Início » Futebol » Champions League » Os maiores campeões da Champions League feminina

Os maiores campeões da Champions League feminina

Publicado em:

Última atualização:

A Champions League feminina é um dos principais torneios do mundo e um dos maiores da modalidade. Assim como a versão masculina, já se tornou uma das competições mais importantes do planeta. Ela foi disputada pela primeira vez em 2001 e, desde então, já teve diversos momentos incríveis.

A última edição foi encerrada no dia 25 de maio de 2024, onde o Barcelona se sagrou campeão. Elas derrotaram na grande final o Lyon, da França, por 2 a 0, em partida disputada no Estádio San Mamés.

Quem são os maiores campeões da Champions League feminina?

Lyon

O time francês conta com um total de oito títulos até o momento, sendo o maior campeão da competição. No entanto, o seu primeiro veio apenas depois de dez edições do campeonato em 2012/11. Porém, entre os anos de 2015 até 2020, o time conquistou o título cinco vezes seguidas, instaurando uma dinastia na Europa.

Além disso, a norueguesa Ada Hegerberg, do Lyon, é a maior goleadora na história da Champions League feminina, com 59 gols marcados.

Eintracht Frankfurt

O segundo maior campeão da Champions feminina é o time alemão do Eintracht Frankfurt, com um total de quatro troféus. Apesar do domínio de Lyon, é necessário notar que o país da Alemanha leva mais títulos no total quando pensamos em todos os times do país. A equipe de Frankfurt conta com quatro títulos, já Wolfsburg tem dois, assim como o Turbine Potsdam, e o Duisburg tem um.

Portanto, a Alemanha tem, no total, nove triunfos no campeonato se contabilizarmos todos os times campeões.

Barcelona

Quando falamos dos campeões da Champions League feminina, não podemos deixar de falar delas. As últimas vencedoras do campeonato foram as meninas do Barcelona, batendo o Lyon na grande final por 2 a 0. Sendo assim, o Barcelona agora conta com três troféus da Champions feminina.

O time veio em uma crescente nos últimos anos, ganhando o torneio três vezes nos últimos quatro anos.

Wolfsburg

Outro dos times alemães que já foi múltiplas vezes campeão da Champions League feminina é o Wolfsburg. A equipe já conquistou o torneio duas vezes, em 2013 e 2014. Também é a equipe que mais vezes ficou com o segundo lugar da competição, tendo quatro vices.

Turbine Potsdam

O Turbine Potsdam já foi uma das potências do futebol feminino. A equipe foi campeã da Champions League em 2005 e 2010, além de ser vice em 2006 e 2011. No entanto, acabou caindo de rendimento nos últimos anos. Em 2023, chegou até mesmo a ser rebaixado no campeonato nacional.

Umea IK

O clube do Umea foi uma potencial do futebol feminino na década de 10. Em 2003 e 2004 a equipe foi campeã da Champions League feminina, Além disso, foi vice em 2002, 2007 e 2008. Porém, nos últimos anos seu nível acabou caindo e o time nem tem se classificado para a competição.

Quem são as maiores artilheiras da Champions League feminina?

Existem muitas jogadoras que são especialistas quando o assunto é a Champions League feminina. No continente europeu estão as melhores jogadoras da modalidade, que frequentemente disputam os prêmios de melhor do mundo. As maiores artilheiras da história do torneio estão também entre as maiores atletas que o futebol feminino já viu. Conheça elas:

  1. Ada Hegerberg da Noruega com 59 gols;
  2. Anja Mittag da Alemanha com 51 gols;
  3. Conny Pohlers da Alemanha com 48 gols;
  4. Eugénie Le Sommer da França com 47 gols;
  5. Marta do Brasil com um total de 46 gols.