O mundo está a poucos dias de saber quem será o próximo campeão da Champions League. A temporada 2023/24 do campeonato europeu terá sua final no dia 1 de junho. Em campo, Real Madrid e Borussia Dortmund disputam o título. Vale destacar que o Real Madrid é o maior campeão da Champions League de todos os tempos, com 14 taças já conquistadas. O Dortmund, por outro lado, vem em busca de sua segunda vitória no torneio.
Um dado curioso sobre a relação entre o Real Madrid e a Champions League é que o clube foi o campeão das cinco primeiras edições do torneio. Ou seja, entre as temporadas de 1955/56 e 1959/60, apenas os madrileños levantaram a taça de melhores da Europa. Contudo, tem mais: o pentacampeonato do Real veio com uma goleada de 7 a 3 em cima de outro time alemão: o Eintracht Frankfurt.
O sexto título dos blancos veio na temporada de 1965/66. Contudo, após essa sequência de vitórias, o Real Madrid amargou um período longe do local mais alto do pódio da Champions. Foram 31 anos para ser exato, pois apenas na temporada 1997/98, o time — que, na época, contava com ninguém menos que o brasileiro Roberto Carlos em seu elenco — voltou a levantar a taça de campeão. E isso após uma vitória apertada por 1 a 0 em cima do Juventus.
A temporada seguinte viu o Real se consagrar novamente campeão em 1999/00 e, depois, em 2001/02. Depois, os merengues entraram em um novo jejum de títulos. Em 2013/14, o clube conquistou a sua décima vitória em uma partida decidida na prorrogação — e com direito a gol de Cristiano Ronaldo! Os títulos seguintes vieram nas temporadas 2015/16; 2016/17; 2017/18 e 2021/22.
Final da Champions League 2023/24: estatísticas de Real Madrid e Borussia Dortmund
Após se consagrar campeão da atual temporada da La Liga — o campeonato espanhol —, com semanas de antecedência, o Real Madrid vem com tudo para conquistar seu 15º título da Champions League. O clube de Vini Jr. — forte candidato ao Bola de Ouro este ano — vem de duas sequências de empate, uma em zero a zero contra o Real Betis e outra em 4 a 4 contra o Villareal.
Infelizmente, os madrileños não contarão com o volante Aurélien Tchouaméni para esta final. Segundo Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, o francês desfalcará o clube por causa de uma lesão.
Por outro lado, o Borussia vem de uma vitória por 4 a 0 em cima do SV Darmstadt 98 pela Bundesliga, o campeonato alemão. A última vez que Real Madrid e Borussia Dortmund se encontraram foi em 2017, também pela Champions League. Na ocasião, os merengues levaram a melhor, ganhando por 3 a 2 em cima do clube alemão.
Real Madrid e Borussia Dortmund se enfrentam pela final da edição 2023/24 da UEFA Champions League no sábado, dia 1º de junho. O icônico Wembley Stadium será o palco para a decisão que definirá qual clube é o melhor da Europa nesta temporada. No Brasil, será possível acompanhar a partida diretamente pela TNT e pelo Max, ao vivo, a partir das 13h30 (horário de Brasília).