Início » Futebol » Campeonato Baiano » Baianão 2025: quando começa o campeonato e que times participarão

Baianão 2025: quando começa o campeonato e que times participarão

Publicado em:

Última atualização:

Com a temporada 2024 do futebol brasileiro e do continental se aproximando do final, as torcidas começam a se voltar aos torneios estaduais. Para o próximo ano, estima-se que cerca de 300 times entrarão em campo pelos campeonatos de seus respectivos estados. Só na Bahia, por exemplo, são 12 clubes participantes. Então, confira a seguir que times disputam e quando começa o Campeonato Baiano de 2025.

Quando começa e quem disputa o Campeonato Baiano em 2025

Regido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Campeonato Baiano acontece desde 1903, sendo o mais antigo do Nordeste e o segundo mais antigo do Brasil. Muito embora a FBF ainda não tenha divulgado o calendário oficial de 2025 nem quando começa o Campeonato Baiano do próximo ano, o torneio deve seguir o padrão dos anteriores, com as primeiras rodadas acontecendo ainda no mês de janeiro. 

Já em relação aos participantes, após o final da temporada 2024 do evento, Bahia de Feira e Itabuna foram rebaixados e estão fora da Série A do Baianão. Por outro lado, com o fim da Série B do estadual, as duas equipes que disputaram a final garantiram, também, uma vaga na elite do futebol baiano. Um deles é o Colo-Colo, time da cidade de Ilhéus, e o outro, o vencedor da Série B do estadual, o Porto–BA.

Vale ressaltar que o Porto–BA é um time bastante jovem, criado em 2023, e que, em menos de um ano de fundação, já conquistou o acesso. Já o Colo-Colo está de volta à Série A do Campeonato Baiano após oito anos rebaixado.

Assim, os times que irão disputar o Baianão em 2025 são: 

  • Atlético de Alagoinhas;
  • Bahia;
  • Barcelona de Ilhéus;
  • Colo-Colo;
  • Jacobina;
  • Jacuipense;
  • Jequié;
  • Juazeirense;
  • Porto-BA;
  • Vitória.

Relembre o Baiano de 2024

Em 14 de janeiro, a bola rolou na primeira partida do Baianão de 2024. O primeiro confronto foi protagonizado pelo Bahia de Feira, que recebeu o Jacobina, vencendo-o com uma bela goleada. Foram seis gols do time de Feira de Santana contra apenas um de seu oponente. Na mesma noite, o Itabuna perdeu para o Atlético-BA por um a zero.

Depois de nove rodadas, Bahia, Vitória, Barcelona de Ilhéus e Jequié formavam o G4 da ponta superior da tabela e avançaram para as semifinais. Somados os jogos de ida e volta, o Bahia anotou cinco gols em cima do Jequié, que marcou apenas um. Enquanto isso, o Vitória marcou seis contra apenas um do time de Ilhéus.

Com isso, o Campeonato Baiano de 2024 viu o clássico Ba-Vi em sua final. No jogo de ida, o Vitória balançou a rede do Esquadrão de Aço três vezes, enquanto o Bahia marcou dois gols. Na partida de volta, tanto o tricolor quanto o Leão marcaram um gol cada. Assim, o Vitória se consagrou campeão baiano, levando para casa seu 30º título estadual desde sua criação.

O Vitória ficou também com o posto de artilheiro do Baianão, que foi dividido por Alerrandro e Osvaldo, com cinco gols marcados, cada. Já o maior garçom do campeonato foi Biel, mas não só: também teve Luciano Juba, do Bahia, com quatro assistências cada um.