O Aris Limassol FC tem mais de 90 anos de existência, mas conquistou o seu primeiro título nacional só em 2023. O time do Chipre, localizado na cidade de Limassol, já disputou a Liga dos Campeões e tem brasileiros no plantel, incluindo um ex-jogador do Santos.
O clube passou por altos e baixos para chegar ao topo e, assim, ampliar o domínio em todo o continente europeu. A seguir, conheça a história do Aris Limassol, joia do futebol cipriota, as conquistas e o atual elenco.
História do Aris Limassol FC
Uma das equipes mais prestigiadas do Chipre, o Aris Limassol foi fundado em 1930, após a fusão das associações SOULI e APOL.
Em sua página oficial, o clube cita um verso que diz que títulos e troféus não tornam uma equipe grande, mas sim a sua história. O escudo do time tem uma estrela no centro, com as cores verde e branco.
Antes de se tornar um grupo de futebol, o Aris também tinha divisões de tênis de mesa, basquete, boliche, vôlei, futsal e até xadrez. Entretanto, o principal departamento da associação era o futebol, com investimentos e a diretoria especializada em negócios.
Certamente, os anos de 1989 e 1990 foram os melhores do Aris Limassol. O elenco não só contratou o seu primeiro estrangeiro, Oleg Blahin, como ganhou novos adeptos que passaram a acompanhar o time em todas as aventuras.
Conquistas e adversidades
De fato, Oleg era um atacante dinâmico e com único faro de gols, eleito o melhor jogador do mundo em 1975 pela premiação Bola de Ouro. O atleta também defendeu o Dínamo de Kiev e Vorwarts Steyr.
Mas nem tudo são flores. A história do grupo também relata passagens pela segunda divisão cipriota em 1954, 1956, 1994, 2011 e 2013. O Aris conquistou o acesso e, desde então, não tem problemas em se manter na elite.
Em 2023, o elenco conquistou a sua primeira taça do Campeonato do Chipre. O caminho até o título foi dividido em duas partes: a temporada regular e as eliminatórias. Garantiu o 3º lugar na primeira fase com 53 pontos, somados em 15 vitórias, oito empates e três derrotas.
Ademais, no mata-mata, obteve a melhor campanha ao terminar na primeira posição com 74 pontos, deixando o APOEL na vice-liderança com três pontos a menos.
Parece pouco, mas a conquista é gigante para o time cipriota, que ainda busca realizar os outros itens da sua lista de desejos.
Quantos títulos o time do Chipre possui?
O Aris Limassol acumula sete títulos, mas somente dois são de expressão. O clube tirou a poeira da sala de troféus em 2023, ao vencer pela primeira vez o Campeonato do Chipre, o mais importante do país.
Ainda, o elenco também coleciona taças da segunda divisão nacional (similar à Série B do Brasileirão).
Em 1989, o clube esteve na final da Taça do Chipre, mas perdeu justamente para o rival AEL Limassol. Após 34 anos, participou da decisão pela Supercopa do Chipre com o Omonoia Nicosia.
Sendo assim, acompanhe a lista de troféus do Aris Limassol FC:
- 1 Campeonato do Chipre – 2023
- 1 Supercopa do Chipre – 2023
- 5 conquistas na Segunda Divisão do Campeonatos do Chipre – 1954, 1956, 1994, 2011, 2013
Desempenho em competições internacionais
Com o título do Campeonato Cipriota em 2023, o Aris Limassol garantiu a vaga inédita para a Liga dos Campeões, o campeonato de futebol número um da UEFA. Até então, o time nunca havia disputado o torneio.
O elenco se classificou para as qualificatórias, e não para a fase de grupos. Venceu o BATE Borisov (Bielorrússia) por 11×5 no placar agregado da segunda rodada, mas perdeu para o Rakow Czestochowa (Polônia), em 3×1 no agregado durante a terceira e última rodada.
O time garantiu a vaga na fase de grupos da Liga Europa mesmo com a eliminação. Ao lado de Rangers, Sparta Praga e Betis, o time do Chipre marcou quatro pontos e terminou em último lugar na classificação do grupo C, sem avançar aos playoffs.
Na Conference League, o Aris Limassol FC soma uma participação. Em 2022/23, o clube acabou superado pelo Neftci Baku em 3×2 no agregado durante a segunda fase eliminatória.
Elenco de jogadores do Aris Limassol FC
O treinador Aleksey Shpilevski possui 27 jogadores disponíveis no plantel do Aris Limassol. Destes, apenas quatro tem nacionalidade cipriota, isto é, nasceram no Chipre. O esquadrão conta com atletas portugueses, suecos, senegaleses e até brasileiros: o goleiro Vaná Alves e o lateral Caju.
Revelado pelo Coritiba, o goleiro já atuou no Canoas, Chapecoense e ABC. Já o lateral é um menino da Vila, com passagem pelo Santos, Braga e Goiás. Ademais, outro brasileiro a vestir a camisa do clube é Thuram, entre 2013 e 2014.
O jogador mais famoso do grupo é Aleksandr Kokorin. O russo defendeu a Seleção da Rússia na Copa do Mundo de 2014 e já vestiu a camisa do Zenit, Spartak Moscou e Fiorentina.
Conheça, a seguir, o elenco atual do Aris Limassol FC:
Goleiros:
- Vaná Alves, Ellinas Sofroniou, Mislav Zadro e Konstantinos Chrysostomou.
Defensores:
- Caju, Alex Moussounda, Eric Boakye, Aboubacar Loucoubar, Milosz Matysik, Mamadou Sané, Steeve Yago, Franz Brorsson e Slobodan Urosevic.
Meias:
- Morgan Brown, Matija Spoljaric, Veljko Nikolic, Karol Struski e Julius Szoke.
Atacantes:
- Leo Bengtsson, Aleksandr Kokorin, Andreas Dimitriou, Yannick Gomis, Mihlali Mayambela, Zakaria Sawo, Jaden Montnor, Edi Semedo e Artem Shumanskiy.