Ocupando a sétima colocação na tabela, após 22 rodadas de Campeonato Brasileiro, o Bahia vive uma boa fase no futebol nacional. Apesar de não ter levantado a taça de campeão do Nordestão ou a do Campeonato Baiano, as partidas que colocaram a equipe nas finais fazem, sem dúvida, parte dos melhores momentos do Bahia em 2024.
Relembre, então, alguns dos momentos mais marcantes do Tricolor de Aço na última temporada.
O desempenho no Campeonato Baiano
A estreia no torneio
O Bahia estreou no estadual em janeiro, enfrentando o Jequié. No entanto, em sua primeira partida oficial do ano, a torcida não comemorou, pois o time perdeu por 1 a 0 para o adversário.
A primeira vitória do ano
Foi na terceira rodada do Campeonato Baiano que enfim a torcida do Bahia pode soltar o grito de vencedor. Na ocasião, o Tricolor de Aço venceu o Jacobina saciando a sede de gols ao anotar cinco em cima do oponente, que não marcou nenhum.
A dupla revanche
Os caminhos do Bahia e do Jequié se encontraram novamente na semifinal e, dessa vez, o Tricolor de Aço foi à desforra. No jogo de ida, o Bahia venceu por 1 a 0 e, em seguida, jogando em casa na partida de volta, a vitória foi por 4 a 1.
O Campeonato Baiano terminou com um clássico entre Bahia e Vitória. O Leão soteropolitano levou a melhor, vencendo o jogo de ida por 3 a 2 e empatando o returno em 1 a 1, garantindo, assim, mais um título de campeão baiano.
A campanha no Nordestão
Estreia com vitória
O Bahia estreou na Copa Nordeste durante o estadual, em fevereiro de 2024. A primeira partida foi contra o Sport Recife, com o tricolor anotando dois gols e vencendo a partida em cima do Leão pernambucano, que fez apenas um.
A chegada nas quartas de final
Após passar invicto pela primeira fase da Copa do Nordeste, o Tricolor de Aço enfrentou a equipe do Náutico nas quartas de final do torneio. Jogando em casa, a equipe contou com o apoio da torcida para sua vitória pelo placar de 3 a 0 em cima do time recifense.
A triste queda na semifinal
Apesar de não ter sido um dos melhores momentos do Bahia na temporada de 2024, o jogo contra o CRB na semifinal da Copa do Nordeste merece destaque. A partida foi bastante equilibrada, terminando em um empate sem gols. Na decisão dos pênaltis tudo parecia seguir indefinido, até que o CRB converteu um chute, enquanto o Bahia desperdiçou a oportunidade.
Assim, após perder com um placar de 8 a 7, o Tricolor de Aço abandonou o sonho da final. O CRB, por sua vez, não conseguiu derrotar o Laion. Assim, o Fortaleza conquistou o seu terceiro título do Nordestão.
Os melhores momentos do Bahia no Brasileirão 2024
A primeira de uma série de vitórias
Apesar de ter estreado no Brasileiro com uma derrota para o Internacional, o Tricolor de Aço logo se recuperou. Na segunda partida, venceu o Fluminense por 2 a 1, vitória que deu início a uma sequência de oito rodadas sem perder. Foram três empates – dois gols para cada contra o Vitória; um gol com o Atlético-MG e dois a dois contra o Criciúma, respectivamente. E, ainda, cinco vitórias diante do Fluminense (2-1); Grêmio (1-0); Botafogo (1-2); RB Bragantino (1-0) e Fortaleza (1-0).
A goleada em cima do Cruzeiro
Na 11ª rodada, o Bahia recebeu o Cruzeiro na Arena Fonte Nova e mostrou como a torcida é mesmo o 13º jogador em campo. O time mineiro até abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, mas o Tricolor não apenas empatou, como virou o placar e ainda goleou o adversário. Ao final, o Bahia venceu por 4 a 1.
Com 22 partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro de 2024, o time de Rogério Ceni vem fazendo uma boa campanha – apesar de ter derrapado nas últimas rodadas. O time chegou a ficar bem próximo do topo da tabela, mas agora está em sétimo lugar geral.