Início » Basquete » NBA » As estatísticas de Jaylen Brown na carreira

As estatísticas de Jaylen Brown na carreira

Publicado em:

Última atualização:

O Celtics voltou a ser o maior vencedor da NBA após ganhar a final contra o Dallas Mavericks de Luka Dončić em cinco jogos. Com um dos melhores elencos dos últimos anos, as estatísticas de Jaylen Brown provam por que elegeram o jogador como o Finals MVP.

O atleta, que foi a terceira escolha geral do Draft de 2016, contribuiu com uma média de 29.5 pontos, além de 4.5 assistências e aproveitamento de 57.1% nos arremessos durante os quatro primeiros confrontos.

Na última partida, o ala-armador marcou 21 pontos, deu seis assistências e conseguiu oito rebotes, ajudando Jayson Tatum e companhia a levantarem a taça para os Leprechaun após mais de 10 anos. Vale destacar também que o camisa 7 foi o vencedor do Dunk Contest do All Star da temporada. 

Quer saber mais sobre as estatísticas de Jaylen Brown, além do desempenho geral da carreira do atleta? Acompanhe a leitura do artigo. 

A carreira e as estatísticas de Jaylen Brown pré-NBA

As estatísticas de Jaylen Brown comprovam que o esportista era uma grande promessa desde o ensino médio. Em seu último ano no Joseph Wheeler High School da Geórgia, o ala-armador levou sua equipe à vitória no campeonato estadual. O time ficou com um recorde de 30-3, e o camisa 7 dos Celtics ficou com médias de 28 pontos e 12 rebotes. Além disso, Brown ganhou uma medalha de ouro na Copa América Sub-18 pelos EUA.

Na carreira universitária, o atleta passou uma única temporada no time da Califórnia antes de se eleger para o draft da NBA. Sob o comando do técnico Cuonzo Martin, as estatísticas de Jaylen Brown foram 4,6 pontos, 5,4 rebotes e 2,0 assistências em 27,6 minutos. Vale destacar que o jogador foi nomeado para o primeiro time do Pac-12 e eleito o novato do ano. 

Além disso, em 2016 o Boston Celtics escolheu o ala-armador como terceira escolha geral, atrás apenas de Ben Simmons e Brandon Ingram.

Ascensão e maior contrato da liga

Mostrando bom basquete desde seus primeiros anos, é na temporada 2019/2020 que o camisa 7 do Celtics tem sua ascensão na liga. Após assinar uma extensão de contrato por 115 milhões de dólares, as estatísticas de Jaylen Brown chegaram em médias de 20.3 ppg, 6.4 rpg, 2.1 apg e um percentual de acertos de cestas de três pontos (38,2%). No ano seguinte, o ala-armador foi para seu primeiro All Star Game da carreira. 

Os anos posteriores de Brown foram de ainda mais sucesso, chegando em sua primeira Finals NBA em 2022 e indo para a seleção da liga na temporada de 2023. É após grande destaque com os Leprechaun que o atleta conquista um acordo máximo de 304 milhões de dólares. Dessa forma, o camisa 7 superou Nikola Jokić com o contrato mais rentável da história do torneio.

Em seu ano como Finals MVP, o ala-armador dividiu os holofotes com Jayson Tatum e Jrue Holiday, tendo médias de 23 pontos, 5.3 rebotes e 2.4 assistências. Além disso, vale destacar que o atleta foi eleito o melhor jogador da Conferência Leste.