As finais da NBA entre Boston Celtics x Dallas Mavericks estão a todo vapor e muitos já decretaram a franquia da Conferência Leste como a campeã da liga deste ano. Afinal, em toda a história do campeonato, nenhuma equipe foi capaz de virar um placar de 3 a 0.
Ou seja, os Celtics estão mais perto do que nunca de finalmente serem campeões da NBA novamente desde a última conquista em 2008, ainda mais depois de falharem em derrotar o Golden State Warriors nas finais de 2022.
Dessa forma, a franquia pode finalmente desempatar dos 17 títulos com o Los Angeles Lakers e tomar o primeiro lugar unicamente para si, pelo menos até que a franquia de LA vença outra temporada.
Dito isso, será que ainda há alguma chance para os Mavs? Conforme os grandes especialistas da liga e o histórico das finais até hoje, é muito improvável. Obviamente ainda não consagraram o campeão, mas, com a última vitória, pelo menos a equipe de Dallas agora não foi varrida por 4 a 0 na série de jogos mais importantes da liga.
O que aconteceu nos jogos da NBA Finals entre Celtics x Mavericks até agora?
Jogo 1
Para quem esperava uma brilhante atuação do esloveno Luka Dončić nestas finais este jogo não foi tão empolgante. O jogo 1, que aconteceu no TD Garden, casa do Boston Celtics, terminou em 107 a 89 para a equipe celta, que conseguiu vencer os texanos mesmo com os 30 pontos que Luka marcou — grande parte pela defesa incrível de Kristaps Porziņģis, que foi um dos destaques deste jogo depois de voltar de uma recuperação de lesão.
Um dos principais motivos também foi a atuação de Kyrie Irving, que deixou muito a desejar no Mavs neste jogo, muito provavelmente pelos insistentes gritos de revolta da torcida contra o jogador, que já chegou a vestir a regata de Boston.
Jogo 2
O jogo dois, para a decepção dos torcedores do Mavs, não foi muito diferente. Com uma vitória de 105 a 98, o Boston Celtics novamente mostrou o motivo de ser uma das principais equipes defensoras da temporada regular e dos playoffs, com mais uma atuação brilhantes do Porzingão.
Outros nomes de destaque na equipe celta neste jogo foram Jrue Holiday e Jaylen Brown, que estão na corrida para conseguir o título de MVP das finais deste ano. Enquanto isso, Jayson Tatum fez 12 assistências para seus colegas.
Já no Mavs, novamente a pontuação de Luka não foi suficiente para conseguir a vitória (32), ainda mais com Irving não tendo um bom jogo mais uma vez.
Jogo 3
Com uma lesão rara, o anúncio de que Kristaps Porziņģis poderia estar fora do jogo, junto ao fato de que a partida ocorreria na American Airlines Center, casa do Dallas Mavericks, deu mais esperança para os torcedores da franquia do Texas de que nem tudo estava perdido.
Bom, com um início de jogo surpreendente de Dallas, muito por conta da genialidade de Luka e por Irving finalmente aparecer na disputa, parecia que finalmente tudo se encaminhava para a primeira derrota de Boston. Porém, não contavam que Tatum também resolveria dar as caras e cravar 31 pontos neste jogo, que, junto à genialidade de Jaylen Brown e do restante da equipe, conseguiram uma virada surpreendente.
Desse modo, nem os 35 pontos de Kyrie e os 27 pontos de Luka foram suficientes para frear os campeões da Conferência Leste. Inclusive, Dončić chegou a ser expulso nos minutos finais depois de cometer a sexta falta no jogo, o que definitivamente também contribuiu, e muito, para a vitória dos Celtics.
Jogo 4
Seja pelo peso de uma derrota iminente, ou então por uma real vontade de serem os primeiros a virarem uma série de 3 a 0, a verdade é que no quarto jogo os Mavs finalmente resolveram mostrar o motivo de serem os campeões da Conferência Oeste. Isso porque massacraram a equipe de Boston por 122 a 84 — a terceira maior distância em uma pontuação nas Finais da NBA em toda a história.
Dá até para dizer que a primeira metade do primeiro tempo foi equilibrada, porém, dali em diante, os Celtics viram poucas oportunidades de pontuarem, erraram em uma quantidade absurda e deram muito espaço para que Luka Dončić (33 pontos), Kyrie Irving (31 pontos), Maxi Kleber (23 pontos) e até Dereck Lively II (22 pontos) brilhassem sem muito esforço.
O que esperar do jogo cinco entre Celtics x Mavericks?
Como é de se esperar, é quase certa a vitória de Boston Celtics contra Dallas Mavericks nesta série de jogos das Finais da NBA deste ano. Isso simplesmente pelo fato de que nenhuma franquia que perdia de 3 a 0 conseguiu virar em toda a história da liga.
Porém, visto a última atuação dos Mavs em casa, é provável que eles definitivamente ainda não tenham desistido. Portanto, a equipe de Boston não deve esperar que o jogo cinco seja fácil, mesmo estando em casa, visto a surra que levaram em quadra no último jogo.
Dito isso, o peso de não perder este título em casa pelo menos saiu dos ombros de Luka Dončić e Kyrie Irving, apontados como os principais culpados das primeiras duas derrotas pela torcida da franquia, mas deram um verdadeiro espetáculo no jogo quatro.
Por fim, definitivamente a torcida de Boston ainda pode ficar mais tranquila e mais certa da vitória, que, mesmo não confirmada, é quase iminente.