O Brasileirão é o mais temido dos campeonatos. A cada edição, três e às vezes quatro equipes brigam pelo título e também contra o rebaixamento para a segunda divisão. Entre as rodadas, placares elásticos e vitórias históricas que explicam porque o torneio é o preferido dos brasileiros. Relembre as maiores goleadas do Brasileirão e saiba quem carrega o legado em seu currículo.
Quais são as maiores goleadas do Brasileirão?
Marcar quatro ou mais gols em uma partida de futebol não é uma tarefa fácil. Quando isso acontece, o resultado entra para os livros de histórias, principalmente para os clubes em questão, seja de maneira positiva ou negativa. Desde a primeira edição do Brasileirão já realizada, a lista de maiores goleadas só cresce.
Vitórias com quatro, cinco ou mais são consideradas goleada. A diferença de gols entre as equipes também faz a diferença, tornando ainda mais importante o resultado.
O ranking é grande, mas selecionamos cinco das maiores goleadas do Brasileirão para você relembrar.
Corinthians 10 x 1 Tiradentes PI – 1983
O título de maior goleada na história do Brasileirão pertence ao Corinthians. Em 9 de fevereiro de 1983, o Alvinegro recebeu o Tiradentes (Piauí), no Estádio do Canindé, em duelo válido pela primeira fase da competição.
Surpreendentemente, o Tiradentes abriu o placar com Sabará, de pênalti. Daí em diante, o Timão dominou a partida. No primeiro tempo, Sócrates empatou e virou o placar, Biro-Biro acertou as redes, Magrão fez o quarto e Paulo Egídio aumentou a vantagem. O Corinthians não tirou o pé na etapa final: os gols foram de Ataliba, Wladimir, Paulo Egídio, Sócrates e Vidotti. Placar final, 10 x 1.
Vasco 9 x 0 Tuna Luso – 1984
O Vasco também aparece na lista das maiores goleadas do Brasileirão. O dia 19 de fevereiro de 1984 marca a histórica vitória do Gigante da Colina contra o Tuna Luso, do Pará, no Campeonato Brasileiro.
Em São Januário, Arturzinho abriu o placar para o Vasco em cinco minutos. Geovani ampliou de pênalti, Airton estufou as redes e Arturzinho, de novo, deixou a defesa rival sem saber o que fazer. No segundo tempo, Arturzinho fez o terceiro na partida, um hat-trick e, em seguida, Marcelo Vita marcou três gols. Arturzinho, nos acréscimos, fez o nono gol da vitória vascaína.
Naquele ano, o Vasco conquistou o vice-campeonato brasileiro.
Flamengo 8 x 0 Fortaleza – 1981 – as maiores goleadas do Brasileirão
Em 4 de fevereiro de 1981, o Maracanã recebeu a partida entre Flamengo e Fortaleza na primeira fase da Taça de Ouro, antigo nome do Campeonato Brasileiro. O resultado daria uma das maiores goleadas da história do clube carioca.
Peu marcou o primeiro, enquanto Nunes balançou as redes antes do intervalo. À frente do placar, o Rubro-Negro não estava satisfeito e queria mais: na segunda etapa, Nunes conquistou dois, um atrás do outro, Vitor Silva deixou o dele, Nunes fez o quarto, Peu aumentou a conta, e por fim Nunes fechou o placar em 8 x 0 para os cariocas.
Essa é a maior goleada da história do Flamengo no campeonato nacional.
São Paulo 7 x 0 Paysandu – 2004
Outro placar que entrou para a história foi o 7 x 0 do São Paulo em cima do Paysandu. Em 28 de setembro de 2004, o Morumbi recebeu as equipes para a partida da 33ª rodada do Brasileirão. O resultado não só deu ao Tricolor uma das maiores goleadas da sua trajetória, como quebrou o jejum de cinco jogos sem pontuar.
Cicinho abriu o placar no primeiro tempo para o São Paulo e Nildo ampliou. No segundo, Grafite, duas vezes, Cicinho, Souza e Jean Carlos selaram o placar elástico contra o Paysandu.
Goiás 6 x 0 Palmeiras – 2014
Inesperadamente, o Goiás goleou o Palmeiras, no Serra Dourada, em 21 de setembro de 2014, na 23ª rodada do Brasileirão. De um lado, os atletas do Esmeraldino comemoraram com a torcida, enquanto os palmeirenses lamentaram o resultado.
Ramon abriu o placar no primeiro tempo para o Goiás, mas Esquerdinha, Erik e David França ampliaram. No segundo, Thiago Mendes e Welinton confirmaram a goleada. Diferente dos outros confrontos, aqui nenhum jogador marcou dois gols ou mais.
O Palmeiras não conseguiu reagir no duelo.
Qual time brasileiro aplicou mais goleadas?
Na era dos pontos corridos, o Flamengo é o time que mais aplicou goleadas no Campeonato Brasileiro. São 74 desde 2003, a primeira edição do torneio sob o sistema onde todos jogam contra todos. O levantamento foi feito pelo jornalista Rodolfo Rodrigues e publicado no perfil oficial do Brasileirão nas redes sociais. Para basear a pesquisa, vitórias por três ou mais gols de diferença foram levadas em consideração.
Logo em seguida vem o Santos no segundo lugar do ranking com 72 e o Atlético Mineiro fecha o pódio com 63, incluindo goleada no clássico mineiro contra o Cruzeiro.
Confira o levantamento completo, atualizado até a temporada 2024.
- Flamengo – 74
- Santos – 72
- Atlético MG – 63
- São Paulo – 62
- Palmeiras – 61
- Grêmio – 58
- Athletico Paranaense – 57
- Cruzeiro – 56
- Internacional – 55
- Fluminense – 49