Falta pouco tempo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. É um período de celebração ao esporte como um todo e de reconhecimento aos maiores atletas e paratletas do mundo. E por falar em Olimpíadas, todo mundo conhece o famoso símbolo das cinco argolas coloridas que representam o evento. No entanto, a história e o significado do símbolo paralímpico é novidade para várias pessoas.
Para começar, o símbolo paralímpico se chama “Agitos”, que em latim significa “eu me movo”. Esse nome, segundo o próprio Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), é uma representação visual do movimento paralímpico.
Pois bem, ele é formado por três elementos curvos, cada um de uma cor, circundando um ponto central. O vermelho, o azul e o verde, escolhidas justamente por serem as mais utilizadas nas bandeiras nacionais em todo o mundo.
O “Agitos” simboliza os valores paralímpicos de coragem, determinação, inspiração e igualdade. Além disso, enfatizam o papel do movimento paralímpico em estimular a prática esportiva em todo o mundo e reunir atletas para competir e alcançar a excelência.
Por fim, o símbolo também representa a inspiração que os atletas levam para o mundo ao nunca desistirem e seguirem sempre avançando.
A história do símbolo paralímpico
O primeiro logotipo paralímpico surgiu no final da década de 1980. Ele era inspirado no Tae-Geuk, um símbolo coreano que faz referência à realidade da qual todas as coisas e valores surgem. Na época, a imagem continha cinco Tae-Geuks, nas cores azul, preta, vermelha, amarela e verde – da mesma forma que os anéis olímpicos.
A primeira vez que o IPA utilizou a imagem como simbologia foi em 1988, durante os Jogos Paralímpicos de Seul, na Coreia.
Em 1994, o IPA lançou oficialmente um novo símbolo paralímpico, agora com apenas três Tae-Geuks nas cores verde, vermelha e azul, junto ao lema “Mente, Corpo, Espírito”. O símbolo permaneceu o mesmo por quase 10 anos. Em seguida, em 2003, o logotipo foi revisado mais uma vez, agora com a ajuda de uma empresa de relações públicas. A ideia do IPC era modernizar os Tae-Geuks.
Muito embora mantivessem as mesmas cores, eles ganharam um estilo mais circular e passaram a se chamar oficialmente de “Agitos”. na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004, o IPC lançou o novo símbolo juntamente ao novo lema “Espírito em Movimento”. Na ocasião, o representante de Pequim, a cidade que sediaria o evento seguinte, recebeu uma bandeira já com a nova marca.
Por fim, em 2019, o símbolo paralímpico passou por mais uma reformulação, agora mais discreta, apenas para modernizá-lo e adaptá-lo à era digital. Agora, os três elementos passaram a ter exatamente o mesmo tamanho e design. Além disso, a geometria também foi alterada. Assim, os elementos agora giram em torno de um eixo central compartilhado.
As cores são exatamente os mesmos tons de vermelho, azul e verde utilizados nos anéis olímpicos. O Comitê também adotou um novo lema: “A mudança começa com o desporto”, reforçando o impacto social que o movimento paralímpico traz.
As simbologias paralímpicas atuais
Hoje, existem três versões do Agitos: a tradicional colorida sobre um fundo branco, uma versão toda preta sobre um fundo branco, uma branca sobre um fundo preto e uma especial, na cor roxa, criada para a campanha WeThe15.
Além disso, existem outras simbologias que também se relacionam ao movimento paralímpico. São elas: a terminologia paralímpica, bandeira paralímpica, hino paralímpico, designações e emblemas paralímpicos, chama e tochas paralímpicas. Todos sob licenciatura exclusiva do IPC.
Jogos Paralímpicos de Paris 2024
As paralimpíadas acontecem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, logo após os Jogos Olímpicos. É importante ressaltar que o símbolo paralímpico é diferente do mascote paralímpico. Isso porque, enquanto o símbolo é inerente ao Comitê Paralímpico Internacional e está em todas as competições organizadas pelo IPA, o mascote é criado por cada cidade a receber o evento, especificamente para cada edição dos Jogos.
Este ano, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris se chamam Phryges. Inspirados no barrete frígio, eles simbolizam a ideologia de liberdade e remete à Revolução Francesa.