O Mirassol chocou o futebol brasileiro na temporada passada, classificando-se para a Conmebol Libertadores em sua primeira participação na elite do futebol brasileiro, atingindo um nível de surpresa que dificilmente será igualado não só neste como nos próximos anos.
Levando em consideração as expectativas de cada time para a próxima temporada e o seu desempenho recente, listamos certas equipes cujo cenário promissor lhes permite eventualmente surpreender no Campeonato Brasileiro 2026, que começa no próximo final de semana.
Grêmio acertou com seu novo técnico
Desde o segundo lugar em 2023, amplamente influenciado pelo desempenho extraordinário de Luis Suárez em sua única temporada no futebol brasileiro, o Grêmio tem passado longe de disputar por coisas importantes dentro do Brasileirão. No final das contas, o nono lugar da temporada passada é generoso ao considerar que a equipe gaúcha terminou somente seis pontos acima do primeiro membro do Z4.
Analisando todos os times que trocaram de técnico para esta temporada, poucas equipes contrataram um nome tão interessante quanto o Grêmio, trazendo Luis Castro, cujo último trabalho no Brasil o viu colocando de maneira surpreendente o Botafogo na briga pelo título antes de deixar o clube rumo ao Al-Nassr. Cogitar título seria um exagero tremendo, mas Luís Castro, com reforços interessantes, pode levar o Tricolor Gaúcho a uma campanha bem mais estável que os 49 pontos somados em 2025, eventualmente brigando por vaga na Libertadores.
O Tricolor Gaúcho terá o centroavante Carlos Vinícius pela temporada inteira, um dos grandes responsáveis pelo crescimento do time em 2025, marcando 12 gols em 14 aparições no Brasileirão. Carlos Vinícius será municiado, entre outros nomes, por Tetê, o ponta de 25 anos, que retorna ao seu clube formador após passagens pelo Panathinaikos, Galatasaray e Shakhtar Donetsk. Perder o jovem Alysson para o Aston Villa é um baque significativo, mas esse time tem poderio ofensivo o suficiente para ir bem na Série A nas mãos certas.
Poderá o Bragantino sustentar a saída de Jhon Jhon?
Curiosamente, assim como o Grêmio, que atingiu o seu ápice recente em 2023, o Bragantino também vem de duas temporadas sem muito brilho — a décima colocação na temporada passada é muito mais um reflexo da falta de destaques no meio da tabela do que propriamente algo marcante em relação ao seu desempenho.
Se há algo a se elogiar nessa campanha anterior do Bragantino, é a maneira como o time se afastou de uma potencial briga pelo rebaixamento após a chegada de Vagner Mancini, trazendo estabilidade para o Massa Bruta na reta final da temporada. Assumindo um clube que tinha só uma vitória em 10 partidas, Vagner Mancini venceu metade dos seus oito jogos nas últimas semanas e deixou o time de Bragança Paulista confortavelmente no meio da tabela.
O grande obstáculo em 2026 será lidar com a iminente saída de Jhon Jhon, rumo ao Zenit, destaque do time desde que se transferiu ao clube vindo do Palmeiras. Repetindo a estratégia que deu certo no passado, o Massa Bruta foi atrás de outro jovem talento sem muito espaço em um dos maiores clubes do país, fazendo de Wallace Yan a sua maior contratação nesta janela.
Diferentemente de outros times no cenário nacional, perder jogadores importantes faz parte da realidade do Bragantino em temporadas recentes, tendo como exemplos o atacante Helinho e o zagueiro Léo Ortiz — esse movimento comum ilustra o bom histórico da equipe desenvolvendo jovens jogadores, ponto promissor em relação ao futuro de Wallace Yan. Preparado para lidar com esse tipo de perda e contando com um trabalho promissor de Vagner Mancini em sua primeira amostra na temporada passada, o Bragantino pode surpreender positivamente nesta temporada.
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.