A noite de quarta-feira (3 de dezembro) mexeu com o coração do torcedor brasileiro com a penúltima rodada da Série A em 2025. Apenas quatro dias depois de conquistar o título da Conmebol Libertadores, o Flamengo sacramentou a conquista do Campeonato Brasileiro. Jogando diante de sua torcida no Maracanã, o time carioca derrotou o Ceará por 1 a 0 e não pode ser mais alcançado pelo Palmeiras na classificação, mesmo com uma rodada ainda a ser disputada.
Já na ponta de baixo da tabela, a rodada de meio de semana foi dramática para Internacional e Vitória, que foram derrotados fora de casa com placares elásticos e seguirão para o último final de semana do Brasileirão dentro da zona de rebaixamento.
Gol de Samuel Lino decreta título do Fla
Vindo de dias de festa após a conquista da Libertadores, ao bater o Palmeiras na decisão no Peru, o Flamengo foi a campo nesta quarta para tentar abreviar a disputa do Brasileirão. A vitória que garantiu matematicamente a conquista rubro-negra foi definida com um gol de Samuel Lino, aos 36 minutos do primeiro tempo, depois de uma jogada combinada com Carrascal. Poucos gols desta vez, mas o bastante para a festa do Mengão continuar – é o 9º título brasileiro do “Mais Querido”.
Mesmo abalado pelo revés na Libertadores, o Palmeiras foi a Belo Horizonte e conseguiu derrotar o Atlético-MG por 2 a 0, com gols de Flaco López, Allan e Luighi. No entanto, com a vitória do Fla, o Verdão não tem mais condições de tirar a diferença na última rodada.
- Flamengo: 78 pontos e 23 vitórias
- Palmeiras: 73 pontos e 22 vitórias
Hat-trick de Neymar alivia o Santos; Inter afunda
A briga contra o rebaixamento teve uma noite quente, com Santos e Fortaleza conseguindo vitórias cruciais para escapar da queda – mas ambos seguem com risco matemático e precisam de pontos na 38ª rodada. Por sua vez, Inter, Vitória e Ceará terminaram a quarta derrotados e vão pressionados para o desfecho do torneio, com mais drama para os dois primeiros.
O Santos contou com atuação inspirada de Neymar para vencer o já rebaixado Juventude em Caxias do Sul. O ídolo santista marcou três vezes no segundo tempo para definir o triunfo paulista por 3 a 0, o último dos gols em cobrança de pênalti. Já o Fortaleza sofreu para derrotar o Corinthians no lotado Castelão por 2 a 1, passando à frente de Inter e Vitória na classificação e confirmando a ascensão na tabela.
O Ceará também está fora do Z4, mesmo com a derrota para o campeão Fla. Quem amarga a “zona de desespero” neste momento, ao lado dos já rebaixados Sport e Juventude, são Inter e Vitória. Os gaúchos trouxeram o ídolo Abel Braga para comandar o time nas duas roadadas finais do campeonato, mas não conseguiram o impacto esperado: derrota por 3 a 0 para o São Paulo na Vila Belmiro. Já os baianos foram goleados pelo Red Bull Bragantino no interior paulista.
Na última rodada, Inter e Vitória precisam vencer seus jogos e ainda torcem para que os adversários acima na tabela tropcecem. Não será uma missão fácil.
Desse pelotão abaixo, dois times vão cair no domingo após a última rodada:
- Santos: 44 pontos, 11 vitórias e saldo de gols -8
- Ceará: 43 pontos, 11 vitórias e saldo de gols -4
- Fortaleza: 43 pontos, 11 vitórias e saldo de gols -13
- Vitória: 42 pontos, 10 vitórias e saldo de gols -18
- Internacional: 41 pontos, 10 vitótias e saldo de gols -15
Resultados da quarta-feira no Brasileirão
- Fortaleza 2 x 1 Corinthians
- Bragantino 4 x 0 Vitória
- Juventude 0 x 3 Santos
- Bahia 2 x 0 Sport
- São Paulo 3 x 0 Internacional
- Atlético-MG 0 x 3 Palmeiras
- Flamengo 1 x 0 Ceará
Última rodada do Brasileirão 2025
Todos os jogos marcados para 16h de domingo, 7 de dezembro.
- Fluminense x Bahia
- Botafogo x Fortaleza
- Corinthians x Juventude
- Santos x Cruzeiro
- Mirassol x Flamengo
- Atlético-MG x Vasco
- Internacional x Bragantino
- Vitória x São Paulo
- Ceará x Palmeiras
- Sport x Grêmio
Confira na Sportingbet as odds completas do Campeonato Brasileiro.