Início » Futebol » Biografia Lucas Moura: conheça a história do ídolo do São Paulo

Biografia Lucas Moura: conheça a história do ídolo do São Paulo

Publicado em:

Última atualização:

Três vezes campeão da América, três conquistas no Mundial e seis títulos nacionais: este é o São Paulo Futebol Clube. Grandes ídolos marcaram a história do clube de futebol, como Lucas Moura. Admirado pela torcida, o meia faz questão de mostrar o amor pela camisa tricolor dentro e fora de campo. Sendo assim, conheça a biografia de Lucas Moura, a trajetória e as conquistas do jogador do São Paulo.

Biografia Lucas Moura: o início

Lucas Rodrigues Moura da Silva nasceu em São Paulo no dia 13 de agosto de 1992. Apaixonado por futebol, o garoto de 1,74m jogava no quintal de casa com o pai, na rua e até dormia abraçado com a bola. Em entrevista para a DAZN, o paulistano revelou o seu maior sonho: dar orgulho para a família. A partir daí, Lucas levou a sério o desejo de se tornar jogador profissional.

Apesar da paixão pelo futebol, o primeiro esporte de Lucas foi o futsal. Dos 6 aos 12 anos, o garoto treinou na Escolinha do Marcelinho Carioca, o Santa Maria, clube de São Caetano, e o Juventus. Um fato curioso é que o craque começou justamente no rival do Tricolor: o Corinthians.

Em 2003, Lucas passou a treinar campo e futsal no Alvinegro. Em entrevista ao podcast Denílson Show, no Youtube, o meia contou que conciliou as duas modalidades: “Chegava da escola de manhã, almoçava correndo, e aí pegava um ônibus e dois metrôs até o Parque São Jorge. Eu treinava campo à tarde, no Terrão, e à noite o salão” – disse no podcast de Denílson.

Já em 2005, Lucas Moura enfrentou o seu primeiro grande desafio: o São Paulo. Foi em Cotia, município com aproximadamente 254 mil habitantes, que o primeiro capítulo da história no futebol foi escrito. O rapaz foi convidado a conhecer o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel (CFA) de Cotia e, então, passou a fazer parte das categorias de base.

História no São Paulo

Foram anos e anos de treinamentos até ganhar a primeira oportunidade no profissional. Apelidado de Marcelinho no Corinthians, o garoto não via a hora de vestir a camisa do São Paulo.

Arena da Baixada, em Curitiba, no dia 8 de agosto de 2010. O duelo entre Atlético Paranaense (hoje Athletico) e São Paulo, na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, é a data mais especial da carreira de Lucas: o dia da estreia profissional. O técnico Milton Cruz chamou o jogador no banco de reservas e o colocou nos minutos finais. Com apenas 17 anos, vestindo a camisa 37, Lucas Moura mostrou todo o potencial.

Rodada a rodada do Brasileirão, Lucas foi ganhando a confiança do treinador e, principalmente, da torcida, até obter a titularidade. Jogou três minutos contra o Cruzeiro, 45 contra o Corinthians, e 90 contra o Vasco. O primeiro gol com a camisa do São Paulo saiu em 05 de setembro, contra o Atlético Mineiro, na rodada 19 do torneio nacional.

Lucas trocou a camisa 37 pela 7. A passagem no profissional foi de 2010 a 2012, com presença no Campeonato Paulista, Brasileirão e Copa do Brasil. O momento mais importante foi, sem dúvidas, a conquista do primeiro título da Copa Sul-Americana. Na final, o São Paulo bateu o Tigres, da Argentina.

Foram 128 partidas e 33 gols, segundo as estatísticas do site O Gol.

Desafio na França

Lucas brilhou tanto no São Paulo que, em 2013, logo após a conquista da Sul-Americana, foi contratado pelo Paris Saint-Germain, da França. Em sua primeira experiência na Europa, o meia tinha Ibrahimovic, Pastore, Verratti, Lavezzi, Di Maria e Marquinhos como companheiros. Era o sonho surpreendentemente se tornando realidade para o garoto que jogava futebol no quintal de casa com o pai.

O brasileiro fez a sua estreia no PSG em 03 de janeiro de 2013, em amistoso contra o Lekhwiya (atual Al Duhail), do Catar. Por outro lado, o primeiro confronto oficial do meia foi em 11 de janeiro, na 16ª rodada do Campeonato Francês, em empate sem gols contra o Ajaccio.

No clube de Paris, Lucas Moura levantou 16 taças entre 2013 e 2018, com 229 jogos e 46 gols.

Trajetória na Inglaterra – biografia Lucas Moura

Apesar do bom desempenho no time parisiense, Lucas foi perdendo espaço com o passar dos anos. Foi aí que, na temporada 2018, o Paris negociou o meia com o Tottenham, da Inglaterra.

Estreou contra a Juventus, da Itália, nas oitavas de final da Liga dos Campeões, em 13 de fevereiro de 2018. Não marcou gols e ficou pouco tempo em campo, mas pôde mostrar a sua habilidade e competência. Apesar da falta de êxito no futebol inglês, um momento de sua trajetória se destaca: quando o craque foi decisivo e, contra o Ajax, marcou três gols nos acréscimos, qualificando assim o Tottenham até a final da Champions 2019.

Com os Spurs, o brasileiro fez 219 jogos e 39 gols entre Campeonato Inglês, Liga dos Campeões, Liga Europa, Conference League, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa, além de somar um título.

O retorno para o Brasil

Após empilhar troféus em Paris e ficar cinco anos na Inglaterra, o meia decidiu que era o momento de voltar para casa: o São Paulo. Afinal, aquele era o time que o revelou para o mundo. O paulistano aceitou a proposta do Tricolor sem pensar duas vezes e, assim, escreveu um novo capítulo na biografia de Lucas Moura.

