Dois dos centroavantes mais letais do futebol mundial atuando em equipes como o Manchester City e o Bayern de Munique são uma receita de sucesso praticamente infalível, e os números provam isso.
Por mais que a temporada ainda esteja longe da metade, Kane e Haaland se demonstram prontos para, no mínimo, desafiar marcas históricas de suas respectivas competições, jogando, se não o melhor, algo muito próximo do melhor futebol de suas carreiras.
Erling Haaland pode quebrar o seu próprio recorde
Não há no futebol mundial um atacante que tenha um faro de gol maior do que Erling Haaland. Um jogador que maximiza as suas ações dentro de campo, sempre tendo em mente como melhor se posicionar para estar pronto para botar a bola no fundo das redes, Haaland é o mestre da sua arte.
Como só ele e poucos outros nomes poderiam alcançar, Haaland basicamente criou um cenário beirando a hegemonia no seu campeonato nacional, no qual qualquer cenário em que não tenha ele como artilheiro no fim da temporada é algo surpreendente.
O camisa 9 caminha com tranquilidade para ser o artilheiro da Premier League na temporada 25/26, o que seria a sua terceira vez alcançando esse feito em quatro anos. Desde que se juntou ao Man. City, Haaland marcou 37 gols a mais do que qualquer outro jogador no futebol inglês e já se aproxima da marca de 100 gols na Premier League (atualmente com 96).
Mesmo já sabendo desses e tantos outros números impressionantes, o desempenho de Haaland segue surpreendendo, e a sua média atual de mais um gol por partida (11 em 9) coloca em evidência a possibilidade do centroavante norueguês quebrar seu próprio recorde.
Os 36 gols de Haaland na temporada 22/23, a sua primeira no Man. City, representam a maior marca de qualquer jogador na história da Premier League, superando lendas dessa competição como Alan Shearer, Andy Cole, Cristiano Ronaldo, Mohamed Salah, Thierry Henry e tantos outros.
Tendo alcançado tal marca, fica até difícil falar em evolução no jogo do norueguês. O destaque nestas primeiras 11 rodadas é que Haaland, um jogador de volume ofensivo extremamente alto, mantém uma taxa de conversão de gols de 30%, similar aos 29% que teve naquela temporada dos 36 gols, bem superior aos seus números de 23/24 e 24/25.
Mais do que uma potencial e improvável queda de produtividade, o maior obstáculo de Haaland para desafiar essa meta é a sua própria disponibilidade. Inclusive nesse quesito, por mais que tenha problemas pontuais, Haland raramente perde muito tempo, jogando pelo menos 31 partidas em cada uma de suas temporadas na Premier League.
Harry Kane persegue o seu predecessor
Brilhando naquele que é possivelmente o ataque mais potente do futebol europeu neste momento da temporada, Harry Kane cumpre diferentes funções nesta equipe, atuando como finalizador, construtor e facilitador no time comandado por Vincent Kompany,
Por mais que a equipe como um todo não tenha necessariamente passado pelo seu melhor momento quando Kane chegou no clube, eventualmente lidando com a transição de Thomas Tuchel para Vincent Kompany após o vice-campeonato de 23/24, Kane sempre cumpriu o seu papel no mais alto nível. Agora, contando com o Gigante da Baviera no seu melhor nível coletivo em um bom tempo, Kane sobressai ainda mais.
O centroavante inglês se isolou na artilharia da Bundesliga de tal forma, com 12 gols em oito jogos, o dobro de qualquer outro jogador, que a pergunta não é mais quem será o artilheiro da competição, e sim se poderá Kane quebrar o recorde histórico do futebol alemão.
Robert Lewandowski teve vários anos altamente prolíficos no Bayern de Munique e, mesmo assim, a temporada 20/21 se destacou pelos absurdos 41 gols que o atacante polonês marcou na Bundesliga.
O que torna ainda mais chocante a marca de Lewandowski é que o polonês a alcançou participando de somente 29 dos 34 jogos do Gigante da Baviera naquela edição da Bundesliga.
Caso jogue todos os 34 jogos, Kane precisaria de uma média de aproximadamente 1,20 gols por partida para alcançar os números do polonês, um número inferior à sua média neste início de temporada, mas superior aos seus números desde que se juntou ao Bayern.
Números atuais de Kane e Haaland, além dos recordes em suas respectivas ligas
- Maior número de gols em uma temporada da PL: Haaland – 36 gols (22/23)
- Maior número de gols em uma temporada da Bundesliga: Lewandowski – 41 gols (20/21)
- Quantos gols Haaland precisa para igualar o recorde nesta temporada: 25 em 29 jogos
- Quantos gols Kane precisa para igualar o recorde nesta temporada: 29 em 26 jogos
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.
