As estatísticas de Derrick Jones Jr no Dallas Mavericks comprovam o quão importante o ala foi para a temporada da franquia. Indo às finais da NBA, o jogador estava prestes a ser colocado de lado pela NBA quando apareceu a oportunidade de se juntar ao elenco de Luka Dončić e Kyrie Irving. Desde o começo de seu contrato, o atleta alcançou médias de 8.6 pontos, 3.3 rebotes e 1 assistência pela equipe do Texas.
Vencedor do Slam Dunk Contest de 2020 em cima de Aaron Gordon, seu estilo de jogo casou exatamente com o que o playmaker esloveno precisava. Conseguindo mais opções de ataque, a franquia do oeste teve uma temporada regular de 50 vitórias e 32 derrotas. Dessa forma, alcançaram a 5º posição da conferência e partiram para o pós-temporada.
Vale destacar que, durante os playoffs, a franquia venceu o Los Angeles Clippers de James Harden, Kawhi Leonard e Paul George por 4 a 2, além do Oklahoma City Thunder de Shai GIlgeous-Alexander em seis partida. Além disso, também bateram o Minnesota Timberwolves de Anthony Edwards por 4 a 1. O clube fez história, mas ainda assim perdeu para o Boston Celtics de Jaylen Brown e Jayson Tatum no placar de 4 a 1 na grande decisão.
A carreira e estatísticas de Derrick Jones Jr
Não selecionado para o Draft de 2016, as estatísticas de Derrick Jones Jr o colocam como uma opção defensiva confiável, que contribui de forma mais discreta no ataque. Com boas enterradas, o atleta se destacou no ensino médio e foi nomeado o Jogador do Ano da PIAA Triple-A.
Suas médias foram de 19,2 pontos, 10,1 rebotes e 2,3 bloqueios. Vale destacar também que o Ala saiu do seu colégio como o maior cestinha do plantel de Arcebispo John Carroll.
Na trajetória universitária, investigaram o esportista por doping enquanto atuava pela faculdade de Nevada. O resultado do exame deu positivo, e a NCAA considerou Jones inelegível. Sua punição foi a suspensão do restante de sua temporada como calouro. As estatísticas de Derrick Jones Jr antes do teste eram de 11,5 pontos e 4,5 rebotes em 30 jogos.
Voltando no segundo ano, o jogador abriu mão dos anos posteriores em Nevada para se eleger ao Draft. Sem ter sido escolhido, o Sacramento Kings resolveu dar uma chance ao atleta de participar da Summer League.
Desde então, o esportista passou por Phoenix Suns, Miami Heat, Portland Trail Blazers e Chicago Bulls. Nelas, teve médias de 6,3 pontos, 3,2 rebotes e 0,7 assistências. Quando o basquetebolista teve seu contrato rescindido com os touros vermelhos, a franquia texana de Dallas Mavericks decidiu oferecer o salário mínimo para veteranos para apostar em seu potencial.
Além das melhorias nas estatísticas de Derrick Jones Jr, o ala também se tornou um especialista defensivo do perímetro da franquia. Sendo assim, foi de grande auxílio aos astros Luka Doncic e Kyrie Irving. Como resultado, o camisa 55 venceu a concorrência de Josh Green e Dante Exum e começou todos os jogos nos playoffs como um dos cinco titulares.