Início » Basquete » Maiores rivalidades do Atlanta Hawks: quais são elas?

Maiores rivalidades do Atlanta Hawks: quais são elas?

Publicado em:

Última atualização:

As maiores rivalidades do Atlanta Hawks variam conforme o período da história. Algumas datam desde quando a franquia se chamava St. Louis Hawks, época em que conquistou seu único título. Outras são mais recentes, com o laço que une os rivais sendo a região em que estão localizados.

Conheça as maiores rivalidades do Atlanta Hawks

Washington Wizards

O Wizards é um grande rival regional do Atlanta Hawks, mas que tem sua rivalidade baseada mais em momentos memoráveis e competitivos do que pela localização de ambos. Afinal, os times já se enfrentaram em diversos playoffs ao longo da história da NBA, com muitos desses jogos sendo extremamente acirrados.

Desse modo, a rivalidade entre as duas equipes existe desde 1961, quando ainda estavam em St. Louis e Baltimore. Ela aumentou em grande proporção quando ambas mudaram-se para suas cidades atuais na década de 70. 

Orlando Magic

Essa rivalidade entre Atlanta Hawks e Orlando Magic tem ganhado intensidade desde o início do milênio. Ambos os times da Divisão Sudeste se enfrentam na temporada regular ao menos quatro vezes por ano.

Ou seja, a estrutura atual da liga faz com que Hawks e Magic estejam constantemente batalhando entre si para tentar conquistar uma vaga nos playoffs, visto que as equipes não têm tido grandes campanhas.

Além disso, essa rivalidade muitas vezes também foi alimentada por jogadores das equipes que não se gostavam, como Dejounte Murray e Paolo Banchero. 

Entre os principais momentos desta rivalidade estão os playoffs de 2011, em que os Hawks eliminaram o Magic em seis jogos, apesar de Orlando ser o favorito para ganhar a série — o que mostrou a resiliência e força de Atlanta. 

Boston Celtics

Se você conhece a história do Atlanta Hawks você com certeza sabe a razão de essa rivalidade acontecer e ser a maior da franquia até os dias de hoje. Afinal, ela também acontece desde os dias de St. Louis Hawks, quando, em um intervalo de cinco anos, as equipes se enfrentaram quatro vezes nas finais. 

Dessas quatro vezes, três foram vitórias do Celtics (1957, 1959 e 1960) e apenas uma do Hawks (1958). Desde então, o Hawks nunca mais chegou na final da liga.

Depois que foi transferido para Atlanta em 1970 e começou a fazer parte da Conferência Leste, o Hawks perdeu oito das nove séries de playoffs que jogou contra o Celtics — ganharam apenas em 2016, quando eliminaram Boston em seis jogos durante a primeira rodada.