Tendo tido Michael Jordan em seu elenco por um curto período, o Washington Wizards é uma equipe de basquete que compete pela NBA, a liga mais famosa mundialmente. Baseados em Washington D.C., a capital dos Estados Unidos, eles têm como casa a Capital One Arena, que recebe mais de 20.000 torcedores fervorosos como espectadores e que fazem parte da história do Washington Wizards.
Conhecidos, primeiramente, como Chicago Packers e, em seguida, Chicago Zephyrs, ao se mudarem para a cidade de Baltimore, se autointitularam como os Bullets. Contudo, essas não foram as únicas vezes que mudaram de nome — e de trajetória.
Quer saber mais sobre a incrível história do Washington Wizards, um dos times de basquete mais interessantes dos EUA? Continue a leitura!
Qual a história do Washington Wizards?
Criado em 1961 com o nome de Chicago Packers, a equipe deu início a uma jornada intensa de mudanças. Na temporada seguinte, já eram chamados de Chicago Zephyrs. Isso porque o time era de Chicago, Illinois.
Dois anos depois, em 1963, mudaram-se para Baltimore, em Maryland, batizando o time como Baltimore Bullets. Em seguida, os Bullets conseguiram o feito de chegar às finais da NBA. No entanto, não passaram pelo grande Milwaukee Bucks, que tinha como estrelas Kareem Abdul-Jabbar e Oscar Robertson, com o placar de 4 a 0.
Por conseguinte, em 1973, o time se mudou para Washington, agora com o nome de Capital Bullets. No ano seguinte, o nome foi alterado para Washington Bullets, mantido até o final da temporada de 1996-1997. Em razão da alta taxa de criminalidade na capital americana e por fazer alusão à violência com armas de fogo, o proprietário da equipe revolucionou e solicitou uma mudança novamente para Washington Wizards.
Além disso, esse nome foi escolhido em um concurso. Em inglês, “Wizards” significa “feiticeiros”, refletindo ao mundo da magia, poder e emoção, que correspondia estilo dos jogadores do Washington Wizards.
Desempenho do Washington Wizards nas competições
Embora tenham sido uma equipe promissora em meados década de 1970, os Wizards — intitulados Washington Bullets na época — não tiveram uma boa performance, mesmo com astros como Elvin Hayes e Wes Unseld no elenco.
Enfim, a temporada de 1977-1978 foi a mais brilhante para a equipe. O Washington Bullets finalizou a temporada regular com a marca de 44 vitórias e 38 derrotas. Além disso, teve um ótimo desempenho nos playoffs, com taxa de aproveitamento de 66,7% (14 vitórias e 7 derrotas). Seguindo o embalo da época, conquistaram o primeiro e único título da NBA, vencendo o Seattle Supersonics na final dos playoffs pelo placar de 4 a 3. No entanto, o Supersonics se deu bem na revanche na próxima temporada por 4 a 1.
Apesar de ter chegado à final da NBA em duas temporadas consecutivas, o Wizards teve o total de 37 temporadas em sua história, inclusive a de 2015/2016, em que só esteve presente nos playoffs 14 vezes. Dessa forma, a equipe não conseguiu chegar aos playoffs em 23 ocasiões.
Atualmente, o Washington Wizards continua com toda a força em seu jogo externo, além de armadores com muita habilidade e de ritmo rápido nos contra-ataques.
Maiores jogadores da história do Washington Wizards
A equipe presta homenagens aos seus maiores jogadores ao aposentar os números que eles usaram no time. Até agora, cinco ex-atletas receberam essa honra: Earl Monroe (10), Elvin Hayes (11), Gus Johnson (21), Wes Unseld (41) e Phil Chenier (45).
Três deles foram muito importantes para conseguirem o único título da equipe em 1978: Elvin Hayes, Wes Unseld e Phil Chenier. Dessa forma, deixaram uma grande marca na história do Washington Wizards, sendo sempre lembrados e honrados pelos seus feitos no time.
Michael Jordan como jogador do Wizards
O maior jogador de todos os tempos também teve sua passagem pelo Washington Wizards. Embora seja conhecido por uma passagem ruim no time, Jordan teve bons momentos com os Wizards, marcando mais de 40 pontos em alguns jogos, o que lhe rendeu duas nomeações para o All-Star Game.
Em 2000, Jordan nomeou-se presidente do Washington Wizards, com uma grande responsabilidade pela frente. Na temporada de 1999-2000, o time estava na última posição da divisão. O ex-jogador montou um time com Richard Hamilton e Laron Profit, e jogadores mais antigos, como Chris Whitney, além de fazer mudanças na comissão técnica.
Os resultados não foram bons: na temporada 2000-2001, Michael Jordan era o chefe dos Wizards, ainda assim, a equipe ia muito mal. Eles venceram apenas 19 jogos e perderam 63.
Títulos conquistados pela equipe
Ao decorrer da a história do Washington Wizards, a equipe teve vitórias inesquecíveis e grandes momentos de glória. Confira quais títulos os Wizards compilaram:
Quantos títulos de conferência tem o Washington Wizards?
Os “Feiticeiros” de Washington ganharam quatro títulos de conferências nos anos 1970. Eles foram campeões do Leste em 1971, 1975, 1978 e 1979.
Além disso, os Wizards chegaram às finais da Conferência Oeste uma vez, em 1965, na época em que ainda eram o Baltimore Bullets, mas não conseguiram a vitória em cima do Los Angeles Lakers, gigantes do basquete norte-americano.
Antes de se mudarem para Washington, os Bullets, que ainda estavam em Baltimore, conquistaram o título da Conferência Leste em 1971 ao bater o New York Knicks. Em seguida, entre 1978 e 1979, o time de Washington, D.C. levou mais dois troféus do Leste ao derrotar o Philadelphia 76ers e o San Antonio Spurs.
Campeões da NBA
O Washington Wizards conquistou um título na história da NBA. Na época, eram conhecidos como Washington Bullets, tendo derrotado o Seattle Supersonics (agora Oklahoma City Thunder) nas finais de 1978.
Elvin Hayes e Bob Dandridge foram os maiores pontuadores dos Bullets naquela temporada. No entanto, Wes Unseld foi premiado como o MVP das finais.