Início » Futebol » Beto na Udinese: relembre a passagem do atacante português na Itália

Beto na Udinese: relembre a passagem do atacante português na Itália

Publicado em:

Última atualização:

O futebol português é muito mais do que Cristiano Ronaldo. O país é responsável por revelar todos os anos grandes talentos, assim como o atacante Beto. Nascido em Lisboa, o jovem vestiu a camisa de diferentes clubes em Portugal, Itália e Inglaterra. Relembre como foi a campanha de Beto na Udinese e as estatísticas que mostram por que o atacante é um dos grandes nomes da atual geração portuguesa.

Atualmente, Beto defende o Everton, da Inglaterra.

Números de Beto na Udinese

Força física e instinto de gol. Essas foram as palavras que a Udinese utilizou para anunciar a contratação de Beto, o atacante português revelado nas categorias de base do Benfica e com passagens no Tires, Clube Olímpico do Montijo e Portimonense.

Norberto Bercique Gomes Betuncal, ou Beto, estreou na Udinese em 12 de setembro de 2021, na vitória por 1-0 sobre o Spezia, no Campeonato Italiano. O atacante saiu do banco de reservas no segundo tempo e jogou 27 minutos. A atuação de Beto na área e a força no jogo aéreo lhe garantiram a titularidade absoluta a partir do quarto duelo à frente dos bianconeri.

O primeiro gol, entretanto, saiu quase um mês depois, contra a Sampdoria. Beto manteve bons números no Campeonato Italiano e Copa da Itália, mas lesões e problemas de saúde o tiraram do plantel. Pouco a pouco, o português foi perdendo espaço no elenco.

Em 29 de agosto de 2023, a Udinese informou a venda do atacante para o Everton. Os valores não foram revelados pelo clube, mas o portal Transfermarkt, especialista em negociação de jogadores, indica que a transação rendeu 25 milhões de euros aos italianos.

Se você chegou até aqui, é porque quer saber quais são os números de Beto na Udinese. Então, confira as estatísticas que provam a boa campanha do atacante em território italiano:

Beto na Udinese (2021–2023)

  • 65 jogos
  • 22 gols
  • 3 assistências
  • Último jogo: Udinese 0 x 3 Juventus – 20/08/2023 – Campeonato Italiano
  • Nenhum título

Carreira de Beto

Beto nasceu em Lisboa, a capital de Portugal. O atacante de 1,94 m estava decidido a realizar o sonho de jogar futebol profissional. Entrou para a academia juvenil do Benfica, onde aprendeu com grandes treinadores. Foi dispensado, mas conseguiu um contrato com o Tires, após o convite do presidente do time.

Ao mesmo tempo em que jogava futebol, Beto trabalhava no KFC para ajudar a família. Em entrevista ao site italiano Cronache di Spogliatoio, o jogador contou que acordava cedo, trabalhava na loja de frangos, corria para o treino e, então, voltava para a casa descansar. Beto ganhava entre 500 e 600 euros por mês no KFC.

Assinou com o Clube Olímpico do Montijo em 2018 para jogar a terceira divisão do futebol português. Depois, o atleta foi contratado pelo Portimonense, onde atuou por duas temporadas. Beto transferiu-se para a Udinese, por empréstimo, em 2021, e em 2023 arrumou as malas para se mudar para a Inglaterra.

Beto assinou contrato de quatro anos com o Everton, válido até o final de junho de 2027. No clube, o atacante balançou as redes pela primeira vez na vitória por 2 a 1, contra o Doncaster Rovers, na Copa da Liga Inglesa. Terminou a sua primeira temporada no Everton com cinco gols, três na Premier League.