Toda vez que pensamos em jogadores de basquete da NBA, sempre nos vêm à cabeça figuras atléticas e bem altas. Em alguns caso, existem atletas que fogem desse estereótipo e até têm uma estatura relativamente “normal”. No entanto, em uma liga cuja média de altura é praticamente 2 metros, dificilmente pessoas baixas jogarão. Algo que torna a façanha do jogador mais baixo da NBA um feito incrível. Mas afinal, quem é esse jogador e por quais times ele atuou durante sua carreira?
Muggsy Bogues: o jogador mais baixo da história da NBA
Dentre todos os milhares de jogadores de todos os times que já passaram pela liga de basquete americana, o mais baixo de todos é o armador Muggsy Bogues. Ele atuou em 889 jogos de temporada regular durante 14 temporadas em quatro equipes diferentes, e suas médias eram de 7,7 pontos, 7,6 assistências e 2,6 rebotes.
Os números podem não ser tão impressionantes à primeira vista. No entanto, considerando que Bogues tinha 1,60 metros, eles ficam assustadores, principalmente o número de assistências. Para se ter um comparativo, hoje em dia Muggsy seria o oitavo da liga na estatística, ficando na frente de nomes como Shai Gilgeous-Alexander e Jamal Murray.
Além disso, vale ressaltar que o jogador mais baixo da NBA conseguiria ter uma média de rebotes igual a jogadores como Kentavious Caldqell-Pope (1,96 m) e Nickeil Alexander-Walker (1,96 m). Isso demonstra o talento que o armador tinha para praticar basquete.
Trajetória
Muggsy Bogues começou sua carreira no Road Island Gulls, time já extinto, mas mal entrou em uma partida. Após isso, foi transferido para o Washington Bullets, onde seus números começaram a melhorar e, finalmente, foi para o Charlotte Hornets, clube que entrou em seu auge.
No Hornets, Bogues era um dos grandes nomes do time e levou a equipe para os playoffs em três ocasiões. Em uma delas, em 1993, o time chegou inclusive até as semifinais de conferência, mas acabou sendo derrotado por 4 a 1 pelo New York Knicks comandado por Patrick Ewing. Seria o mais longe que Muggsy conseguria alcançar em toda o tempo na NBA.
O jogador de basquete mais baixo da história da NBA encerrou sua carreira em 2001, após dois anos de passagem pelo Toronto Raptors. Em toda sua carreira, disputou menos de 20 jogos de playoffs. Após se aposentar, chegou a treinar por um ano a equipe Charlotte Sting da WNBA, todavia não foi bem-sucedido.
O jogador mais baixo da NBA atualmente
Na lista de atletas que participou de um jogo da NBA da temporada 23/24, o mais baixo deles é Jacob Gyliard. O atleta esteve em um “two-way deal” com o Brooklyn Nets e possui 1,73 metros de altura.
A média de altura da NBA hoje em dia é cerca 2 metros (6 ft 6), o que significa que o feito de Mugsy é surreal. Afinal, Gylard tem 13 centímetros a mais do que Mugsy e possui apenas 4,2 pontos, 3,3 assistências e 1,1 rebotes. Números que mostram o quanto sofrem atletas com tamanho menor.