Início » Basquete » Entenda como funciona o play-in da NBA

Entenda como funciona o play-in da NBA

Publicado em:

Última atualização:

Ainda visto como novidade na liga, o play-in da NBA é uma maneira de fazer com que mais times possam brigar até o final por uma vaga nos playoffs. Introduzido oficialmente em 2021, o formato se tornou popular entre os fãs do basquete e deve seguir por muitos anos.

Veja como funciona o play-in da NBA.

Quantos jogos no play-in NBA?

O play-in da NBA consiste em três jogos. Diferentemente das partidas de playoffs, que são realizados em duelos melhor de 7 jogos, essa fase conta com partidas únicas disputadas na casa dos times mais bem colocados.

Como funciona?

Basicamente, o torneio de play-in da NBA funciona como uma espécie de repescagem. Em cada uma das duas conferências da NBA, os quatro times que ficaram entre a 7ª e a 10ª colocação na classificação participam dessa fase.

Primeiramente, o 7° e o 8° colocado se enfrentam em uma partida na casa do 7°. O vencedor deste duelo garante vaga nos playoffs como o cabeça de chave número 7. Por outro lado, o perdedor disputará mais uma partida.

Já a segunda partida reúne o 9° e o 10° colocado na casa do 9°. O time vitorioso enfrentará o perdedor do jogo anterior valendo a última vaga na pós-temporada. Por sua vez, o perdedor desta segunda partida está automaticamente eliminado.

Por fim, os vencedores das duas partidas decisivas se classificam aos playoffs da NBA como cabeças de chave 7 e 8, respectivamente.

Quantas vagas play-in NBA?

Ao todo, são 8 vagas no play-in da NBA, 4 para cada conferência. Destes, apenas 2 de cada conferência se classificam aos playoffs da liga.

Estatísticas

Apesar de ser um formato ainda recente na história da principal liga de basquete do mundo, o play-in já tem alguns padrões estabelecidos. No geral, poucas vezes os times que chegaram a esta fase como os mais bem colocados ficam de fora dos playoffs, com apenas três ocasiões em que o 7° ou o 8° perderam a vaga. Em 2024, por exemplo, os sétimos e oitavos colocados de ambas conferências se classificaram aos playoffs.

Nesta ocasião, o 8° colocado do Oeste, Los Angeles Lakers, garantiu a sétima vaga ao derrotar o 7° colocado, New Orleans Pelicans. Em seguida, o Pelicans se recuperou e bateu o Sacramento Kings, ficando com a 8ª colocação. O time eliminado logo na primeira partida foi o Golden State Warriors, que havia sido o 10° colocado do Oeste na temporada regular.

Assim como na Conferência Oeste, no Leste tanto o Philadelphia 76ers (7°) como o Miami Heat (8°) se classificaram aos playoffs. No entanto, desta vez as equipes mantiveram sua posição inicial. No primeiro jogo, o 76ers venceu o Heat por 105 a 104 para confirmar a 7ª vaga. Assim sendo, o time de Miami teve de enfrentar o Chicago Bulls para ficar com a 8ª vaga nos playoffs. O Atlanta Hawks foi eliminado logo em sua primeira partida.

Veja as estatísticas completas dos jogos de play-in da NBA:

  • 7° colocado: 8 classificações (100%);
  • 8° colocado: 5 classificações (62,5%);
  • 9° colocado: 3 classificações (37,5%);
  • 10° colocado: 0 classificações (0%);