Início » Basquete » NBA » Descubra como foi a carreira de Cameron Payne até chegar aos 76ers

Descubra como foi a carreira de Cameron Payne até chegar aos 76ers

Publicado em:

Última atualização:

Na NBA é uma tarefa bem complicada começar jogando no mais alto nível. Atletas como Lebron e Durant, por exemplo, desde que entraram na liga marcam cerca de 20 pontos por jogo e são referências entre os jogadores de elite. Todavia, existem aqueles que demoram mais tempo para engrenar e, embora não possuam os mesmos números, passam a ter boas atuações somente após alguns anos de experiência. Um desses casos é Cameron Payne. As estatísticas de Cameron Payne podem não brilhar aos olhos, mas é um atleta que passou a ser destaque nos lugares recentes em que passa.

Cameron Payne antes de entrar na liga

Cameron Payne nasceu na cidade de Memphis em 1994. Assim como a maioria dos jogadores de basquete americanos, iniciou no basquete durante a high school.

Payne era jogador da Lausanne Collegiate School na juventude e, em sua época de senior, marcou 20 pontos e 10 assistências. Liderou o time no título de Segunda Divisão Estadual em 2013 e, inclusive, foi apelidado de “Mr Basketball”. Isso chamou a atenção de grandes universidades dos Estados Unidos.

Dessa forma, em 2013, optou por atuar em Murray State durante a NCAA, onde ficou por duas temporadas. As estatísticas de Cameron Payne durante seu primeiro ano foram de 16,8 pontos e 5,4 assistências, subindo para 20 pontos e 6 assistências no segundo. O atleta foi eleita Melhor Calouro da Conferência de Ohio e Melhor Jogador do Ano em Ohio enquanto esteve por lá.

Após isso, se candidatou para o Draft da NBA em 2015 e foi escolhido pelo Oklahoma City Thunder.

Auge da carreira

Infelizmente Payne não conseguiu se firmar no Oklahoma e acabou passando por diversos times da liga antes de encontrar espaço. O atleta, como dito antes, não chegou a performar bem logo de cara. Muito por conta da falta de espaço e também das lesões que teve. Esse cenário se repetiu em Chicago e Cleveland. Além disso, vale destacar que Payne passou pelo Texas Legends, time da G-League, em 2020.

Só foi a partir do Phoenix Suns, também em 2020, que o jogador encontraria seu lugar na NBA. As estatísticas de Cameron Payne passaram a melhorar e o atleta, durante a temporada de 2020/21, participou de 82 jogos no geral. Aliás, esse foi o seu melhor ano na carreira, quando fez 9,3 pontos e 3,2 assistências nos playoffs. Isso ajudou Phoenix a surpreender todos e chegar a final da liga daquela temporada. O time comandado por Chris Paul e Devin Booker só parou para o Milwaukee Bucks na decisão do campeonato.

As estatísticas de Cameron Payne atualmente

Payne saiu do Phoenix em 2023 e, na temporada 2023-24, defendeu Milwaukee Bucks e Philadelphia 76ers, sendo este seu último time.

Na equipe comandada por Nick Nurse, contribuiu na rotação do time e foi uma peça importante vinda do banco. Na temporada regular, disputou 31 jogos com 9,3 pontos e 3,1 assistências. Já nos playoffs esteve em 5 das 6 partidas contra o Knicks, marcando 5.6 pontos e 1.4 assistências.

No entanto, ao final da temporada 2023-24, seu contrato se encerrou e o atleta agora é agente livre.