Início » Basquete » Precisa ser Super-Homem? Veja qual a altura do cesto de basquete em uma partida profissional

Precisa ser Super-Homem? Veja qual a altura do cesto de basquete em uma partida profissional

Publicado em:

Última atualização:

Se tornando cada vez mais popular no Brasil, muitas pessoas têm procurado entender mais sobre a altura do cesto de basquete. Até porque, além de ajustar a dimensão para sua prática, ao entender sobre o aspecto, compreende-se o atletismo dos jogadores, que precisam saltar alturas incríveis mesmo com a maioria tendo dois metros de altura.

Com regulamentações especificas, independentemente das entidades organizadoras do campeonato, a única diferença, de fato, entre as padronizações é nas modalidades femininas e masculinas. Ou seja, até mesmo nos torneios universitários o tamanho segue a mesma padronização.

Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre qual a altura do cesto de basquete em uma partida profissional, além de fatores sobre como isso afeta o jogo e a dinâmica do esporte em si.

A altura do cesto de basquete

Seguindo uma padronização mundial nas partidas, a altura do cesto de basquete é de 3,05 m em todas as competições. Ou seja, tanto nos confrontos de Olimpíadas quanto da NBA, além da EuroBasket, ambas vão seguir a mesma linha em relação à dimensão.

A modalidade feminina também conta com o mesmo aspecto, no entanto, a bola laranja sofre mudanças para melhor dinamismo do esporte nas categorias. Dessa forma, enquanto o objeto conta com 74,9 centímetros de circunferência e peso de 623 gramas no masculino, na WNBA, tem 72,3 centímetros de circunferência e 566 gramas.

Vale destacar que o tamanho do aro no basquete profissional, independentemente da entidade do evento ou modalidade, tem a medida padrão de 18 polegadas, equivalentes a 45,7 centímetros de diâmetro.

Já a linha que define a pontuação de três pontos no basquete é posicionada a 7,24 m da cesta nas partidas da NBA. Em competições da WNBA e da FIBA, a distância é um pouco menor, indo para 6,75 metros.

Todas as dimensões da quadra, assim como da altura do cesto de basquete, não sofreram muitas mudanças desde a criação do esporte no século XX

Outro ponto relevante é que a escolha não foi aleatória. Isso porque a altura oferece um desafio interessante para jogadores de todos os níveis, de amadores a profissionais, o que contribui para um dinamismo eficiente nas partidas e a profissionalização dos confrontos.

Sendo assim, apesar de os atletas terem ficado mais altos ao longo dos anos, a altura do cesto faz sentido em todas as épocas. 

Padronização para o impacto do jogo

A altura do cesto de basquete é relevante para todos os aspectos da partida, assim como suas posições estratégicas. Com 3,05 m, é possível fazer escolhas para o arremesso de longa distância e o jogo de perímetro da aproximação de bandejas e enterradas. 

Ou seja, até mesmo esportistas modernos, como a joia Victor Wembanyama, que tem 2,21 m de altura, precisam de esforço físico para sua conversão de pontos. Para atletas como ele, questões de flexibilidade e treinos de envergadura são indispensáveis.

Agora, para esportistas como Stephen Curry, de 1,88 m, ainda que tenha lances raros de enterradas, conseguem ainda a aproximação de velocidade para a chegada no aro. Ou seja, independentemente de seu impacto, ambos os jogadores conseguem aplicar seu estilo de jogo para a altura do cesto de basquete atual.