Os playoffs das Semifinais da Conferência Leste estão definidos e um dos embates será entre Boston Celtics x Cleveland Cavaliers. Mas, ao contrário das últimas cinco vezes que isso aconteceu, o Cavaliers não possui LeBron James, que com certeza foi um dos responsáveis pelas últimas três vitórias conquistadas nesses embates.
Dessa forma, ambas as franquias se encontram em momentos diferentes, especialmente com Boston sendo o favorito para alcançar as Finais da NBA após uma temporada regular fenomenal.
Porém, sabendo que os playoffs tendem a ser diferentes da temporada regular, principalmente por ser um mata-mata, é preciso ter em mente que ninguém é invencível — como vimos o próprio Miami Heat derrotar o Celtics no segundo jogo na rodada passada por 111×101.
Mas será que Cleveland tem o que é necessário para replicar esse feito quatro vezes nesta rodada?
Como as franquias terminaram a primeira rodada dos playoffs?
Boston Celtics venceu o Miami Heat em uma série de cinco jogos por 4-1, com destaques especiais para Jason Tatum e ao astro em ascensão Derrick White, que além de bater seu recorde em playoffs com 38 pontos marcados em um único jogo, também alcançou Ray Allen, Paul Pierce e Tatum como os únicos jogadores do Celtics com oito bolas de três pontos em uma única partida de playoffs.
Sendo assim, a franquia de Boston, que se mostrou extremamente resiliente até o momento, especialmente após enfrentar adversidades como a derrota no segundo jogo contra Miami, chega para as Semifinais da Conferência Leste ainda mais confiante e também descansada, já que acabou a primeira rodada dos playoffs nos cinco jogos.
Por outro lado, o Cleveland Cavaliers teve que suar muito mais para chegar até aqui. Isso porque o time teve de vencer uma série de sete jogos contra o Orlando Magic. Porém, essa também é a primeira vez que o Cavs venceu um confronto de playoffs sem LeBron James desde 1993, o que também aumenta a moral do time.
Quem então liderou a equipe para a vitória? Basicamente Donovan Mitchell, que brilhou com tanta intensidade que marcou 39 pontos, 4 rebotes e 4 assistências no último jogo da série, sem contar sua média de quase 28 pontos por jogo nos playoffs.
Quais são as expectativas para Boston Celtics x Cleveland Cavaliers?
As atuações individuais de Donovan Mitchell não serão o suficiente para o Cleveland Cavaliers levar esta rodada. Portanto, a capacidade do restante da equipe de ajudá-lo e se manter com um desempenho eficiente ao longo das partidas será crucial, especialmente contra a forte defesa do Celtics.
Além disso, outro ponto importante nesta série será a falta de jogadores como Porzingis e possivelmente Jarrett Allen. Isso deve impactar na performance de ambas as equipes no garrafão.
A ausência de Porzingis deve deixar o Celtics com uma formação inicial menos dominante, enquanto o Cavaliers deve sentir a falta de Allen e também de Dean Wade para fortalecer a sua rotação.
Para o Boston Celtics, será preciso evitar se apegar aos arremessos de três pontos e aproveitar as oportunidades de transição para compensar a falta de um jogador de presença na área pintada. É claro que eles não devem simplesmente deixar uma área de domínio da equipe de lado, mas sim manter um equilíbrio saudável com arremessos e jogadas também ocorrendo perto da cesta.
Já o Cleveland Cavaliers precisará de uma forte estratégia com seus jogadores de banco enquanto os titulares estiverem descansando. Essa será uma parte importante para não abrir espaço para o ataque do Celtics.
Por fim, para ganhar esta série, a franquia de Cleveland deve encontrar maneiras eficazes de pontuar contra uma das defesas mais fortes da NBA, o que definitivamente não será fácil.
Ao que tudo indica, a vitória será de Boston, principalmente por já terem um histórico impressionante sem Porzingis e uma equipe mais saudável do que na rodada anterior. Além disso, a consistência geral dos jogadores e a enorme capacidade da equipe técnica de elaborar estratégias eficientes para enfrentar adversidades deve fazer a diferença.
Quando os jogos vão acontecer?
O calendário de jogos das Semifinais da Conferência Leste de Boston Celtics x Cleveland Cavaliers é:
- Jogo 1: Cavaliers vs. Celtics, terça-feira, 7 de maio, às 20h (de Brasília).
- Jogo 2: Cavaliers vs. Celtics, quinta-feira, 9 de maio, às 20h (de Brasília).
- Jogo 3: Celtics vs. Cavaliers, sábado, 11 de maio, às 21h30 (de Brasília).
- Jogo 4: Celtics vs. Cavaliers, segunda-feira, 13 de maio, às 20h (de Brasília).
- Jogo 5: Cavaliers vs. Celtics, quarta-feira, 15 de maio*, horário a confirmar.
- Jogo 6: Celtics vs. Cavaliers, sexta-feira, 17 de maio*, horário a confirmar.
- Jogo 7: Cavaliers vs. Celtics, domingo, 19 de maio*, horário a confirmar.
* Se necessário
Onde assistir Boston Celtics x Cleveland Cavaliers?
Para assistir Boston Celtics x Cleveland Cavaliers ao vivo e online você pode ver todos os jogos pelo streaming oficial da NBA, o NBA League Pass.
Outros jogos também podem ser acompanhados pela ESPN e Star+, além de alguns jogos exclusivos na Prime Video.