Início » Basquete » NBB » Conheça a história do time de basquete do Palmeiras no NBB

Conheça a história do time de basquete do Palmeiras no NBB

Publicado em:

Última atualização:

O Palmeiras é o maior campeão brasileiro no futebol, além de ostentar um dos melhores elencos do continente sul-americano. Por outro lado, o Alviverde não possui o mesmo sucesso no basquete. A equipe já disputou o NBB, a principal liga da modalidade no Brasil, mas hoje não faz mais parte do quadro de participantes. Então, conheça a história do Palmeiras no NBB e quais jogadores passaram pelo time.

O que aconteceu com o time de basquete do Palmeiras np NBB?

Por incrível que pareça, o time profissional de basquete do Palmeiras não existe mais. O motivo para descontinuar o projeto em junho de 2015, de acordo com o UOL, foi a falta de patrocinadores para manter o elenco. Sem renovar o contrato com a Meltex Franchising, a principal patrocinadora na época, o Alviverde bateu o martelo e decidiu acabar com a equipe. No final das contas, a extinção do clube deixou os palmeirenses decepcionados.

A intenção de criar um time com a bola laranja com o mesmo nome era obter o mesmo sucesso do futebol na modalidade. Porém, o Palmeiras de basquete nunca levantou troféus de competições importantes. O clube participou de três edições do NBB: 2012/13, 2013/14 e 2014/15. O mais longe que conseguiu chegar foi as oitavas de final.

A página do Verdão no site oficial da Liga Nacional de Basquete continua ativa. Nela, é possível ver informações como o endereço do ginásio, contato e até os jogadores da última formação. Maxi Stanic, Marone e Gianella, inclusive, estão creditados como ex-atletas do Sociedade Esportiva Palmeiras.

Desempenho do clube no NBB

O Palmeiras disputou três edições do NBB. Veja abaixo como foi a atuação da equipe em cada uma delas:

Último na classificação em 2012/13

O Palmeiras estreou no NBB em 2012. Na fase de classificação, venceu apenas dois confrontos e perdeu 15, somando 19 pontos, a pior campanha da temporada. O basquete palestrino terminou em último lugar na tabela, 18º, e não avançou aos playoffs.

Eliminado nas oitavas de final em 2013/14

No ano seguinte, o Alviverde teve um desempenho melhor no NBB. Na primeira fase, terminou em 11º lugar com 47 pontos, após ganhar 15 partidas e perder 17. Por fim, nas oitavas de final, o elenco perdeu para o São José por 3 a 2 na série.

Última participação do Palmeiras no NBB em 2014/15

A última vez em que o Palmeiras esteve no NBB foi na edição de 2014/15. Com 13 vitórias e 17 derrotas, o grupo assegurou a 9ª posição na tabela com 43 pontos. Nas oitavas de final, perdeu a série para o Franca em 3 a 2.

Sucesso da base

O time profissional do Palmeiras não existe mais, mas a base segue na ativa. O elenco alviverde disputa o Campeonato Paulista, Brasileiro e até a Liga de Desenvolvimento de Basquete, o principal torneio da modalidade no país. Do Sub-12 ao Sub-18, a base do Verdão é reconhecida por revelar grandes talentos ao esporte.

Oscar Schmidt começou a jogar basquete no Palmeiras e só depois decolou para o mundo. Leandrinho Barbosa é outro atleta formado nas divisões de base do palestrino, nos tempos áureos do clube.

De acordo com o site oficial do Palmeiras, as equipes são comandadas pelos treinadores Rafael “Toca” Martins, no Sub-12 e Sub-13; Willians Manzini, pelo Sub-14; Gustavo Rocha, pelo Sub-15 e Sub-16; e João “Padola” Monteiro com o Sub-18. Aliás, a comissão técnica possui a coordenação de Willians Manzini, multicampeão com o time nos últimos anos.