Início » Basquete » Maiores rivalidades da NBA: conheça elas

Maiores rivalidades da NBA: conheça elas

Publicado em:

Última atualização:

As maiores rivalidades da NBA costumam protagonizar jogos que pegam fogo. Elas vão sendo construídas ao longo dos anos. Geralmente, são formadas quando duas franquias acabam se enfrentando diversas vezes nos playoffs em um curto espaço de tempo.

Além disso, elas podem ter um fundo regional, ou começaram a partir de um desentendimento entre os dois times. Seja qual for a razão, elas ajudam a NBA a ter um ingrediente a mais. Algumas não tem, hoje, o mesmo peso do passado, porém, nunca se sabe quando a chama da competitividade pode ser reacendida.

Confira as 8 maiores rivalidades da NBA!

8 – Boston Celtics x Philadelphia 76ers

Alguns dos principais rivais de divisão na NBA, 76ers e Celtics já se encontraram em 23 séries de playoffs. No total, contando a temporada regular, já foram quase 600 partidas entre as duas franquias. A primeira delas foi em 1949, na qual o 76ers, na época chamado de Syracuse Nationals, conseguiu a vitória.

A rivalidade viveu seu auge no século passado. Os confrontos entre Wilt Chamberlain e Bill Russell, dois dos maiores pivôs da história, contribuíram muito para isso. Depois, na década de 80, Larry Bird e Julius Erving continuaram fazendo com que os duelos entre 76ers e Celtics fossem épicos.

7 – Indiana Pacers x New York Knicks

Outra das maiores rivalidades da NBA tem Knicks e Pacers como protagonistas. Elas também são equipes da Conferência Leste, mas não da mesma divisão. Isso, no entanto, não faz com que a rivalidade entre eles seja menor. Apesar dos jogos entre eles serem disputados desde a década de 70, foi nos anos 90 que as coisas pegaram fogo.

Entre 1993 e 2000, as duas franquias se enfrentaram seis vezes nos playoffs, sendo três nas finais do Leste. Cada uma ganhou três séries nesse período, que contou com nomes como Patrick Ewing e Reggie Miller em quadra. Eles só voltaram a se enfrentar nos playoffs em 2013, quando Indiana bateu o Knicks para chegar nas Finais do Leste.

6 – Boston Celtics x Detroit Pistons

Uma das maiores rivalidades da NBA é entre duas equipes estão na liga desde que ela era chamada de BAA. Pistons e Celtics se enfrentaram pela primeira vez em novembro de 1948. Desde então, foram mais de 400 duelos, muitos deles com grande importância para a história dessas equipes.

Antes dos anos 80, a rivalidade era praticamente inexistente. No entanto, com a chegada de Larry Bird para Boston, e Isiah Thomas para Detroit, as coisas mudaram. Eles se enfrentaram cinco vezes nos playoffs no período que os dois estiveram em ativa, sendo duas vezes seguidas nas finais do Leste. Depois disso, as franquias entraram em reconstrução e só se encontraram na pós-temporada em 2008, ano que o Celtics se sagrou campeão.

5 – Los Angeles Lakers x Detroit Pistons

Lakers e Pistons são rivais que se enfrentaram em alguns dos principais momentos da história da NBA. Quando a liga possuía apenas divisões e não conferência, eles se enfrentaram muitas vezes na pós-temporada. Entre 1950 e 1962, as franquias se encontraram nove vezes nos playoffs, com o Lakers vencendo oito delas. No entanto, em grande parte desse período a franquia ainda ficava em Minneapolis, e não Los Angeles.

Depois disso, o Pistons acabou vivendo uma fase ruim. Sendo assim, as duas equipes só voltaram a se encontrar nos playoffs no fim dos anos 80. Em dois anos seguidos, elas se enfrentaram nas Finais da NBA, com cada uma vencendo uma vez. Na época, Isiah Thomas e Magic Johnson eram dois dos principais armadores da liga, o que fazia os duelos serem incríveis. Em 2004, Lakers e Pistons se enfrentaram novamente na decisão, com Detroit vencendo sem dificuldades, por 4 a 0. A rivalidade foi reacendida brevemente em 2021, quando jogadores das equipes trocaram socos em um duelo.

