Início » Basquete » NBA » Kelly Olynyk: conheça o ala-pivô do Toronto Raptors que joga na seleção canadense

Kelly Olynyk: conheça o ala-pivô do Toronto Raptors que joga na seleção canadense

Publicado em:

Última atualização:

Kelly Olynyk, ala-pivô do Toronto Raptors, não brilha apenas na NBA. O jogador, que é canadense, também vem fazendo bonito junto à seleção do Canadá de basquete masculino durante os Jogos Olímpicos de 2024. 

O torneio, que começou no dia 27 de julho, ainda está na fase de grupos. O Canadá caiu no Grupo B, juntamente com Nigéria, Austrália, e a equipe anfitriã do evento e uma das favoritas ao título, a França. Mas, passadas duas rodadas desta etapa da competição, já é possível, matematicamente falando, saber quais equipes estão classificadas para seguir em busca da medalha. E o time de Kelly Olynik é um deles. 

Nascido em Toronto, Olynyk se mudou para a Colúmbia Britânica, próximo à fronteira com os Estados Unidos, ainda adolescente. Mas desde a infância ele jogava basquete, integrando times pequenos, competindo em torneios amadores e frequentando as categorias de base da seleção canadense.

Ainda no ensino médio, Kelly Olynyk chegou a ser indicado ao título de Jogador do Ano. Em seguida, em 2009, o jovem foi recrutado por diversas universidades norte-americanas, mas escolheu jogar pela Universidade de Gonzaga, que era mais perto de sua casa. E, em 2013, ele optou pelo Draft da NBA, com o Dallas Mavericks selecionando o atleta.

A carreira na NBA 

Muito embora tenha sido escolhido pelo Mavericks, Kelly Olynyk nem chegou a vestir a camisa do time. Logo em seguida, o clube negociou o passe do canadense com o Boston Celtics, onde Olynyk jogou até 2017. O sucesso profissional, no entanto, veio acompanhado de dois momentos preocupantes: uma lesão no tornozelo em 2015, e uma cirurgia no ombro em 2016. 

Com isso, o atleta precisou passar um tempo afastado das quadras. Mas, a cada retorno, ele mostrava que tinha sido um bom investimento, atuando em momentos decisivos a favor do Celtics. Na temporada 2016/17, recuperado da cirurgia, Kelly Olynyk ajudou a levar o Boston para as finais da Conferência Leste pela primeira vez em cinco anos. 

Em seguida, entre os anos de 2017 e o início de 2021, o canadense passou a jogar pelo Miami Heats. Junto à equipe, ele ajudou a levar o time às finais da NBA de 2020. Em 2021, Olynyk foi para o Houston Rockets, onde atuou apenas por menos de uma temporada, indo, em seguida, para o Detroit Pistols ainda no mesmo ano.

Kelly jogou em Detroit até 2022, partindo na sequência para Utah a fim de defender as cores do Utah Jazz, onde jogou até 2024, quando, finalmente, retornou para seu país de origem após fechar contrato com o Toronto Raptors. 

Os números de Kelly Olynyk nas temporadas regulares da NBA

  • 756 partidas jogadas
  • 7.755 pontos marcados
  • 2.778 arremessos certos de 5.729 arremessos feitos
  • 887 cestas de 3 pontos certas de 2.402 tentadas
  • 1.312 lances livres certos de 1.644 tentados
  • 3.918 rebotes (3.005 defensivos e 913 ofensivos)
  • 351 tocos
  • 598 roubos de bola
  • 2.157 faltas

O Canadá nos Jogos de Paris

Além de Kelly Olynik, a seleção canadense tem outros nomes que também participam da NBA: RJ Barret, Shai Gilgeous-Alexander e Dillon Brooks. Assim, confirmando seu favoritismo, a equipe venceu as seleções da Grécia e da Austrália na fase de grupos dos Jogos Olímpicos de 2024. Com isso, a equipe se classificou com uma rodada de antecedência para a fase eliminatória.

No entanto, os canadenses ainda tiveram mais um desafio na fase de grupos: a Espanha. O jogo foi importante, pois definia a ordem de classificação dos países dentro do grupo – o que tem relação direta com o chaveamento da rodada seguinte do campeonato e a decisão dos próximos adversários. 

Assim, a partida entre Canadá e Espanha acabou com vitória do time norte-americano, com os canadenses eliminando os oponentes com o placar de 88 a 85. O jogo foi bem equilibrado, com o primeiro quarto, inclusive, terminando empatado em 19 a 19. Shai Gilgeous-Alexander liderou o time rumo à vitória como cestinha do jogo, marcando 20 pontos.

Agora, no dia 6 de agosto, data das quartas de final, o time tem a dura missão de enfrentar a França, seleção anfitriã do torneio e uma das favoritas ao pódio. Assim, o chaveamento das quartas de final do basquete masculino nos Jogos Olímpicos de 2024 ficou da seguinte forma:

  • 6h: Alemanha x Grécia
  • 9h30: Sérvia x Austrália
  • 3h: Canadá x França
  • 16h30: Brasil x Estados Unidos

Todos os jogos e eventos dos Jogos Olímpicos de 2024 são transmitidos ao vivo diretamente pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV também transmite as partidas. Por fim, todas as competições podem ser acompanhadas online por meio da CazéTV.