Vencedora dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a Seleção Australiana de rugby aparece como uma das mais fortes candidatas ao pódio em 2024. Embora não tenha se destacado em 2020, não aparecendo em nenhum lugar do pódio, o plantel é um dos favoritos, ao lado da Nova Zelândia. Vale destacar que essas seleções têm muita rivalidade pelo seu poderio no esporte.
Para o evento da França, os Wallabies, como também são conhecidos, entraram com o pé direito vencendo o Quênia por 21 a 7. O elenco está no grupo B, com Samoa e Argentina, para definir os classificados da primeira fase. Entre os principais jogadores da federação, Kusini Yengi e Jamie Maclaren aparecem como os goleadores. Além disso, Connor Metcalfe, Jordan Bos e Craig Goodwin são outros nomes para ficar de olho.
Atualmente, a Seleção Australiana de rugby já conta com duas vitórias no torneio e deve disputar com os hermanos o primeiro lugar da tabela. Quer saber mais sobre a história e os atletas convocados por Dave Rennie? Acompanhe a leitura do artigo para todas essas informações do plantel atual, segundo colocado nas eliminatórias asiáticas.
A história da Seleção Australiana de rugby
Participando de amistosos e campeonatos desde 1899, a Seleção Australiana de rugby é uma das mais tradicionais de todo o esporte. A equipe também é popularmente conhecida como os Wallabies por conta do patrocínio da empresa aérea do país, que utiliza o nome em homenagem ao Marsupial Wallaby.
Em toda sua história, são dois campeonatos mundiais conquistados até aqui, datados de 1991 e 1999. Além disso, o plantel já contou com oito aparições na Copa do Mundo da modalidade. Mesmo com grandes triunfos na categoria, o seu rival All Blacks, como a Seleção da Nova Zelândia é conhecida, ainda aparece como o melhor do continente.
Vale destacar que as duas federações contam com grandes jogos disputados durante a década de 90, nos quais as equipes aparecem como vencedoras e têm seu grande auge no torneio.
Com a chegada da competição nos Jogos Olímpicos em 2016, o evento de Paris marca a terceira edição do evento nas Olimpíadas. Entretanto, é importante entender que nas Olimpíadas de 1900, 1908, 1920 e 1924 o rugby foi disputado na modalidade de 15 jogadores, e somente entre os homens.
Atualmente, a Seleção Australiana de rugby aparece na terceira posição no quadro de medalhas geral da categoria. A federação fica atrás apenas do rival All Blacks e da Ilha Fiji. Respectivamente, são um ouro e duas pratas, e dois ouros e um bronze para os colocados acima dos Wallabies.
Elenco da equipe
Para os Jogos Olímpicos de Paris, o técnico da Seleção Australiana de rugby, Dave Rennie, chamou os seguintes nomes:
Goleiros: Lawrence Thomas, Paul Izzo e Joe Gauci.
Jogadores de campo: Aziz Behich, Cameron Burgess, Harry Souttar, Gethin Jones, Kye Rowles, Ryan Strain, Jordan Bos, Alessandro Circati, Jackson Irvine, Ajdin Hrustic, Connor Metcalfe, Joshua Nisbet, Cameron Devlin, Keanu Baccus, Martin Boyle, Mathew Leckie, Adam Taggart, Mitchell Duke, Daniel Arzani, Apostolos Stamatelopoulos, Kusini Yengi e Nestory Irankunda.