume a camisa 6 da seleção, desfalcando o FC Porto, enquanto Yan Couto deixa o Girona com um a menos.
Zagueiros:
O Real Madrid ficará sem Éder Militão enquanto este defende o Brasil com a camisa 3. Já o Paris Saint-Germain tem dois desfalques na zaga: Marquinhos e Lucas Beraldo ficaram com as camisas 4 e 17 respectivamente. O Juventus também ficará desfalcado na zaga com a ausência de Bremer e, por fim, o Arsenal perde Gabriel Magalhães.
Meio-campistas:
O maior desfalque no futebol britânico acontece no meio-campo. Isso porque o Fulham FC perde Andreas Pereira, o Newcastle United fica sem Bruno Guimarães, o Aston Villa sem Douglas Ruiz, o Wolverhampton perde João Gomes, e Lucas Paquetá deixa temporariamente o West Ham United. O único meio-campista da seleção brasileira que não vem do futebol inglês é Ederson, camisa 8, que desfalca os italianos do Atalanta.
Atacantes:
Na linha de ataque, o FC Porto perde Pepê e Evanilson, respectivamente, para as camisas 26 e 21 da seleção. Endrick, o caçula da equipe, desfalca o Palmeiras naquela que provavelmente seja sua última competição oficial antes de ser anunciado como reforço do Real Madrid. O atual campeão da Champions League também tem seu ataque desfalcado, pois Rodrygo e Vini Jr. também foram convocados. Por fim, Raphinha troca o Barcelona pela camisa 10 enquanto Savinho troca o Girona pela 20.
48ª edição da CONMEBOL Copa América
A Copa América acontece entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Os Estados Unidos recebem novamente o torneio de seleções mais antigo do mundo. Este ano, o campeonato conta com a participação de 16 equipes: as dez associadas a CONMEBOL e outras seis equipes da CONCACAF, divididas nos seguintes grupos:
- Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá.
- Grupo B: México, Equador, Venezuela, Jamaica.
- Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia.
- Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica.
O Brasil estreia na Copa América contra a Costa Rica no dia 24 de junho. O jogo será no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. A última vez que a seleção brasileira levou o título foi em 2019. A Argentina, por outro lado, pôs fim ao jejum de 28 anos sem levantar a taça de campeã em 2021, na edição passada da Copa América.