Ele já foi ídolo da torcida brasileira e também brilhou por várias temporadas em times da Europa. Entretanto, neste ano de 2024, Alexandre Pato se dedicou a jogar em um único time apenas: o dos papais. Isso porque, no começo do ano, nasceu o seu primeiro filho.
Afastado do futebol desde janeiro, após o fim de seu contrato com o São Paulo, o atacante decidiu dar um tempo dos campos para se dedicar às fraldas. Contudo, o jogador tem uma longa história com o tricolor paulista. Ao todo, Alexandre Pato defendeu o clube durante cinco temporadas — apesar de a última passagem dele pelo São Paulo ter sido bastante apagada.
Estreando no futebol profissional aos 17 anos, o paranaense natural da cidade de Pato Branco foi revelado pelo Internacional em 2006, clube em que atuou por duas temporadas. O atacante também passou pelo Corinthians, onde teve uma atuação irregular. Contudo, a crise se instalou na relação de Pato com o Timão após ele perder um pênalti contra o Grêmio na Copa do Brasil. A nação corintiana não perdoou e chegou a tentar agredir fisicamente o jogador.
Outro destaque na carreira de Alexandre Pato foi sua passagem pela Seleção Brasileira. Entre os anos de 2008 e 2013, o atacante participou de 28 jogos, marcando dez gols. Apesar de nunca ter chegado a atuar em uma Copa do Mundo, Pato disputou duas edições dos Jogos Olímpicos. A primeira foi Pequim 2008, quando o time conquistou o bronze, e a segunda foi a conquista da medalha de prata em Londres 2012.
Os times europeus em que Alexandre Pato atuou
Além de fazer sucesso no futebol brasileiro, Alexandre Pato deixou sua marca no futebol internacional. O primeiro clube pelo qual o paranaense jogou foi o Milan e chegou lá como uma grande promessa. No entanto, uma série de lesões marcaram a passagem de Pato pelo time italiano, que o obrigaram a ficar mais tempo no banco do que gostaria.
Ainda assim, ele chegou a marcar 63 gols nos 160 jogos em que defendeu a camisa do Milan. Em 2016 foi a vez de o atacante carimbar o passaporte para o Reino Unido e defender o Chelsea — que o tomou emprestado do Corinthians. Entretanto, essa é uma história que foi ruim para os dois lados. Isso porque Pato disputou apenas duas partidas e foi “devolvido” após ser considerado um fracasso.
Alexandre Pato também chegou a vestir a camisa do Villarreal, ficando apenas uma temporada. Em seguida, ele arriscou ir mais longe — literalmente. O atacante fechou contrato com o Tianjin Tianhai, da China, por onde passou com bons resultados. Para a felicidade dos torcedores chineses, em 60 jogos, o brasileiro marcou 36 gols entre 2017 e 2019.
O último time estrangeiro pelo qual Alexandre Pato jogou foi o Orlando City dos Estados Unidos. O jogador ficou entre os anos de 2021 e 2022 defendendo a camisa do clube, mas voltou a não ter sorte no quesito lesões. Isso fez com que ele marcasse apenas quatro gols nas 32 vezes em que entrou em campo.