Início » Futebol » Campeonato Italiano » Descubra os números de Kevin Strootman na Roma

Descubra os números de Kevin Strootman na Roma

Publicado em:

Última atualização:

A Roma é um dos grandes clubes da história do futebol italiano. Dessa forma, vários dos grandes técnicos e jogadores que são sensações passaram por lá em determinado momento. Um desses jogadores é o meio-campista holandês Kevin Strootman. Na Roma, embora tenha tido momentos complicados, Kevin Strootman foi importante para garantir o bom desempenho do clube, principalmente, na Série A.

Primeiros clubes de Strootman

Kevin Johannes Willen Strootman nasceu em 1990 na cidade de Ridderkerk, na Holanda.

O atleta começou no futebol nas categorias de base do VV Rijsoord Jugend, em que atuou no final dos anos 90. Dessa forma, foi mandado para o time de juniores do Sparta Rotterdam e, em 2008, fez sua estreia profissional pelo clube. Sua passagem durou 4 anos e, ao todo, Strootman marcou 11 gols com 16 assistências em 84 jogos. Inclusive, chegou a jogar a segunda divisão pela equipe.

Em 2011, Strootman foi para Ultrecht e permaneceu por lá apenas 16 jogos antes de ser contratado pelo PSV. No gigante holandês, Kevin abriu os olhos do futebol mundial para suas performances e se tornou um dos protagonistas do time. Ficou lá por duas temporadas e jogou 85 jogos, com 11 gols e 17 assistências no currículo. Isso levou a Roma e Kevin Strootman a assinarem contrato em 2013 por 17,5 milhões de euros.

Kevin Strootman na Roma

Na equipe da capital italiana, o meia permaneceu entre as temporadas de 2013/14 a 2018/19. No geral, realizou 131 jogos, marcou 13 gols e fez 19 assistências.

Kevin Strootman na Roma não ganhou troféus, mas foi importante para garantir boas performances da equipe e, quando esteve em campo, era uma das referências. A sua melhor temporada com a camisa do clube foi a de 2016/17, quando atuou em 45 jogos, marcou 6 gols e fez 7 assistências. Na tabela da Série A, a Giallorossi ficou com o vice-campeonato e fez 87 pontos, ficando atrás apenas da Juventus na classificação.

Foi em seu período na Roma que Kevin Strootman mais foi convocado para a Seleção da Holanda, pela qual disputou Eliminatórias para a Copa do Mundo e Eurocopa.

Todavia, a passagem do jogador não rendeu apenas bons frutos. Strootman, enquanto esteve na Itália, teve seis lesões diferentes e, segundo o Transfermarkt, perdeu 146 partidas nas cinco temporadas que passou por lá. Isso afetou bastante o desempenho do atleta, que em 2014/15, por exemplo, ficou quase um ano afastado dos gramados.

Vida após a Roma

Após temporadas de altos e baixos de Kevin Strootman na Roma, o atleta teve passagens por Olympique de Marseille, Genoa e Cagliari. Em nenhuma das equipes conseguiu repetir os desempenhos de outrora. No entanto, em suas duas temporadas no Genoa, o holandês conseguiu ficar saudável e disputou um bom número de partidas.

Agora com 34 anos, Strootman está sem clube para atuar e, mesmo que volte a pisar no gramado, dificilmente será por um dos grandes clubes europeus. No entanto, ainda pode ter alguns anos de carreira, sobretudo em ligas que não exijam tanta intensidade.