Com quatro corridas por disputar, a F-1 chega ao Brasil com três pilotos brigando pelo título de forma efetiva e quatro matematicamente ainda com possibilidades de terminar na primeira colocação.
Quem ainda pode ser campeão?
A McLaren conseguiu finalmente regressar à briga pelo título, com Lando Norris, líder atual, e Oscar Piastri, a determinado ponto, a serem os favoritos a campeão de pilotos. Na verdade, eles continuam sendo os favoritos, mas recentemente a recuperação de Max Verstappen (Red Bull Racing) veio ameaçar esse favoritismo e ninguém pode desprezar as capacidades do piloto holandês, Lewis Hamilton que o diga.
Matematicamente, ainda com possibilidades de chegar na liderança, está o Mercedes de George Russell, mas com 99 pontos de atraso para Norris, precisa de um milagre no que resta da temporada.
México voltou a mexer
A última prova da F1 foi o GP do México, vencida por Norris, com Charles Leclerc (Ferrari) e Verstappen no pódio, e Piastri em quinto. Isso permitiu ao inglês pular novamente para a liderança com 357 pontos, ainda que com apenas um ponto de vantagem para o seu companheiro de equipe.
O holandês da Red Bull ocupa a terceira colocação com 321 pontos somados e reza para que Interlagos volte a ter chuva neste fim de semana, em especial no domingo, para conseguir nova vitória impressionante como conseguiu no ano passado.
O que falta na temporada
A temporada de 2025 da Fórmula 1 tem ainda mais quatro provas: São Paulo, Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi. As corridas principais juntam-se a duas de sprint, no Brasil e no Qatar. Assim, com 25 pontos por vitória nas corridas principais e oito nas sprint, estão ainda em disputa um total de 116 pontos.
Candidatos:
Lando Norris (McLaren)
O piloto inglês da McLaren tem 357 pontos, somou 6 vitórias em 2025 e subiu 16 vezes ao pódio.
Norris, atual vice-campeão da F-1, está fazendo uma temporada irregular, não conseguindo muitas vezes lidar com a qualidade do seu companheiro de equipe, chegando mesmo a bater com seu carro no de Piastri (no Canadá e na sprint dos Estados Unidos).
Venceu no México e pulou para a liderança, após 16 corridas na segunda colocação.
Oscar Piastri (McLaren)
O australiano de 24 anos, também da McLaren, tem 356 pontos, somou 7 vitórias e subiu 14 vezes ao pódio.
Piastri começou 2025 em casa, na Austrália, mas terminou em nono. Aos poucos, começou a reagir e venceu pela primeira vez na China. Encaixou nove subidas ao pódio consecutivas, cinco como vencedor, e assumiu a liderança na Arábia Saudita – quinta prova do campeonato.
Mais recentemente, não tem conseguido contrariar Norris e seus resultados baixaram um pouco, perdendo a primeira colocação no México, ainda que apenas por um ponto.
Max Verstappen (Red Bull)
O holandês da Red Bull tem 321 pontos, venceu cinco corridas e subiu 11 vezes ao pódio.
Quatro vezes campeão mundial de F-1, três delas nos últimos três anos, Verstappen venceu sua primeira corrida de 2025 apenas na terceira prova, no Japão. Nitidamente com um carro inferior aos McLaren, em especial na primeira metade da temporada, a maior reação do holandês veio após o investimento e evolução que sua equipe fez no seu monolugar.
Verstappen venceu três das últimas cinco corridas, somando ainda um segundo lugar em Singapura e terceiro no México, cortando a desvantagem para o líder de 104 para 36 pontos nessa sequência.
George Russell (Mercedes)
O piloto inglês da Mercedes tem 258 pontos, venceu duas corridas e subiu oito vezes ao pódio em 2025.
Russell está a 99 pontos de Norris e, apesar de matematicamente possível, precisa de um pequeno milagre para ser campeão. Tem que vencer tudo nas quatro provas que faltam e esperar por uma quase impossível sequência de péssimos resultados dos três pilotos na sua frente.
Odds para o vencedor do Campeonato de Pilotos 2025
- Lando Norris | Odd: 1.72
- Oscar Piastri | Odd: 3.50
- Max Verstappen | Odd: 4.00
Confira na Sportingbet as odds completas do Mundial de F-1.
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.
