A Segunda Divisão está na reta final e vários times estão na emocionante briga pelo acesso para disputar a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2025. E como a história do futebol mostra, ter um bom artilheiro à disposição faz muita diferença na hora decisiva. Mas, afinal, quem é o artilheiro da Série B em 2024?
1) Caio Dantas (Guarani) e Erick Pulga (Ceará) – 11 gols
O posto de artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B está dividido entre dois atacantes de clubes diferentes. No topo da tabela, Caio Dantas, atacante do Guarani, e Erick Pulga, atacante do Ceará, ocupam a posição com 11 gols cada.
Último colocado da competição e em uma situação quase irreversível, o Guarani conta com Caio Dantas como sua última esperança. Ao todo, são 11 gols e duas assistências em 31 jogos disputados pelo Bugre.
Os números de Erick Pulga são, contudo, idênticos aos de Caio Dantas. Principal responsável pela reviravolta do Ceará, que ocupa a quinta colocação e briga pelo acesso, o ponta marcou 11 gols e duas assistências em 31 jogos.
2) Aylon (Ceará), Anselmo Ramón (CRB) e Matheus Frizzo (Coritiba) – 10 gols
Além de Erick Pulga, o Ceará conta com a grande fase do atacante Aylon na briga pelo acesso. O jogador disputou 32 partidas na temporada, marcando 10 gols e duas assistências.
O CRB segue vivo na briga pela permanência na Série B. Ainda assim, conta com mais um grande ano de Anselmo Ramon, que marcou 10 gols e uma assistência em 34 jogos.
O Coritiba ainda sonha com uma vaga para retornar à Série A em 2025, e o motivo disso é Matheus Frizzo. O atacante vive grande fase, com 10 gols e duas assistências em 29 jogos.
3) Dellatorre (Mirassol), Giuliano (Santos), Guilherme (Santos) e Fabrício Domínguez (Sport) – 9 gols
O Mirassol segue firme e forte na briga pelo acesso inédito para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2025. O grande responsável por isso, todavia, é o experiente Dellatorre, que marcou nove gols e duas assistências em 30 jogos.
Líder do Campeonato e perto de retornar ao topo após seu primeiro rebaixamento, o Santos conta com dois grandes destaques no ano da Série B. O experiente meia Giuliano conta com nove gols e uma assistência em 26 jogos, enquanto o ponta Guilherme anotou nove gols e oito assistências em 28 jogos.
Terceiro colocado na tabela e muito próximo de retornar à Primeira Divisão, o Sport encontrou em uma aposta feita o seu principal jogador no ano. O atacante uruguaio Fabrício Domínguez vive boa temporada com o Leão, marcando nove gols e duas assistências em 29 jogos.
4) Alesson (Vila Nova) e Chrystian Barletta (Sport) – 8 gols
O Vila Nova acabou, mais uma vez, perdendo gás na briga pelo acesso e deve permanecer por mais um ano na Série B. Sexta colocada, a equipe goiana, ainda assim, teve uma grande temporada de Alesson, que marcou oito gols e cinco assistências em 32 jogos.
Outro jogador de grande importância para a ótima temporada do Sport na Série B de 2024 é o ponta Chrystian Barletta. Reforço no início do ano, o jovem marcou oito gols e três assistências em 28 partidas disputadas.
5) Saulo Mineiro (Ceará), Mário Sérgio (Chapecoense), Bruno Xavier (Ituano), Neto Pessoa (Novorizontino), Jeh (Ponte Preta), Zé Roberto e Gustavo Coutinho (Sport) – 7 gols
Além de Chrystian Barletta e Fabrício Domínguez, o forte sistema ofensivo do Sport conta com mais dois destaques na lista de artilharia da Série B. Gustavo Coutinho marcou sete gols e três assistências, enquanto Zé Roberto anotou sete gols e quatro assistências.
Além disso, outros jogadores contam com sete gols e ocupam a quinta colocação. Bruno Xavier (Ituano), Neto Pessoa (Novorizontino), Jeh (Ponte Preta) e Saulo Mineiro (Ceará) completam o top 5.