Início » Basquete » NBA » Veja como tem sido a carreira de Nicolas Batum na NBA

Veja como tem sido a carreira de Nicolas Batum na NBA

Publicado em:

Última atualização:

Com o passar dos anos, a NBA tem aberto cada vez mais a porta para que jogadores de fora façam parte da liga americana. Dessa forma, vários atletas de países europeus, africanos e até sul-americanos têm ido fazer uma carreira nos Estados Unidos. Luka Dončić, Nikola Jokić e Giannis Antetokounmpo são alguns dos estrangeiros mais conhecidos da nova geração. Além deles, temos outros jogadores, como o ala-pivô Nicolas Batum, que está na liga há mais de 10 anos e foi um dos precursores desse tipo de “imigração”.

Leia o texto a seguir para conhecer mais do jogador e as suas estatísticas pela NBA. Além disso, confira alguns dos seus feitos no basquete internacional.

O início de Batum

Nicolas Batum nasceu na cidade de Lisieux, na França, em 1998.

Ao contrário do que acontece com atletas dos Estados Unidos, Batum não começou sua trajetória em um colégio, mas em um clube. O francês iniciou no basquete em 2006 pelo time da liga francesa Le Mans Sarthe e ficou até 2008.

No início, não teve tanta minutagem e espaço para atuar em 2006/07, o que o deixou apenas com três pontos de média. Todavia, na próxima temporada, o cenário ia mudar bruscamente. No ano de 2007/08, conseguiu se firmar na equipe e virou um dos principais nomes, marcando 12,3 pontos por jogo, e liderou o Le Mans até o primeiro lugar da temporada regular. Nos playoffs, foi até a semifinal, mas acabou sendo derrotado pelo Roanne.

Além disso, Nicolas Batum teve inúmeras partidas de destaque na Seleção Francesa de base e ganhou várias medalhas. Inclusive, foi eleito MVP de um torneio europeu Sub-18 em 2004. Isso despertou a atenção de olheiros da NBA e o fez ser escolhido no Draft de 2008 pelo Houston Rockets.

Times anteriores na NBA

Por mais que tenha sido escolhido pelo Houston em 2008, Batum foi trocado para a equipe do Portland Trail Blazers. Lá permaneceu por sete temporadas e teve em 2013/14 o seu melhor ano, com 14, 3 pontos, 4,9 assistências e 5,6 rebotes. Conseguiu chegar até as semifinais da Conferência Oeste na ocasião, mas foi eliminado pela equipe de San Antonio em cinco jogos.

Após isso, foi para Charlotte por cinco anos e teve médias similares. No entanto, ao contrário dos Blazers, que fizeram cinco pós-temporadas na sua passagem, chegou a apenas uma edição de playoff com os Hornets. O time o dispensou em 2020 e, sendo assim, ele aproveitou para assinar com os Clippers para 2020/21.

Em LA, Nicolas Batum teve a minutagem reduzida e só marcou 7,3 pontos de média durante quatro temporadas. Até chegou às finais do Oeste no seu primeiro ano, todavia, Los Angeles não conseguiu passar por Phoenix.

Nicolas Batum na última temporada

Desde a última temporada, Nicolas Batum é jogador dos 76ers. Na equipe de Philadelphia, disputou 62 jogos ao todo e teve 5,9 pontos por partida.

Com uma troca bem polêmica envolvendo os Clippers e James Harden, Batum foi para outra equipe que terá uma redução de minutagem. Todavia, nessa altura da carreira é difícil imaginar que consiga acordos muito melhores, especialmente se quiser brigar por um anel.

Além disso, nos playoffs, Batum fez uma boa série contra os Knicks na primeira rodada, tendo 6,3 pontos e seis rebotes, ou seja, ele mostrou que ainda pode contribuir. E caso o Philadelphia tenha Joel Embiid saudável ano que vem, é um time bem perigoso de se enfrentar.