Em seu primeiro ano com a camisa 7, Lucas recebeu a responsabilidade de liderar o São Paulo até a final da Copa do Brasil. O elenco passou por Ituano, Sport, Palmeiras e Corinthians, mas conseguiu bater o Flamengo na decisão e, dessa maneira, trazer o troféu para casa.

Outra experiência inédita na carreira do meia foi a Libertadores. Em 29 de maio de 2024, em confronto contra o Talleres, balançou as redes pela primeira vez.

Em 2024, Lucas Moura continua no São Paulo.

História com a Seleção Brasileira – biografia Lucas Moura

O bom futebol de Lucas Moura não lhe rendeu apenas contratações em clubes europeus, mas também diversas convocações para a Seleção Brasileira. Entretanto, antes de chegar ao profissional, o craque jogou no Sub-20, onde ganhou o Campeonato Sul-Americano.

A primeira convocação do atleta aconteceu em 2011. Estreou com o emblema da nação em 27 de março, na vitória por 2 a 1 contra a Escócia, em amistoso. Lucas jogou a Copa América naquele ano, mas o país foi eliminado nas quartas de final para o Paraguai. O meia também esteve nas Olimpíadas de Londres, em 2012, mas o Brasil perdeu a final para o México. No ano seguinte, venceu a Copa das Confederações, em casa, mas não foi convocado para a Copa do Mundo de 2014.

Dessa maneira, o jogador vestiu a amarelinha em 35 ocasiões, com quatro gols marcados, segundo o site O Gol.

Vida pessoal de Lucas Moura

Diferente do seu futebol, onde todos conseguem ver o talento de Lucas com a bola, o jogador prefere ser discreto na vida pessoal. O meia é casado com Larissa Saad, modelo e digital influencer, desde dezembro de 2016. Os dois se conheceram nas redes sociais e, dessa maneira, não se desgrudam mais.

O casal tem dois filhos: Miguel, de seis anos, e Pedro, de quatro.

Lucas Moura nunca estampou manchetes de fofoca ou páginas de entretenimento. Nas redes sociais, o atleta divulga apenas cliques ao lado da família, amigos, com a mulher, Larissa, e os filhos.

Todos os títulos e premiações de Lucas Moura

Mas o que transforma o jogador de futebol em ídolo no futebol? A garra em campo, vitórias, gols, finais disputadas, amor pela camisa e, claro, o item mais importante da lista: títulos. Lucas conquistou diferentes troféus pelos três clubes, além da Seleção Brasileira. Ele nunca venceu premiações como a Bola de Ouro ou FIFA The Best, mas foi selecionado como o melhor jogador de campeonatos entre os dois continentes.

Campeonato Francês, Copa Sul-Americana, Supercopa da França e Copa das Confederações são algumas das taças que o meia tem. Em 2023, a biografia de Lucas Moura ganhou uma nova aquisição: a conquista inédita da Copa do Brasil para o São Paulo. Após anos na fila, o Tricolor quebrou o tabu e, finalmente, venceu o torneio nacional.

Por fim, confira todos os títulos e as premiações de Lucas Moura na carreira:

Títulos

São Paulo:

  • CONMEBOL Sul-Americana – 1 título (2012)
  • Copa do Brasil – 1 título (2023)
  • Copinha – – 1 título (2010)

PSG:

  • Campeonato Francês – 5 títulos (2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2017/18)
  • Copa da França – 3 títulos (2014/15, 2015/16 e 2016/17)
  • Copa da Liga Francesa – 4 títulos (2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2016/17)
  • Supercopa da França – 4 títulos (2013, 2014, 2015 e 2016)

Tottenham:

  • Internacional Champions Cup – 1 título (2018)

Seleção Brasileira:

  • Superclássico das Américas (2011, 2012 e 2018)
  • Copa das Confederações – – 1 título
  • Campeonato Sul-americano sub-20 – 1 título (2013)

Premiações

  • Revelação do Campeonato Brasileiro (2010)
  • Revelação do Campeonato Paulista (2011)
  • Melhor Meia do Campeonato Paulista – Mesa Redonda e Diário de São Paulo (2011)
  • Melhor Meia do Sul-Americano Sub-20 (2011)
  • Melhor jogador da final do Sul-Americano Sub-20 (2011)
  • Seleção do Campeonato Paulista (2012)
  • Melhor meia direita do Campeonato Brasileiro – Prêmio Craque do Brasileirão (2012)
  • Melhor Atacante do Campeonato Brasileiro – Bola de Prata (2012)
  • Seleção da Copa Sul-Americana (2012)
  • Melhor jogador da final da Copa Sul-Americana (2012)
  • Melhor jogador da Copa Sul-Americana (2012)
  • Terceiro Melhor Jogador Das Américas – Jornal El País (2012)
  • Seleção do Campeonato Francês – Jornal L’Equipe (2013/14)
  • Seleção da Champions League (2018/19)
  • Seleção da temporada no Troféu Mesa Redonda (2023)
Aviso de Privacidade

Quando você visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Esta informação pode ser sobre você, as suas preferências ou o seu dispositivo, e é utilizada principalmente para fazer o website funcionar conforme o esperado. Esta informação normalmente não identifica você diretamente, e pode proporcionar uma experiência web mais personalizada. Dessa forma, em respeito ao seu direito à privacidade, você pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Clique nos cabeçalhos das diferentes categorias de cookies para saber mais e alterar as nossas configurações predefinidas. Informamos que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no website e os serviços que podemos oferecer. Informações adicionais podem ser encontradas no nosso Aviso de Cookies.