Sendo atual armador do Partizan da Mozzart Bet da ABA League, muitas pessoas esquecem que Carlik Jones foi uma peça recente do Chicago Bulls da NBA. Fazendo parte da geração que levou o Sudão do Sul para Paris 2024, além de fazer bom jogo contra o Dream Team dos Estados Unidos das olimpíadas, o atleta norte-americano também participou da Copa do Mundo da FIBA pelo país em que se naturalizou para jogar basquete.
Vale destacar que ele contou com grande destaque no torneio, tendo médias de 19,7 pontos (46,2% 3pt.), 2,7 rebotes e 7,7 assistências em 29,7 minutos.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo para ver o perfil completo de Carlik Jones, que atua na liga sérvia de basquete atualmente. Além disso, confira sua trajetória na NBA e estatísticas em quadra.
Quem é Carlik Jones?
Jones cresceu em Cincinnati, Ohio, e frequentou a Aiken High School, mostrando talento para o basquete em seus primeiros anos do secundário. O atleta jogou AAU com Jarron Cumberland, que viria a ter destaque no College. Ele foi nomeado para a terceira equipe All-Division IV e para a primeira equipe All-Cincinnati Metro Athletic Conference após ter médias de 12,5 pontos, 5,7 rebotes e 5,1 assistências por jogo como júnior.
Já como um veterano, seus números saltaram e tiveram um impacto absurdo, com dados de 22,3 pontos e seis assistências nas partidas da Divisão IV. Além disso, ele foi peça fundamental para o elenco que chegou a uma final estadual no campeonato regional.
No College, Carlik Jones defendeu inicialmente a Universidade de Radford e teve um ano de calouro sem participações no time, sendo um redshirt. Por lá, ficou três anos e conseguiu ter bons números. Na temporada seguinte, foi Rookie of the Year da Big South Conference após ter médias de 11,8 pontos, 3,9 rebotes e 3,1 assistências por jogo. Ele também conquistou menção honrosa na All-Big South.
Em sua última temporada, teve médias de 20 pontos, 5,5 assistências e 5,1 rebotes. Além disso, chutou ótimos 40,9% do perímetro. Com essas boas atuações, o jogador chamou a atenção da Universidade de Louisville.
Em seu último ano de elegibilidade, o armador decidiu ir para a Universidade, onde jogou em sua última temporada no College. No entanto, esse foi o ano em que a pandemia de COVID-19 atingiu o mundo. Dessa forma, Carlik disputou apenas 19 partidas, tendo médias de 16,8 pontos e 4,9 rebotes.
Carreira profissional
Embora contasse com projeções iniciais de aparecer como um candidato da segunda rodada do Draft da NBA de 2021, Carlik Jones acabou não sendo selecionado. Então, se juntou ao Dallas Mavericks para a Summer League, assinando com a franquia em agosto, mas foi dispensado em outubro. Logo, a equipe o passou para o Texas Legends no intuito de desenvolver o atleta na G-League. Em dez jogos pelo time, teve médias de 20,2 pontos, 5,4 rebotes e 4,7 assistências.
Depois disso, ele teve passagens pelo Denver Nuggets, um retorno para os Texas Legends, depois foi para o Windy City Bulls e, por fim, chegou no Chicago Bulls. Nesse período, disputou apenas 12 jogos na NBA, tendo uma média de dois pontos.
Na temporada 2022/2023, no time afiliado dos Bulls, Carlik Jones foi nomeado o Jogador Mais Valioso da G League. No entanto, ele nunca conseguiu se provar como um esportista na liga. Na carreira, foram 12 partidas em quadra na NBA, com dados de 2.0 ppg, 0.7 rpg e 0.9 apg.
Já em novembro de 2023, assinou com o Zhejiang Golden Bulls da Associação Chinesa de Basquete. Além disso, Jones se naturalizou para jogar pela seleção nacional do Sudão do Sul. Ele se juntou à equipe para a Copa do Mundo de Basquete FIBA de 2023, na qual o país fez sua primeira aparição na competição. Ele registrou 35 pontos, 11 rebotes e seis assistências em sua estreia na Copa contra Porto Rico, além de ser líder de assistências no torneio.
Atuação Carlik Jones nos Jogos Olímpicos de 2024
O jogador teve uma excelente estreia na Olimpíada de 2024. Em duelo vencido pelo Sudão do Sul contra Porto Rico, o armador foi o grande destaque. Ele foi o cestinha de sua equipe, anotando 19 pontos. Além disso, contribuiu com sete rebotes e seis assistências.
No jogo seguinte, Carlik Jones teve outra boa atuação. Enfrentando os Estados Unidos, o Sudão do Sul acabou sendo derrotado. Carlik anotou 18 pontos e deu sete assistências na partida.