A biografia de Lauri Markkanen mostra um jogador que sempre buscou evoluir. Ele possui 26 anos de idade atualmente, sendo seis de experiência na NBA. No entanto, nesse período conquistou alguns feitos interessantes. Foi eleito o Jogador Que Mais evoluiu na Liga, além de ter ido ao All-Star Game em 2023.
Porém, como o finlandês chegou na NBA? Como evoluiu ao ponto de se tornar uma estrela?
Confira a biografia de Lauri Markkanen!
Ensino médio
Nascido em 22 de maio de 1997, Lauri Markkanen cresceu em Jyvaskyla, na Finlândia. Por conta disso, seu caminho foi diferente do tradicional tomado pelos jogadores norte-americanos para chegar na liga.
Em seus primeiros anos, jogou em um time local de HoNsU, sendo transferido para o HBA-Marsky na liga de basquete profissional finlandesa de segunda divisão. Ele jogou lá até deixar sua terra natal e se mudar para os Estados Unidos em busca de alcançar novos patamares no esporte.
Universidade
Não dá para fazer uma biografia de Lauri Markkanen sem citar seu bom período no basquete universitário. O astro finlandês se comprometeu com o Arizona Wildcats em 2015, sendo a primeira pessoa desde Mike Bibby a vestir a camisa número 10 do time. Isso criou ainda mais expectativa sobre a atuação de Lauri na equipe. Elas acabaram sendo cumpridas.
O ponto alto de sua carreira universitária foi contra o rival estadual, o Arizona State, time em que Markkanen marcou 30 pontos. Após uma temporada excelente, ele foi selecionado para o Third-Team All-American, o First-Team-All-Pac-12 e o Pac-12 All-Freshman Team, sendo também um dos 15 finalistas ao Prêmio John R. Wooden.
Lauri teve uma média de 15,6 pontos, 7,2 rebotes e 0,9 assistências por jogo em sua única temporada na universidade. Dessa forma, resolveu se declarar apto para o draft da NBA de 2017.
Carreira na NBA de Lauri Markkanen
A biografia de Lauri Markkanen fica mais interessante ainda quando ele chega na NBA. Em 2017, o Minnesota Timberwolves resolveu escolhê-lo em sétimo lugar geral do Draft de 2017. Porém, na mesma noite ele foi mandado para o Chicago Bulls junto com Zach Lavine e Kris Dunn em troca por Jimmy Butler e os direitos de Justin Patton para o Timberwolves.
Bom, é óbvio que perder Jimmy Butler deixou a torcida de Chicago decepcionada com a franquia. Porém, a presença de Markkanen fazia com que o torcedor ficasse otimista. Em seu primeiro jogo, ele fez 17 pontos.
Após isso, ele estabeleceu um recorde da NBA para o maior número de cestas de três pontos nos primeiros três jogos de uma carreira na NBA, com um total de 10.
Já na temporada de 2018/19, Markkanen ficou de fora dos primeiros 23 jogos por conta de uma lesão. No entanto, logo ao retornar ele já registrou seu recorde de rebotes (19) contra o Brooklyn Nets.
Não muito após isso, marcou 35 pontos em uma partida contra o Boston Celtics, estabelecendo um novo recorde em sua carreira. Porém, em 28 de março voltou a se lesionar e foi afastado novamente.
Em seu primeiro jogo na temporada de 2019/20, Markkanen marcou novamente 35 pontos, agora com mais 17 rebotes para acompanhar. Sendo assim, esse é o maior número de pontos marcados por um jogador do Bulls na estreia da temporada desde Michael Jordan.
Após isso, o atleta foi adquirido pelo Cleveland Cavaliers em uma negociação de três equipes que também envolveu o Portland Trail Blazers. Posteriormente ele foi trocado para o Utah Jazz.
Markkanen defende a equipe atualmente. Foi nela que ele se transformou em uma estrela, sendo All-Star na temporada 2022-23. Atualmente, é praticamente intocável no elenco da franquia.