Com diversos times campeões nacionais, o Campeonato Paulista de Basquete é o principal torneio estadual do Brasil. Na edição de 2024, dez equipes disputaram o título. Destes, apenas duas não jogam o NBB, a principal competição nacional da modalidade.
Conheça o torneio de basquete do estado de São Paulo!
História da competição
O primeiro Campeonato Paulista de Basquete foi realizado em 1932. Anteriormente, as equipes da capital já disputavam um torneio embrionário do Paulista. Posteriormente, os times do interior passaram a ser incluídos, dando forma ao campeonato que conhecemos hoje.
Naquela época, os grandes clubes do torneio eram principalmente o Palestra Itália, atual Palmeiras, e o Clube Esperia, ambos da cidade de São Paulo. Com o passar do tempo, o Corinthians também se tornou uma força importante do campeonato, com equipes do interior também ganhando protagonismo.
Nos anos 1940, o Campeonato Paulista de Basquete teve diversos hiatos. O maior deles foi entre 1941 e 1946. Em seguida, entre 1948 e 1950 também não foram realizadas edições da competição. Por fim, o Paulista também não aconteceu em 1956. Desse modo, desde 1957 o torneio segue sendo disputado anualmente, reunindo algumas das principais forças do basquete do estado.
Aliás, foi em 1957 que o XV de Piracicaba acabou com a hegemonia da capital, sendo campeão pela primeira vez. Logo depois, clubes como o Franca e o São José também mostraram a força do interior, conquistando títulos entre os anos 1970 e 1980.
Contudo, nesse meio tempo, o Campeonato do Interior seguiu existindo concomitantemente ao torneio geral. Até que, em 1978, os campeonatos foram definitivamente unificados.
Em anos recentes, o campeonato tem tido um domínio de equipes do interior, como o Bauru, o São José e o Franca. Alguns times da capital, como por exemplo o Palmeiras e o Sírio, já não disputam mais o torneio.
Campeões paulistas
Veja os principais campeões do Campeonato Paulista de Basquete:
- Franca: 15 títulos;
- Corinthians: 14 títulos;
- Palmeiras: 8 títulos;
- Sírio: 7 títulos;
- São José: 5 títulos;
- Rio Claro: 5 títulos;
- COC/Ribeirão Preto: 5 títulos;
- Clube Esperia: 4 títulos;
- Monte Líbano: 3 títulos;
- Bauru: 3 títulos;
- Paulistano: 2 títulos;
- XV de Piracicaba: 2 títulos;
- Mogi das Cruzes: 2 títulos;
- Limeira: 2 títulos;
- Pinheiros: 1 título;
- São Paulo FC: 1 título;
- Lwart/Lwarcel: 1 título;
- Mackenzie: 1 título;
O atual campeão paulista de basquete é o Paulistano, que derrotou o Corinthians por 83 a 82 em jogo único na final de 2023. Essa foi a primeira final entre equipes da capital desde 1985, quando o Corinthians derrotou o Monte Líbano por 81 a 74.
Edição atual do Campeonato Paulista de Basquete
Atualmente, 10 equipes disputam o Campeonato Paulista de Basquete:
- E.C. Pinheiros;
- Basket Osasco;
- Paulistano;
- LSB/Sorocaba;
- Mogi Basquete;
- São Paulo FC;
- SESI/Franca;
- Bauru Basket;
- Corinthians;
- São José;
Dentre elas, apenas o Osasco e o Sorocaba não estão no Novo Basquete Brasil (NBB), a elite do basquete nacional. Ademais, todos os outros não apenas participam do torneio, como também são protagonistas. Times como Franca (3), Bauru (2) e Paulistano (1) já se sagraram campeões do torneio nacional.
Na edição 2024, o Campeonato Paulista de Basquete contou com uma primeira fase de todos contra todos em turno único. Em seguida, as equipes foram dividas entre dois grupos: os cinco primeiros e os cinco últimos da tabela de classificação.
Nesta segunda fase, os times se enfrentaram em dois turnos para definir o chaveamento da fase quartas de final. Por fim, foram disputadas as fases eliminatórias em séries melhor de 3 jogos.
Finalmente agora, o Campeonato Paulista de Basquete já está em sua reta decisiva, com a série final já definida. Em contrapartida do torneio do ano passado, Franca e São José, duas equipes do interior, irão disputar a final.