Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Demitido recentemente, veja como foi a passagem do ídolo Danilo no Corinthians

Demitido recentemente, veja como foi a passagem do ídolo Danilo no Corinthians

Publicado em:

Última atualização:

Campeão da Copinha pelas categorias de base do Timão, a passagem de Danilo no Corinthians chegou ao fim no mês de junho. Embora o treinador tenha levantado uma taça com o clube paulista, seu desempenho no brasileirão foi muito abaixo do esperado, tendo seu ápice com a goleada sofrida de 6 a 0 contra o Cruzeiro.

Tendo desavenças desde o início do ano com a nova diretoria de Augusto Melo, o comandante, que já é ídolo do time, teve estatísticas de cinco derrotas, dois empates e duas vitórias na liga enquanto permaneceu como técnico, acumulando oito pontos em nove jogos. Além disso, o elenco sofreu goleadas dolorosas contra o Cuiabá por 4 a 0.

Com o comando de Renato Rodrigues, os Gaviões vêm de duas partidas ganhas de forma consecutiva. O plantel agora está na 14ª posição da tabela, com 14 pontos e um saldo de gols negativo de -12.

Quer saber mais sobre como foi a passagem de Danilo no Corinthians como jogador e treinador? Acompanhe a leitura do artigo para ver detalhes de suas estatísticas e conquistas com a equipe.

A carreira de Danilo no Corinthians

Atuando como meio-campista enquanto jogador, a trajetória de Danilo no Corinthians o coloca como um dos grandes ídolos do clube nos últimos anos. Canhoto e com muita habilidade técnica, o atleta teve o apelido de “Zidanilo” no período em que jogava, dando a referência que sua qualidade era comparada à de Zinedine Zidane.

Com passagens no Goiás, São Paulo e Kashima Antlers, é com a camisa do Timão que o esportista teve mais partidas na carreira. Entre 2010 a 2018, foram 342 partidas no time paulista, além de 33 gols e 32 assistências. O meia ofensivo teria ainda uma curta passagem pelo Vila Nova, no qual atuou apenas por 15 jogos antes de se aposentar.

Participando do período mais vitorioso da equipe, veja as taças que o atleta teve: 

  • 1 Mundial de Clubes (2012)
  • 3 Campeonatos Brasileiros (2011, 2015 e 2017)
  • 1 Libertadores das Américas (2012)
  • 1 Recopa Sul-Americana (2013)
  • 3 Paulistas (2013, 2017 e 2018)

A partir de então, a passagem de Danilo no Corinthians só teria seu retorno com os estudos para se tornar treinador das categorias de base da equipe. Sua volta para os Gaviões acontece justamente no início da temporada de 2021, como técnico do Sub-23 do clube.

Após o desmonte do elenco, o Presidente Duílio o colocou como comandante do Sub-20, o qual ficou por três anos sob sua liderança. Entre os destaques, a equipe chegou a final do Brasileirão Sub-20, mas perdeu o torneio para seu rival, Palmeiras. 

O comandante ainda chegou a conquistar a Copinha de 2024 com campanha espetacular, levando a 11ª taça do clube paulista na competição. Vale destacar que o ex-jogador também chegou a assumir como técnico interino após o desligamento de Cuca em 2023 no Derby Paulista. A partida terminou com derrota para os alvinegros por 2 a 1.