Início » Basquete » NBA » Saindo da quadra: entenda a trajetória de Mike Muscala na NBA

Saindo da quadra: entenda a trajetória de Mike Muscala na NBA

Publicado em:

Última atualização:

O pivô veterano Mike Muscala anunciou recentemente que está se aposentando da NBA. Tornando-se agente livre na temporada de 2024 após atuar pelo Washington Wizards, sondaram o atleta para voltar ao Oklahoma City Thunder, onde atuou por quatro anos. Entretanto, o esportista anunciou em suas redes sociais que está saindo da liga.

Ainda sem desistir do esporte, o norte-americano afirmou que quer cursar uma graduação para obter um mestrado em gestão esportiva. Dessa forma, ainda pode ser possível ver seu rosto na NBA no futuro, trabalhando como treinador ou gerente de alguma das franquias da liga.

Quer saber mais sobre a trajetória de Mike Muscala no maior torneio de basquete do mundo? Então acompanhe a leitura do artigo para entender sua carreira e as estatísticas em 11 anos jogando o campeonato.

A carreira de Mike Muscala na NBA

Antes de se eleger para o Draft da NBA, Mike Muscala atuou pela Universidade Bucknell por quatro temporadas. Em sua carreira universitária, o atleta foi o jogador de basquete do ano da Patriot League em 2011, ao liderar sua equipe até o torneio da NCAA. 

Pelo plantel de sua faculdade, o pivô também se tornou o maior cestinha de toda a história do time e foi o defensor do ano em 2013, tornando-se o primeiro basquetebolista a receber o título duas vezes. Suas estatísticas foram de 15.1 ppg, 1,5 apg e 7,6 rpg, além de uma média de quase dois tocos por partida em 133 jogos.

É em junho de 2013 que Mike Muscala se torna elegível na liga, sendo selecionado pelo Dallas Mavericks como a 44ª escolha geral. Vale destacar que essa foi a geração de jogadores como Giannis Antetokounmpo, Dennis Schröder e Rudy Gobert. Embora tenha sido escolhido pela franquia do Texas, na mesma noite o atleta é negociado para o Atlanta Hawks para atuar na Summer League.

Assinando em 2014 com a equipe profissional, o pivô atuou por mais de quatro anos no plantel e teve médias de cinco pontos por jogo, o que o classificava como um bom role-player. Após atuar no clube de Geórgia, o basquetebolista passou por: Philadelphia 76ers, Los Angeles Lakers, Oklahoma City Thunder, Boston Celtics, Detroit Pistons e Washington Wizards.

Em seus 11 anos de carreira profissional, foram 548 partidas na liga de basquete, com estatísticas de 5.9 ppg, 3.1 rpg e 0.8 apg em médias de 15 minutos jogados por confronto. Vale destacar que seu arremesso teve uma significativa melhora com o passar do tempo, com 37,3% de aproveitamento. Desse modo, o atleta se tornava uma peça de confiança para seus treinadores.

Última temporada

Em sua última temporada na NBA, Mike Muscala atuou pelo Washington Wizards, com estatísticas de 4 ppg, 3.1 rpg e 0.9 apg em 24 partidas disputadas. Ao lado de Jordan Poole, Kyle Kuzma e outros atletas, a franquia terminou na 14ª posição da conferência leste, com 15 vitórias e 67 derrotas. A equipe só não ficou atrás do Detroit Pistons de Cade Cunningham, que acumulou 14 vitórias em 82 jogos.