Um dos seis filhos de Jackie Allen, Jonathan Isaac é o atual ala-pivô do Orlando Magic. O jogador possui ascendência porto-riquenha e, inclusive, é apto para jogar na Seleção de Porto Rico.
Mesmo com sua criação como cristão, só veio a ser religioso depois de entrar na NBA. Inclusive, isso também o tornou mais polêmico, principalmente depois de filiar-se ao Partido Republicano e depois de pregar na Jump Ministries Global Church de Orlando.
Aliás, chegou até a publicar um livro, Why I Stand, em que compartilha detalhes de sua fé e como ela o ajudou a moldar sua vida e a superar diversas dificuldades. Entre elas, conta da ansiedade que desenvolveu quando criança por dificuldades para se encaixar como um estudante negro em uma escola majoritariamente de brancos, e que durou até seus primeiros anos na liga.
História de Jonathan Isaac na NBA
Para além de sua vida pessoal, a história de Jonathan Isaac na NBA começa quando o Orlando Magic selecionou o ala-pivô como como a sexta escolha geral no Draft da NBA de 2017. Depois disso, foi para o Lakeland Magic da G-League para reabilitação em fevereiro de 2018.
Já em seu segundo ano na liga, o atleta chegou a ser titular da equipe de Orlando em 66 jogos e teve estatísticas médias de 9.6 pontos, 3.7 rebotes e 1.1 bloqueios. Inclusive, chegou a marcar 13 rebotes em uma vitória contra o Indiana Pacers em janeiro de 2019 e 20 pontos contra o New Orleans Pelicans em fevereiro.
Infelizmente, sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior em uma vitória contra o Sacramento Kings em agosto de 2020. Isso o fez perder o resto da temporada de 2019/20 e toda a temporada de 2020/21.
A má sorte do jogador não terminou por aí. Em 15 de março de 2022, saiu o anúncio de quem também perderia a temporada de 2021/22 por conta da lesão. Além disso, sofreu outra pequena lesão no tendão direito em sua reabilitação e precisou passar por um procedimento cirúrgico.
Em janeiro de 2023 voltou para o afiliado do Magic na G-League por apenas uma partida e, finalmente, voltou às quadras da NBA no dia 23, depois de dois anos e meio afastado. Então registrou cerca de 10 pontos, três rebotes e dois roubos de bola em nove minutos em uma vitória contra o Celtics.
Por fim, sofreu novamente com lesão em 28 de fevereiro depois de um treino em Milwaukee, uma ruptura no músculo adutor esquerdo. Com isso, precisou passar por mais uma cirurgia, o que o impossibilitou de jogar o restante da temporada. Voltou apenas para 2023/24.
Principais estatísticas na NBA
As estatísticas de Jonathan Isaac nas temporadas regulares da NBA apontam uma média de 7.7 pontos por jogo na carreira. Seu auge foi na temporada de 2019/20, quando marcou cerca de 11.9 pontos por partida. Nesse mesmo ano também chegou a marcar 1.6 roubos de bola e 2.3 tocos por jogo.
Nos playoffs, participou apenas de 2019 e 2024, com um total de 12 partidas até o momento. Tem uma média de pontos de 6.4, com destaque para seu aproveitamento de 100% nos lances livres dessa última pós-temporada.