Início » Basquete » NBA » Chris Bosh: títulos, estatísticas e trajetória completa do jogador

Chris Bosh: títulos, estatísticas e trajetória completa do jogador

Publicado em:

Última atualização:

Chris Bosh é ex-jogador de basquete da NBA e a sua trajetória seguiu os padrões de grandes atletas. Ou seja, começou cedo a praticar esporte, conseguiu destaque no ensino médio e também na universidade, então foi para as etapas profissionais. Porém, em sua jornada, conseguiu se sobressair nas franquias em que jogou.

Como exemplo, temos o Toronto Raptors. Ele saiu do time como um dos maiores pontuadores da história da equipe, assim como em relação a bloqueios. Para conhecer mais da sua história, a seguir estão os principais momentos da sua jornada.

O início de Chris Bosh no basquete

Chris Bosh nasceu em 24 de março de 1984, em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Desde pequeno, já se envolvia com esportes, incluindo karatê, ginástica, beisebol e, obviamente, o basquete. Ele costumava jogar bastante com o seu irmão e, em razão da sua altura, sempre se destacou e era cotado para seguir carreira.

O jogador chamou ainda mais a atenção quando ajudou a Lincoln High School a ficar no primeiro lugar no ranking do país, além de auxiliar a equipe na final do Campeonato Nacional da USA Today. Isso abriu portas para que ele recebesse diversas oportunidades para seguir com a sua jornada no esporte.

Para fechar esta fase inicial, recebeu a nomeação de “Mr. Basketball” pela Associação de Treinadores de Basquete do Texas e decidiu jogar pela Georgia Tech.

Etapa universitária

Chris Bosh começou a estudar e jogar basquete na Georgia Tech. Porém, passou apenas uma temporada na universidade, pois estava decidido a investir totalmente na carreira profissional. Na temporada em que jogou pela universidade, ele conseguiu médias de 15,6 pontos, 9,0 rebotes e 2,2 bloqueios em um total de 31 jogos.

Pode-se dizer que foi um período essencial em sua carreira, visto que deixou ainda mais evidente que ele já estava pronto para se tornar um grande jogador. Então, em 2003, resolveu se declarar para o Draft da NBA, dando início à próxima fase da sua jornada.

Chris Bosh na NBA

A carreira de Chris Bosh na NBA teve início após o Toronto Raptors o selecionar no Draft da NBA de 2003. Durante a temporada inicial, ele já teve um desafio, que foi jogar como pivô; afinal, além de não ter tanta experiência nesta posição, o jogador também viu que o porte físico e o preparo dos adversários estavam em um nível elevado.

Porém, isso não fez com que ele desistisse, conseguindo liderar os novatos em bloqueios e rebotes, com médias de 11,5 pontos, 7,4 rebotes, 1,4 bloqueios, em 75 jogos. Esse desempenho rendeu a ele a nomeação de first-team de Novatos da NBA.

Em 2004, o seu companheiro de quadra, Vince Carter, saiu do time e Chris Bosh passou a ser o líder. Ao assumir esta posição, ele teve mais tempo de jogo e se tornou o artilheiro e o jogador que mais conseguiu rebotes da temporada. Também foi nessa época em que ele ajudou os Raptors a chegarem ao título de divisão de 2006, finalizando o período com 22,6 pontos e 10,7 rebotes.

Durante as temporadas seguintes, mesmo com a sua evolução em quadra, o jogador teve alguns desafios, incluindo lesões e também mudanças na formação da equipe. Em todo caso, Bosh ainda continuou como um dos melhores da franquia e focou em melhorar o seu porte físico para encarar ainda melhor os jogadores adversários.

No seu último ano com os Raptors, ele ultrapassou Vince Carter na quantidade de pontos, foi o Jogador da Conferência Leste da Semana e registrou seu 44º duplo-duplo.

Temporadas no Miami Heat

Chris Bosh chegou ao Miami Heat ainda em 2010 e já conseguiu participar das finais da NBA e foi importante nos playoffs. Após esta primeira etapa, Bosh conseguiu conquistar dois títulos seguidos com o time, porém teve uma lesão no abdômen que o afastou, por um tempo, das partidas. Vale ressaltar que os seus 24 pontos foram decisivos na conquista do primeiro título da NBA.

Bosh continuou a dar total apoio para o Heat, fazendo a equipe a obter o melhor recorde da liga, conquistando também mais um título. No ano seguinte, o jogador continuou com a performance impecável, mas a terceira vitória não aconteceu. Com a saída de LeBron James, a sua presença na equipe ficou ainda mais importante.

No entanto, ele recebeu um diagnóstico de que estava com um coágulo de sangue em seus pulmões. Bosh ficou então fora do restante da temporada, retornando apenas no próximo ano. Porém, mais um coágulo apareceu, agora na perda e, mais uma vez, ele teve que interromper os jogos por tempo indeterminado.

Resumo das estatísticas da carreira

Temporada regular

PeríodoPJPTMPJAP3PLLRTASBRTOPPJ
Toda a carreira89388134.6.492.310.8017.61.90.80.818.5

Playoffs

PeríodoPJPTMPJAP3PLLRTASBRTOPPJ
Toda a carreira898535.3.473.303.7927.61.40.81.116.0
PJ: partidas jogadas
PT: partidas como titular
MPJ: minutos por jogo
AP: aproveitamento de arremessos de campo
3P: aproveitamento de arremessos de 3 pontos
LL: aproveitamento de lances livres
RT: rebotes totais por jogo
AS: assistências por jogo
BR: bolas roubadas por jogo
TO: turnovers
PPJ: pontos por jogo

Por que Bosh parou de jogar? Ele está no Hall da Fama?

Depois de um tempo fora dos jogos, o jogador tentou retornar às quadras algumas vezes, mas os médicos alegaram que seria um risco de vida caso ele voltasse. Então, Chris Bosh anunciou oficialmente a sua aposentadoria, deixando a sua marca no esporte e também o seu nome no Hall da Fama do Basquete.