4 – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers

Warriors e Cavaliers se consolidaram como uma das maiores rivalidades da NBA nos últimos anos. O primeiro jogo entre as franquias aconteceu em 1970. No entanto, elas só se enfrentaram na pós-temporada pela primeira vez em 2015. No entanto, a partir daí engataram uma sequência de quatro finais seguidas sendo disputadas entre as duas equipes.

Inicialmente, o Warriors bateu o Cavs em 2015, por 4 a 2. Porém, no ano seguinte, a equipe do Leste se tornou campeã da NBA pela primeira vez em sua história, virando um 3 a 1 na grande decisão, algo inédito. Nos dois anos seguintes, com Kevin Durant em Golden State, a franquia conseguiu conquistar mais dois títulos sem grandes dificuldades. Esses duelos contaram com alguns dos maiores nomes da história do basquete em quadra, como Curry, LeBron e o próprio Durant.

3 – Chicago Bulls x New York Knicks

A rivalidade entre Bulls e Knicks teve seu início no fim dos anos 80. Isso porque, por muitos anos, a franquia de Chicago era da Conferência Oeste e, assim, jogava com menos frequência contra a equipe de Nova York. Eles só foram se enfrentar pela primeira vez nos playoffs em 1981, quando o Bulls venceu no primeiro round por 2 a 0.

No entanto, as coisas esquentaram a partir de 1989. Com Michael Jordan no elenco, a equipe de Chicago se tornou uma das mais temidas em toda a NBA. Dessa forma, o Bulls venceu quatro séries seguidas de playoffs contra o Knicks, estabelecendo uma espécie de freguesia. Em 1994, a franquia de Nova York venceu os rivais pela primeira vez nos playoffs. Nessa temporada, Jordan estava jogando beisebol. Porém, ele voltou e, em 1996, bateu o Knicks novamente. Essa foi a última vez que ambos se enfrentaram na pós-temporada. Depois disso, ambas as equipes viveram momentos ruins, sem muito destaque.

2 – Detroit Pistons x Chicago Bulls

Bulls e Pistons formam uma das principais rivalidades da NBA, que ganhou força apenas nos anos 80. As duas equipes, antes disso, não haviam conseguido muito sucesso na liga. Em 1974, elas se enfrentaram pela primeira vez nos playoffs, com Chicago se dando melhor. 14 anos depois, as coisas entre as franquias esquentaram.

Em 1988, elas se encontraram nas semifinais do Leste. De um lado, Isiah Thomas e os Bad Boys de Detroit. Do outro, o jovem Michael Jordan. O Pistons passou e acabou sendo vice-campeão da liga. Nos dois anos seguintes, o duelo foi na Final do Leste. Em ambos, Detroit levou a melhor e conseguiu seus dois primeiros títulos. Chicago só ganhou dos rivais nos playoffs em 1991, quando varreu o Pistons nas Finais do Leste e conquistou a NBA. Depois disso, eles não voltaram a se enfrentar na pós-temporada, até 2007, quando Detroit chegou nas Finais do Leste depois de vencer o Bulls por 4 a 2.

1 – Los Angeles Lakers x Boston Celtics

Não existe como falar de rivalidade na NBA sem mencionar a entre Lakers e Celtics. As duas equipes são as maiores campeãs da liga e foram protagonistas em praticamente todas as eras do basquete. Eles já jogaram entre si quase 400 vezes e se encontraram incríveis doze vezes nas finais.

Boston ganhou nove delas, sendo a maioria na década de 60, quando a franquia contava com Bill Russell e John Havlicek. As duas equipes também viveram um grande período nos anos 80, quando Magic Johnson e Larry Bird davam um show em quadra. Os dois foram muito importantes para a NBA se tornar o que é hoje. No século XXI, Celtics e Lakers se enfrentaram duas vezes nas Finais, com cada uma vencendo uma vez. Sempre que essas equipes entram em quadra uma contra a outra, as coisas ficam sérias.