Início » Basquete » NBA » Oscar Schmidt jogou na NBA? Confira a história do atleta brasileiro

Oscar Schmidt jogou na NBA? Confira a história do atleta brasileiro

Publicado em:

Última atualização:

Até abril de 2024, o brasileiro Oscar Schmidt era o maior pontuador de basquete do mundo com 49.737 pontos, porém, acabou sendo superado pela lenda da NBA, LeBron James.

No entanto, o que muitos não sabem é que Oscar Schmidt nunca jogou na maior liga de basquete do mundo. O ex-ala, conhecido como “Mão Santa”, chegou até a ser “draftado” em 1984 junto de nomes como Charles Barkley e Michael Jordan, mas preferiu não assinar contrato. 

Como aconteceu o draft de 1984? 

Em 1984, ano em que Schmidt foi draftado, o evento foi bem diferente dos dias atuais. Ele teve dez rounds, com 228 jogadores sendo selecionados. Atualmente, são apenas dois rounds e 60 atletas escolhidos.

Desse modo, muitos jogadores draftados nunca chegaram a sequer jogar um jogo na NBA. Além disso, as franquias da liga ainda possuíam um espírito muito nacionalista e não eram muito abertas para jogadores estrangeiros. 

Mesmo assim, o New Jersey Nets, atual Brooklyn Nets, impressionou-se com a atuação de Oscar. Ele havia sido o cestinha da Liga Italiana, considerada a segunda melhor do mundo naquela época, e resolveu recrutar o brasileiro na sexta rodada.

Com isso, o atleta ganharia um contrato não muito vantajoso, já que poderia ser dispensado a qualquer momento e muito provavelmente sequer seria titular. 

Por quais motivos Oscar Schmidt recusou a oferta da NBA? 

Por incrível que pareça, o principal motivo de Oscar ter recusado ir para NBA não foi o contrato. Na época, seu status de lenda já estava encaminhado depois de uma vitória emocionante contra os EUA na final do Pan-Americano de 1987, mas sim por uma regra da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Na época, ela proibia que atletas da NBA jogassem na seleção de seus países. Isso porque ela considerava que eles estavam em um nível “superior” no basquete do que o restante do mundo. 

Sendo assim, Oscar Schmidt teria de deixar a regata brasileira de lado, o que para ele não valeria a pena. Por isso, resolveu não entrar para a NBA para continuar atuando na Seleção Brasileira de basquete, onde conquistou um Pan-Americano, três Sul-Americanos e uma medalha de bronze no Mundial de Basquete de 1978.

O Mão Santa já revelou ter recebido outros convites para participar da liga norte-americana após os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Porém, mesmo com o fim da regra da FIBA, o jogador preferiu recusar novamente, pois acreditava não estar mais em seu auge físico aos 34 anos. 

Por fim, nada disso impediu que a NBA reconhecesse o talento e a potência desse astro, que inclusive já foi convidado para o Jogo das Estrelas de 2017, além de ter sido incluído no Hall da Fama do basquete mundial em 2013.