Atualmente no Los Angeles Clippers na NBA, James Harden é um jogador profissional de basquete que nasceu em 26 de agosto de 1989. Aos 20 anos de idade, ele entrou para a maior liga do esporte no mundo no draft de 2009. Ou seja, são 15 anos totais de experiência que, junto de uma lista de conquistas e honrarias, o tornam um atleta de elite na competição.
Inclusive, neste ano o atleta superou os 25.728 pontos de Vince Carter e entrou para a seleta lista dos 20 maiores pontuadores da NBA na história, com 25.730 pontos depois de marcar nove pontos contra o Atlanta Hawks em uma partida que terminou em 110 a 93 para o Atlanta.
Aos 34 anos, é muito improvável que o atleta alcance o primeiro lugar, que ainda pertence a LeBron James com mais de 40 mil pontos. Porém, é provável que ultrapasse outros nomes que já não estão na ativa, como Kevin Garnett, John Havlicek e Paul Pierce.
História de James Harden na NBA
A história de James Harden na NBA começou quando o atleta foi a terceira escolha geral do Oklahoma City Thunder no draft da NBA de 2009. Esse foi um verdadeiro acerto da franquia, já que na sua primeira temporada foi nomeado para o Segundo Time do All-Rookie Team. Mas o destaque foi para a temporada de 2011/12, quando teve as melhores estatísticas entre os reservas da NBA. Além disso, ajudou o Thunder a chegar às Finais em 2012, quando perderam para o Miami Heat.
Depois disso foi para o Houston Rockets, franquia em que permaneceu até 2021 e acumulou uma série de conquistas. A primeira foi em sua partida de estreia, que logo marcou 37 pontos, 12 assistências e seis rebotes, um recorde entre os novos jogadores na história da equipe.
Nos anos que se seguiram, esteve em diversos times ideais da NBA, marcou recordes de pontos, fez diversos triplos-duplos, incluindo junto de 60 pontos, algo até então inédito na liga. Ele também foi MVP na temporada de 2017/18.
Em 2021/22 James Harden foi para o Brooklyn Nets, franquia em que teve destaque em jogos. Alguns desses destaques foram quando marcou 39 pontos contra o Pelicans e 36 pontos contra o Orlando Magic.
Seguindo adiante, foi para o Philadelphia 76ers em 2022/23, time que ajudou a levar até as semifinais da Conferência Leste. Por fim, foi para o Los Angeles Clippers em outubro de 2023. Terminou a temporada regular em quarto lugar na Conferência Oeste. Contudo, perderam para os finalistas do Dallas Mavericks já na primeira rodada dos playoffs por 4 a 2.
Conquistas do ala-armador
Entre as conquistas oficiais de James Harden na NBA, o atleta foi 34 vezes o Jogador da Semana, esteve sete vezes no All-NBA, uma vez no All-Rookie Team, foi MVP da temporada de 2017/18 e 13 vezes o Jogador do Mês na liga.
Além disso, também foi o NBA Sixth Man of the Year uma vez e esteve 10 vezes no NBA All-Star, onde inclusive ganhou o NBA All-Star MVP. Por fim, venceu uma medalha de ouro quando representou os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e também no Campeonato Mundial da FIBA em 2014.